Questões de Concurso Dentista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q177395 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Uma menina de 8 anos de idade sofreu um acidente de bicicleta na calçada em frente a sua casa, ocorrendo a avulsão do dente 11. A vizinha que presenciou o acidente pegou o dente pela coroa, lavou rapidamente em água corrente filtrada e reimplantou o dente. Após três horas do reimplante, a família da criança levou-a a um consultório odontológico para uma avaliação.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O sucesso de um dente reimplantado depende do período de tempo em que ele permaneceu fora do alvéolo até a sua recolocação.

PORQUE

II. O desenvolvimento radicular incompleto na ocasião da avulsão proporciona maior chance de recuperação da vitalidade pulpar após o reimplante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

12 Q179685 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um adolescente de 15 anos de idade apresentouse no consultório odontológico com dor aguda, contínua e edema na região do primeiro molar inferior esquerdo. Durante a anamnese, o paciente relatou ser usuário de crack há mais de 12 meses. Ao exame clínico e radiográfico, verificou-se que o dente apresentava grande destruição e comprometimento de furca, sendo indicada sua exodontia.

Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir.

I. A solução anestésica que contém vasoconstritor semelhante à epinefrina está indicada para a realização da exodontia porque, com essa droga, não há risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

II. A solução anestésica lidocaína 2% com epinefrina pode ser utilizada, por propiciar menor toxicidade sistêmica e minimizar o risco de elevação da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

III. A solução anestésica prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI é uma alternativa para o atendimento odontológico porque, com essa droga, não há risco de elevação severa da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

IV. As soluções anestésicas que contêm vasoconstritores semelhantes à epinefrina devem ser evitadas, porque o uso crônico do crack faz com que haja liberação de dopamina, com aumento de adrenalina no organismo e consequente aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

13 Q179265 | Informática, Editor de apresentações, Dentista, Petrobras, CESGRANRIO

Suponha que um usuário esteja editando uma apresentação, chamada pres1, utilizando a versão em português do aplicativo Microsoft PowerPoint 2003 com suas configurações padrões. Uma possível opção para o usuário inserir um novo slide em pres1 é selecionar a opção

14 Q179566 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Ao planejar as ações em uma população adscrita de uma Unidade Básica de Saúde na área rural, o cirurgião-dentista incorporou a medição de íon flúor nas águas dos poços artesianos que as famílias usam para o consumo humano, visando realizar mapeamento das áreas com teores residuais de flúor. Considerando o uso do flúor em área rural e a Estratégia de Saúde da Família, avalie as afirmativas a seguir.

I. A presença de flúor em teores acima do recomendado nas águas dos poços artesianos que abastecem a população na área rural constitui um dos fatores de risco à fluorose dentária na população.

II. O baixo teor de flúor residual na água de poços artesianos de consumo humano na área rural dispensa a realização dos levantamentos epidemiológicos de fluorose dentária pela Estratégia de Saúde da Família.

III. A realização de levantamento epidemiológico de cárie e fluorose dentária e a determinação da concentração de flúor nas águas dos poços artesianos contribuem para o planejamento das ações coletivas de saúde.

IV. A vigilância, o controle e a orientação à população quanto às várias formas de utilização do flúor são medidas necessárias para o controle das formas agudas e crônicas de intoxicação por flúor e constituem ações de abordagem individual na prevenção da fluorose dentária.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q179207 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um paciente com 52 anos de idade, do sexo masculino, é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) e relata queixa de dentes amolecidos na arcada inferior. O paciente trabalha na construção civil, na função de pedreiro, e relata fumar cerca de 15 cigarros por dia. No prontuário desse paciente, está registrada a condição de hipertensão. Sua frequência às atividades propostas pela Equipe de Saúde da Família é baixa, devido ao seu horário de trabalho.
Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista observa que o paciente usa prótese total superior e apresenta lesões sugestivas de candidíase na mucosa palatina, além de quadro de doença periodontal, com bolsas profundas na região anteroinferior e presença generalizada de cálculo dentário.

Diante desse caso, avalie as afirmações a seguir. I. A triagem deve ser feita na UBS, para encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde o paciente receberá o tratamento da lesão na mucosa, conforme determinar o especialista em estomatologia.

II. O paciente enquadra-se nos critérios de risco para malignização da lesão na mucosa palatina e deve ser referenciado para o CEO, onde deve submeter-se a exames preventivos para o câncer bucal ao menos quatro vezes ao ano.

III. O tratamento periodontal requer a raspagem subgengival de maior complexidade, devendo-se referenciar o paciente ao CEO após a adequação do meio bucal e motivação sobre o controle do biofilme dental efetuadas pela Equipe de Saúde Bucal.

IV. O tratamento periodontal deverá ser concluído no CEO, onde será efetuada a alta, uma vez que o paciente apresenta condições de realizar os procedimentos de higiene bucal.

