Questões de Concursos: Cuidador Escolar 40H

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Cuidador Escolar 40H. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q887993 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Maria do Carmo é Cuidadora Educacional, um dos alunos especiais de quem ela cuida teve um problema. Observe e identifique qual dos problemas a seguir é considerado como uma situação que exige atenção médica imediata e prestação de socorro de forma emergencial:

12 Q887995 | Pedagogia, Ética Profissional, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A ética é a ciência que estuda, questiona e reflete os comportamentos ___________________ praticados contra uma sociedade organizada, com preceitos, normas e regras preestabelecidas, de forma a atingir um convívio social mais justo (BARSANO, 2014).

Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:

13 Q887983 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O procedimento de troca de fraldas e de vestuário deve ser um momento realizado de forma digna e respeitosa. Além disso, também é muito importante que o profissional Cuidador Escolar, realize determinadas ações. Sobre isso, analise os itens a seguir:
I.Tornar um momento padronizado e mecanizado. II.Explicar o que está fazendo. III.Não realizar movimentos bruscos.

É correto o que se afirma em:

14 Q887986 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

As idas ao banheiro, geralmente, ocorrem por todo período e com relativa frequência, devendo, portanto, ser um momento de especial atenção pelos Cuidadores Escolares. Sobre isso, analise os itens a seguir:
I.Jamais mediar situações como aquelas em que o aluno tenha dificuldade em tirar uma peça de roupa. II.Locais como banheiros são úmidos, podendo oferecer riscos de quedas, portanto deve se atentar à segurança. III.Deve ser prestativo e atencioso, mas sem ser invasivo.

É de competência do cuidador o que se afirma em:

15 Q887988 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Durante o uso do banheiro:
I. Ao utilizar o vaso sanitário, é importante reforçar a importância do silêncio nesse momento para que faça escuta ativa de seu próprio corpo, especialmente às crianças, pois algumas podem necessitar desse exercício para se concentrar e fazer as necessidades.
PORTANTO

II. Após o uso, é importante verificar as dependências do banheiro, observando se não foi esquecido algo como vaso sem dar descarga, torneira aberta, papel no chão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

16 Q887991 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

No ambiente escolar, deve-se ter atenção aos quesitos relacionados à segurança e à prevenção de acidentes. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

17 Q887992 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Sobre as atribuições que estão atreladas às funções do cuidador escolar no contexto da educação inclusiva, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Viabilizar a permanência do aluno com deficiência ou Transtorno Global do desenvolvimento em espaços e atividades coletivas propostas pelo professor regente. (__)Assegurar o atendimento às necessidades pessoais do aluno com deficiência ou Transtorno Global do desenvolvimento, como: higiene corporal (banho, troca de fraldas, uso do banheiro), sem contudo assisti-lo na realização de tarefas pedagógicas propostas pelo professor regente. (__)Acompanhar o aluno de maneira individualizada para apoiar em sua mobilidade, locomoção, alimentação, vestimenta e auxiliar nas necessidades pessoais e na realização de tarefas.
Fonte: Batista, J.F.; Penha, M.R. Cuidador de Aluno no Ambiente Escolar por uma Formação Ontológica. Porto Velho: Ed. das autoras, RO, 2021.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.