Questões de Concursos Cursos Técnicos

Resolva questões de Cursos Técnicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q678901 | História, Era Vargas 19301954, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Getúlio Vagas, em seus mandatos como presidente (1930-1945 e 1950-1954), criou uma série de empresas estatais. Entre elas estão: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); Companhia Vale do Rio Doce (Vale); e a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras). Posteriormente, ele fundou o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Essas estatais foram criadas com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q678907 | Geografia, Hidrografia, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A água na Terra está sempre em movimento em um processo conhecido como ciclo hidrológico. A esse respeito podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q678902 | Geografia, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Região é uma área do espaço terrestre com características comuns. No Brasil, as regionalizações do IBGE e a Geoeconômica têm algumas diferenças importantes, assim como a Divisão Norte-Sul da Terra. Nesse caso, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q678897 | História, Era Vargas 19301954, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A Era Vargas (1930-1945) ficou conhecida por ser um período bastante conturbado politicamente. Entre as reviravoltas, em 1937, temos a instalação de um regime autoritário comandado por Getúlio Vargas, que durou até 1945. Assinale a alternativa que indica como ficou conhecido esse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q678886 | Português, Interpretação de Textos, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Texto associado.

Leia o trecho retirado do conto “O iniciado do vento”, de Aníbal Machado, que servirá de base para a questão.

A autoridade policial e o agente da estação abriram caminho, pedindo a todos que se afastassem (1). Cada qual queria ser o primeiro a ver a cara do engenheiro (2). Este, calmo e alto, surgiu na plataforma do vagão. Não sabia que viajara com algum personagem importante; mas logo, pela convergência geral dos olhares em sua pessoa, compreendeu tudo. E empalideceu. Alguém teria dado o aviso de sua chegada (3).

Houve o silêncio de alguns instantes para a “tomada” de sua figura; em seguida, rompeu um murmúrio indistinto, mas hostil, cortado pelas sílabas tônicas de alguns palavrões conhecidos, se não de palavrões sussurrados por inteiro.

– Para o Hotel Bela Vista? Interrogou o delegado.

– Sim, respondeu o acusado numa voz firme que reconheceu não ser a sua.

Os moleques tinham combinado uma vaia com busca-pés que o perseguissem durante o trajeto até o Hotel. Maltrapilhos e abandonados, brigavam sempre entre si, mas o fato de ter sido um deles a vítima, unia-os agora no ódio comum ao engenheiro (4). Disso tirou partido o próprio escrivão do crime com uma parcialidade que a população aplaudia, e que o juiz da Comarca, severo, mas sempre alto e distante no desempenho de suas funções, ignorava.

De tal juiz se dizia que era bom demais para aquele burgo. (...) Nunca porém o quiseram elevar àquelas cumeadas. Sempre elogios, jamais a promoção.

Mediante manobras mesquinhas que escapavam aos olhos do juiz (5) sempre voltados para o mais alto e o mais longe, o seu esperto escrivão conseguira prestígio e se fazia temido na cidade. (...)

[Já em seu quarto, aparece a dona hotel com chá e frutas]

– O senhor deve estar lembrado de mim.

– Sim, como não?

– Vinte e tantos dias o senhor foi meu hóspede, não é verdade?

Colocou a bandeja na mesa. O engenheiro permanecia silencioso. (...)

A hoteleira não leva a mal o mutismo do hóspede (6). Estava triste e preocupado, era natural. (...) Ao sair, lembrou-se de dizer:

– Há um advogado lá embaixo, na sala, querendo falar-lhe. (...)

– Hein?!... Faça-o subir, tenha a bondade. (...)

O advogado entrou ofegante. A porta bateu-lhe atrás com estrondo. Vinha oferecer-lhe seus serviços profissionais. Ali, naquela terra, tirante o juiz, “fique certo, seu doutor, ninguém mais presta, nem eu mesmo!” (...)

– A que horas é o interrogatório? Perguntou calmamente o engenheiro.

Em relação ao gênero a que se filia o texto, assinale a resposta certa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q678896 | História, República Oligárquica, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A Guerra do Contestado (1912-1916) foi um conflito que ocorreu durante a Primeira República e é considerado a maior guerra interna da história do Brasil. Tal conflito ocorreu na região sul do Paraná, fronteira com Santa Catarina, chamada de Contestado, pois estava sendo disputada pelos dois estados. Entre os principais motivos desse confronto, podemos citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q678899 | História, Revolução Industrial, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A Revolução Industrial trouxe uma série de mudanças para a sociedade, aumentando o acúmulo de riqueza pelas classes mais ricas e a exploração do trabalho. Em resposta as essas transformações, os trabalhadores organizaram-se para lutar por seus direitos, formando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q678904 | Geografia, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

"Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas após um forte terremoto que atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, informaram autoridades locais". (...)

(Fonte: Terremoto de magnitude 6,9 deixa quatro mortos na Indonésia, Folha de São Paulo, 03 de agosto de 2019.)

Uma das explicações para a intensa atividade vulcânica na Indonésia, no sudeste asiático, deve-se ao fato de seu território:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q678906 | Geografia, Urbanização brasileira, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Podemos dizer que habitação é o lugar de moradia, onde as pessoas vão construir a sua história. Em relação a esse processo, podemos afirmar que, no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q678893 | Matemática, Regra de Três, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Um determinado veículo, locomovendo-se 4 horas diariamente, percorre 2880 km, em 6 dias. A quantidade de horas que esse mesmo veículo deverá se locomover por dia, para percorrer 8400 km em 10 dias, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.