V. O paciente deve ser estimulado a participar do programa de controle do tabagismo, que o ajudará no enfrentamento da dependência ao cigarro, uma vez que o fumo constitui fator de risco comum às doenças cardiovasculares e à doença periodontal.

É correto apenas o que se afirma em

16 Q172930 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

De acordo com os resultados encontrados no Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a prevalência de pelo menos um dente incisivo afetado por traumatismo em crianças de 12 anos é de 20,5%.

BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2011. Disponível em: .
Um cirurgião-dentista que atua em uma Unidade Básica de Saúde constata, na sua área de abrangência, prevalência de 32% de incisivos permanentes afetados por trauma em crianças de 12 anos. Nesse caso, para reduzir esse índice, o profissional da Estratégia de Saúde da Família deverá

I. elaborar um protocolo de atendimento, estabelecendo a metodologia a ser utilizada para a definição dos tipos de traumatismos, as técnicas de tratamento e de monitoramento das eventuais sequelas.

II. propor ações de promoção da saúde, com ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção, prevenção de acidentes e comportamentos seguros.

III. integrar os profissionais de saúde bucal com o restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.

IV. manter uma equipe de atendimento de urgência na Unidade Básica e estabelecer a possibilidade de encaminhamento de paciente ao centro de especialidades odontológicas ou hospital, de acordo com a gravidade e a extensão do trauma e as condições físicas do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

17 Q177645 | Odontologia, Patologia e Semiologia Odontológicas, Dentista, Petrobras, CESGRANRIO

Em um ambiente de trabalho desfavorável, um indivíduo pode desenvolver patologias associadas ao estresse psicológico. Uma patologia estomatognática diretamente associada ao estresse é o(a)

18 Q178708 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Uma paciente com 17 anos de idade procura a clínica odontológica desejando clarear seus dentes, pois ela julga que seu sorriso é meio amarelado. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista verifica que há muitos dentes com restaurações, tanto anteriores como posteriores. Não há história de tratamento endodôntico.

Em relação à conduta clínica e ao respeito aos princípios éticos, o cirurgião dentista deveria

I. alertar que podem ocorrer mudanças nas restaurações durante o clareamento, podendo ser necessário o polimento ou a substituição das restaurações.

II. informar que o efeito do clareamento ocorre sobre os dentes e não afeta as propriedades físicas e químicas das restaurações.

III. garantir o grau de clareamento, desde que a concentração seja controlada e a aplicação do agente clareador seja repetida quantas vezes forem necessárias até se obter o grau de clareamento desejado.

IV. orientar que os produtos resultantes da reação dos agentes clareadores podem agredir a polpa dental através dos túbulos dentinários.

É correto apenas o que se afirma em

19 Q178800 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um cirurgião-dentista sofreu um acidente no consultório com uma agulha contaminada, a qual perfurou sua luva e pele. O ferimento ocorreu durante o atendimento de um paciente que relatou ser portador de hepatite B. Nessa situação, o cirurgião-dentista

20 Q173513 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A adequada orientação durante a erupção e o desenvolvimento das dentições decídua, mista e permanente é um componente fundamental da atenção à saúde bucal integral voltada para todos os pacientes odontológicos pediátricos. Essa orientação deve contribuir para o desenvolvimento de dentição permanente que tenha oclusão estável, funcional e esteticamente aceitável. O diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido de desenvolvimento de má oclusão podem ter, ambos, os benefícios de curto e de longo prazos, enquanto se alcançam os objetivos da harmonia oclusal e a função e estética dentofacial.

AAPD - American Academy of Pediatric Dentistry.Guideline on Management of the Developing Dentition and Occlusion in Pediatric Dentistry: Clinical Guidelines - Reference Manual. v. 34, n.6, 2009, p. 241-251.

Muitos fatores podem afetar os arcos dentários em desenvolvimento, como hábitos orais que podem aplicar forças nos dentes e nas estruturas dentoalveolares, causando más oclusões. Considerando essas informações, é importante compreender e informar aos pacientes que

I. a relação entre hábitos orais e desenvolvimento dental e facial desfavoráveis é mais associativa que de causa e efeito.

II. o tempo de duração da força de um hábito é mais importante que a sua magnitude.br>
III. as pressões de repouso de lábios, bochechas e língua têm o menor impacto na posição do dente, pois são forças constantes na maior parte do tempo.

IV. os hábitos de sucção não nutritiva têm sido associados à diminuição da largura do arco maxilar, aumento do trespasse horizontal, diminuição do trespasse vertical, mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior.

V. as pressões intermitentes de curta duração, resultantes do contato da língua ou dos lábios com os dentes, durante a mastigação, têm impacto significativo na posição dos dentes.

É correto apenas o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.