Questões de Concursos Defensor Público Nível I

Resolva questões de Defensor Público Nível I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

22Q461977 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a direito penal, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Alberto, pretendendo matar Bruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo-o em região letal. Bruno foi imediatamente socorrido e levado ao hospital. No segundo dia de internação, Bruno morreu queimado em decorrência de um incêndio que assolou o nosocômio.

Nessa situação, ocorreu uma causa relativamente independente, de forma que Alberto deve responder somente pelos atos praticados antes do desastre ocorrido, ou seja, lesão corporal.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q415104 | Direito Civil, Pessoas, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Código Civil, julgue os itens seguintes. No que concerne a domicílio, é correto afirmar que, tendo uma pessoa natural vivido sucessivamente em diversas residências, qualquer uma delas será considerada como domicílio seu.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q449906 | Direito do Consumidor, Responsabilidade do fornecedor, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

O Banco Alfa solicitou a inscrição do nome de Wagner em determinada entidade de proteção ao crédito, informando a existência de dívida contraída em razão de um empréstimo. A inscrição foi efetuada sem a notificação prévia de Wagner.

Considerando essa situação hipotética e a jurisprudência do STJ acerca do assunto, julgue os itens que se seguem.

Wagner tem direito a indenização por danos morais, exigível do Banco Alfa.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q450782 | Direito do Consumidor, Proteção à Saúde e Segurança, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos direitos do consumidor e ao CDC, julgue os itens a seguir. O consumidor tem direito à informação clara e adequada acerca do produto a ser adquirido, desde o momento pré-contratual até a conclusão do contrato. O momento pós-contratual não é regido pelo CDC.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q433583 | Direito Constitucional, Ministério Público, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à organização e às funções essenciais do Poder Judiciário, julgue os itens seguintes. Compete ao Ministério Público estadual instaurar inquérito civil público para apurar irregularidades em contratos firmados por sociedade de economia mista de capital majoritário da União, desde que não se trate de hipótese de defesa do patrimônio nacional ou dos direitos dos cidadãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q808737 | Legislação Federal, Lei n 7347 1985 Ação Civil Pública, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne à defesa judicial dos interesses transindividuais e à ação civil pública, julgue os itens seguintes. O Ministério Público é parte legítima para propor ação civil pública com o objetivo de tutelar direitos individuais indisponíveis, como o de recebimento de medicamento de uso contínuo por pessoa idosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q461033 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do crime impossível, da execução da pena e dos delitos em espécie, julgue os itens subsequentes. O estado de embriaguez pode, em tese, reduzir ou eliminar a capacidade do autor de entender o caráter ilícito ou determinar-se de acordo com esse entendimento, razão pela qual, segundo a jurisprudência do STJ, tal circunstância afasta o reconhecimento da eventual futilidade de sua conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q399049 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos poderes da administração, julgue o item abaixo. Apesar de a discricionariedade constituir um dos atributos do poder de polícia, em algumas hipóteses, o ato de polícia deve ser vinculado, por não haver margem de escolha à disposição do administrador público, a exemplo do que ocorre na licença.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q819227 | Legislação Federal, Lei Complementar 80 1994, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

A defensoria pública, prevista na CF e na CEES, vem regulamentada, respectivamente, pela Lei Complementar Federal n.º 80/1994 e pela Lei Complementar Estadual n.º 55/1994. Com base nos referidos diplomas infraconstitucionais, julgue os itens subsequentes. O critério objetivo de definição da hipossuficiência nas legislações complementares federal e estadual, para fins de assistência jurídica pela defensoria pública, é divergente. Justifica-se a utilização de parâmetros distintos porque os hipossuficientes, no âmbito federal, têm perfil socioeconômico diferente dos necessitados na circunscrição do estado. No âmbito estadual, considera-se como insuficiente de recursos aquele que tenha renda pessoal mensal inferior a três salários mínimos, ou pertença a entidade familiar cuja média de renda per capita ou mensal não ultrapasse a metade do valor referido.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q433421 | Direito Constitucional, Administração Pública, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Quanto aos servidores públicos e ao processo administrativo, julgue os itens seguintes. O servidor público em exercício de mandato tem o direito de ficar afastado do cargo, emprego ou função, computando-se o tempo para todos os efeitos legais, até mesmo para fins de promoção por antiguidade e merecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q415824 | Direito Civil, Bens, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Código Civil, julgue os itens seguintes. As pertenças não seguem necessariamente a lei geral de gravitação jurídica, por meio da qual o acessório sempre seguirá a sorte do principal. Por isso, se uma propriedade rural for vendida, desde que não haja cláusula que aponte em sentido contrário, o vendedor não estará obrigado a entregar máquinas, tratores e equipamentos agrícolas nela utilizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q461295 | Direito Penal, Outras Falsidades, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos institutos de direito penal, julgue os itens a seguir. Se, ao ser abordado por policiais militares, em procedimento rotineiro no centro da cidade onde mora, um indivíduo se identificar com outro nome, a fim de esconder antecedentes penais, esse indivíduo praticará o delito de falsa identidade, segundo o STJ.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q435461 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens subsequentes. Caso um cidadão esteja litigando contra o estado do Espírito Santo e o juiz de direito não tenha aplicado, no julgamento dessa causa, o entendimento manifestado pelo plenário do STF em recurso extraordinário interposto em outro processo, não caberá reclamação ao STF contra a decisão do juiz de direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q450903 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com referência a contratos de consumo e considerando que, em um contrato dessa natureza, a cláusula de preço, que era equitativa quando do fechamento do contrato, tenha-se tornado excessivamente onerosa para o consumidor, em razão de fatos supervenientes, julgue os itens seguintes. A revisão judicial do contrato limita-se apenas às cláusulas referentes à prestação do consumidor, não tendo o mesmo direito o fornecedor.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q395525 | Direito Administrativo, Modalidades, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Quanto à licitação e aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem. Considerando a relevância de seu objeto, as licitações internacionais devem ser realizadas obrigatória e exclusivamente na modalidade de concorrência.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q460891 | Direito Penal, Crimes Contra a Honra, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Quanto aos crimes contra a honra e contra o patrimônio, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Durante o julgamento de um homicídio consumado, o assistente de acusação Paulo afirmou para os jurados que o promotor fora subornado pela família do réu para pedir sua absolvição.

Nessa situação, Paulo não deve responder por crime contra a honra, pois a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pelas partes e pelos procuradores, não constitui crime contra a honra punível.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q460669 | Direito Penal, Do Crime, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a direito penal, julgue os seguintes itens. A tentativa incruenta não é punível, pois considera-se que o agente não iniciou a fase executória do iter criminis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.