Questões de Concursos Deficiência Auditiva

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1Q1018368 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Na Libras, a formação de perguntas não se baseia apenas na ordem dos sinais. Identifique qual das alternativas a seguir melhor descreve a formação de uma pergunta nesta língua.
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2Q1018369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

No processo de letramento de alunos surdos em um ambiente educativo bilingue, qual é a principal característica da língua de sinais (Libras) que deve ser considerada na elaboração de materiais didáticos?
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3Q1014540 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta.
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4Q1018370 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

De acordo com as práticas pedagógicas inclusivas, qual das seguintes afirmações melhor descreve uma das principais responsabilidades do intérprete de Libras em um ambiente educacional para surdos?
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5Q1016130 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Referente à Proposta Bilíngue, assinale a alternativa correta.
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6Q1014436 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, podemos afirmar, exceto:
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7Q1016127 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

A Educação Escolar das pessoas com surdez nos reporta aproximadamente há dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre os gestualistas e oralistas. Este confronto tem ocupado um lugar de destaque nas políticas públicas, nos debates e nas pesquisas científicas, bem como nas ações pedagógicas empreendidas em prol da educação desses alunos, seja na escola comum ou especial. Sobre a Educação Escolar da pessoa com surdez é correto afirmar:
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8Q1014539 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas:

I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB.
II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média.
III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB.
IV –Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média.

É falso o que se afirma em:
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9Q1018362 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

A abordagem educacional por meio do bilinguismo para pessoas com surdez objetiva a capacitação no uso de duas línguas distintas. Em âmbito nacional, quais são estas línguas?
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10Q1014435 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Tratando-se do Atendimento Educacional Especializado à pessoa com Surdez, é correto afirmar:
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12Q1018361 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Frequentemente, algumas abordagens no ensino de Libras podem relegar esta língua a um papel secundário, subestimando a relevância da cultura surda em comparação com a cultura ouvinte. Adicionalmente, observa-se que, em diversos casos, o ensino de Libras é conduzido por professores não surdos que podem não estar plenamente familiarizados com a cultura e a identidade surda.
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia de ensino de Libras que propõe seu aprendizado desde a educação infantil, estendendo-se por toda a trajetória escolar do indivíduo.
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13Q1016128 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar:
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14Q1018775 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Relacione as abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos (Coluna A) com suas respectivas descrições (Coluna B).

(Coluna A)

1.Abordagem Oralista.

2.Abordagem Bilíngue.

3.Abordagem Total.

4.Pedagogia Visual.

5.Abordagem de Educação Inclusiva.

Coluna B:

( )Utiliza simultaneamente a língua de sinais, a língua oral e outros recursos visuais e auditivos para promover a comunicação e o aprendizado dos alunos surdos.

( )Foca no desenvolvimento das habilidades de fala e leitura labial, excluindo o uso de língua de sinais para promover a integração social dos alunos surdos.

( )Valoriza a língua de sinais como a primeira língua e a língua oral/escrita como segunda língua, promovendo um ambiente de aprendizado que respeita ambas as línguas.

( )Integra alunos surdos em classes regulares com suporte adequado, promovendo a convivência e a aprendizagem em um ambiente inclusivo e diversificado.

( )Enfatiza o uso de recursos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, para facilitar a compreensão e o aprendizado dos alunos surdos.

A sequência correta é:

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16Q1018773 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos?
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17Q1018774 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

No contexto do letramento na educação de surdos, quais são as práticas pedagógicas mais eficazes para promover a alfabetização e o desenvolvimento linguístico de alunos com deficiência auditiva? Escolha a alternativa que melhor reflete uma abordagem contemporânea e inclusiva.
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18Q1018360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Na Libras, a dupla articulação refere-se a quê?
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19Q1018358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Em relação à Fonologia da Libras, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de configuração de mão?
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20Q1018365 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

No âmbito da Morfologia da Língua Brasileira de Sinais, a modificação de sinais para expressar significados gramaticais específicos, como quantidade, negação, e intensidade, é conhecida como:
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