Início

Questões de Concursos Defensor Público da União

Resolva questões de Defensor Público da União comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q453973 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Defensor Público da União, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Antônio cumpre jornada de trabalho de sete horas corridas, das 16 h às 23 h, de segunda a sexta, e não está submetido à jornada especial prevista em lei.

Com base na situação descrita, julgue os itens seguintes de acordo com a CLT e a jurisprudência do TST.

Como seu horário de trabalho é misto, Antônio terá direito ao acréscimo de 20% sobre o valor da hora diurna referente ao período de trabalho que ultrapassar o horário de 22 h, computando-se, a partir daí, a hora de trabalho como de 52 minutos e 30 segundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q737286 | Direito Processual Penal, Prova, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

De acordo com o CP, julgue os próximos itens.

Acerca da prova ilícita e da nulidade processual, a jurisprudência do STF tem afirmado que a nulidade do processo somente ocorrerá com a necessária comprovação da utilização da prova ilícita a lastrear a sentença condenatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q456621 | Direito Eleitoral, Crimes Eleitorais, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

A corrupção eleitoral é considerada um dos males dos processos eleitorais. O Código Eleitoral tipifica, no art. 299, esse delito. O Tribunal Superior Eleitoral e o STF têm consolidada jurisprudência a esse respeito. Quanto ao crime de corrupção eleitoral, julgue o item abaixo.

Trata-se de crime formal que independe de consumação.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q454223 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Antônio cumpre jornada de trabalho de sete horas corridas, das 16 h às 23 h, de segunda a sexta, e não está submetido à jornada especial prevista em lei.

Com base na situação descrita, julgue os itens seguintes de acordo com a CLT e a jurisprudência do TST.

Considerando-se que a duração do trabalho de Antônio é inferior a 8 horas diárias e a 44 horas semanais, a concessão de intervalo para descanso e alimentação de, no mínimo, uma hora, previsto em lei, pode ser dispensada por negociação coletiva, sem o pagamento do período correspondente acrescido do adicional de 50%.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q464236 | Direito Penal Militar, Crimes militares, Defensor Público da União, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens.

Embora o CPM tenha se filiado à teoria da equivalência dos antecedentes causais (conditio sine qua non), consideram-se cabeça, nos crimes de autoria coletiva necessária, os oficiais ou inferiores que exercem função de oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q817357 | Legislação Federal, Lei 8137 1990, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem segundo as leis penais especiais.

Carece de justa causa a ação penal quanto ao crime contra a ordem tributária, caso a denúncia não esteja lastreada em decisão administrativa conclusiva concernente à investigação de sonegação fiscal, sendo cabível, na espécie, habeas corpus com o fim de trancamento da ação penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q465903 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional, julgue os próximos itens.

Em decorrência do caráter coercitivo do tributo, não é permitido ao contribuinte fazer opção por regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos estados, do DF e dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q426380 | Direito Constitucional, STF, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da súmula vinculante, julgue os itens a seguir.

Por não ter legitimidade para propor a edição, revisão ou cancelamento de súmula vinculante, o Defensor Público-Geral da União e, conseqüentemente, os defensores públicos da União estão subordinados às súmulas vinculantes, sendo que na sua inobservância caberá reclamação primeiramente ao STJ.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q736049 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos, julgue os seguintes itens.

Com relação ao processo e julgamento dos crimes de calúnia e injúria, de competência do juiz singular, o pedido de explicações deve ser ajuizado no juízo cível e tem natureza jurídica de medida preliminar, obrigatória à propositura da ação penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q451354 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem de acordo com as normas trabalhistas e a jurisprudência dos tribunais.

Ao empregado afastado do emprego em razão de suspensão do contrato de trabalho não se asseguram, por ocasião de sua volta, as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q463297 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito penal, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética. No ano de 2004, Cássio praticou crime de estupro presumido, contra menor com 12 anos de idade. Poucos meses após o fato, a vítima contraiu união estável com terceira pessoa, não requerendo o prosseguimento do inquérito policial no prazo dos 60 dias subseqüentes. Nessa situação, a punibilidade de Cássio foi extinta com a união estável da vítima com terceiro, união essa que se equipara ao casamento, para todos os fins, e a causa extintiva da punibilidade foi anterior à lei que revogou o casamento como causa de extinção da punibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q426453 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do Poder Judiciário e da EC n.º 45/2004, julgue os itens a seguir.

A referida emenda acrescentou ao texto constitucional a competência do STF para julgar, mediante recurso extraordinário, a validade de ato de governo local contestado em face de lei federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q391749 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Quanto à responsabilidade civil do Estado e do particular, julgue os itens que se seguem.

Como a responsabilidade civil do Estado por ato danoso de seus prepostos é objetiva, surge o dever de indenizar se restarem provados o dano ao patrimônio de outrem e o nexo de causalidade entre este e o comportamento do preposto. No entanto, o Estado poderá afastar a responsabilidade objetiva quando provar que o evento danoso resultou de caso fortuito ou de força maior, ou ocorreu por culpa exclusiva da vítima.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.