Questões de Concursos: Copeira

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Copeira. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q865541 | Direito Administrativo, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Código Penal, “considera-se funcionário público, para os efeitos _________, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

32 Q878020 | Direito Constitucional, História Constitucional Brasileira, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

“Da organização federal – Disposições preliminares Art. 1º - A Nação Brasileira adotou como forma de governo, sob regime representativo, a República Federativa proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil.” (CASTRO, Therezinha de. Constituição de 1891. In.: História documental do Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1968.)
A partir desse fragmento da primeira Constituição republicana brasileira, pode-se concluir, acerca do contexto histórico em que ela foi elaborada, o fato de o/a:

33 Q878019 | Matemática, Áreas e Perímetros, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

Um marceneiro cortou um pedaço de madeira em forma de triângulo retângulo. Os dois lados maiores mediam 20 centímetros e 16 centímetros. Assim, o menor lado dessa peça, em centímetros, tem a seguinte medida:

34 Q865537 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Leia o seguinte trecho de uma notícia publicada no site da Prefeitura de Porto Alegre, adaptado para esta prova:

“Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir o aquecimento global. A destinação adequada para o óleo de cozinha utilizado vem sendo cada vez mais debatida. De acordo com ambientalistas, quando o resíduo é jogado em solos, ele o impermeabiliza, dificultando o escoamento da água das chuvas e aumentando o risco de enchentes”.

Sobre o óleo de cozinha, é INCORRETO afirmar que:

35 Q878018 | Matemática, Porcentagem, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

Um feirante conseguiu vender 85% dos 120 kg de laranja que levou para sua última feira. Dessa forma, a quantidade de laranjas, em kg, que ele não vendeu é igual a:

36 Q874873 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Para uma palestra que terá duas sessões seguidas, foram preparados 240 litros de café. Na primeira sessão, foram consumidos 116 litros. Quantos litros de café sobraram para a segunda sessão da palestra?

37 Q878017 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

Rodrigo pediu para sua esposa Januária escolher dois números para completar uma aposta de loteria. Como ela escolheu os dois números primos que se situam entre 30 e 40, a soma dos números escolhidos por Januária corresponde a:

38 Q865533 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Desde a implementação da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, novas leis foram surgindo no intuito de fornecer maior amparo às mulheres. Sendo assim, são direitos das mulheres, EXCETO: 

39 Q869120 | Odontologia, Lei nº 4324 de 1964, Copeira, CROMT, SELECON, 2024

Em consonância com a Lei n.º 4.324/1964, certo é que as clínicas dentárias ou odontológicas, também denominadas odontoclínicas, as policlínicas e outras quaisquer entidades, estabelecidas ou organizadas, como firmas individuais ou sociedades, para a prestação de serviços odontológicos, em cuja jurisdição estejam estabelecidas ou exerçam suas atividades, estão obrigadas à inscrição em:

40 Q914281 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Copeira, Prefeitura de Vianópolis GO, Aroeira, 2023

Texto associado.
O Reizinho Mandão


Eu vou contar pra vocês uma história que o meu avô sempre contava. Ele dizia que esta história aconteceu há muitos e muitos anos, num lugar muito longe daqui. Neste lugar tinha um rei, daqueles que têm nas histórias. De barba branca batendo no peito, de capa vermelha batendo no pé. Como este rei era rei da história, era um rei muito bonzinho, muito justo... E tudo que ele fazia era pro bem do povo.
Vai que esse rei morreu, porque era muito velhinho, e o príncipe, filho do rei, virou rei daquele lugar. O príncipe era um sujeitinho muito mal-educado, mimado, destes que as mães deles fazem todas as vontades, e eles ficam pensando que são os donos do mundo. Precisa de ver que reizinho chato que ele ficou! Mandão, teimoso, implicante, xereta! Ele era tão xereta, tão mandão, que ele queria mandar em tudo que acontecia no reino.
Os conselheiros do rei ficavam desesperados, tentavam dar conselhos a ele, que afinal é pra isso que os conselheiros existem. Mas o reizinho não queria saber de nada. Era só um conselheiro abrir a boca para dar um conselho e ele ficava vermelhinho de raiva, batia o pé no chão e gritava de maus modos: ___ Cala a boca! Eu é que sou o rei . Eu é que mando! Podia ser ministro, embaixador, professor. E tantas vezes ele mandava, que o papagaio dele acabou aprendendo a dizer “Cala a boca” também.
Tinha horas que era até engraçado. O reizinho gritava “Cala a boca” de cá, e o papagaio gritava “Cala a boca” de lá. As pessoas, então foram ficando cada vez mais quietas, cada vez mais caladas.E de tanto ficarem caladas as pessoas foram esquecendo como é que se falava. Até que chegou um dia que o reizinho percebeu que ninguém mais no reino sabia falar. Ninguém.


(ROCHA RUTH. O Reizinho Mandão.
3ª Edição. Livraria Pioneira.)
Analise as afirmações sobre o comportamento do Reizinho. Ele era mandão porque

I. aprendera com o seu pai, o velho rei. II. tinha gênio ruim. III. aprendera com os conselheiros. IV. fora mimado quando criança.

Marque a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.