Questões de Concursos Desenvolvimento de Pessoas Tarde

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1Q1053953 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Segundo do dicionário Michaelis (2020), a motivação pode ser definida como a “série de fatores que atuam num indivíduo, determinando-lhe o comportamento”. Além disso, há algumas teorias que pretendem explicar as nossas motivações sem serem concorrentes entre si, complementando, na verdade, o conhecimento sobre a motivação dos comportamentos humanos. Entre as teorias motivacionais, se encontra a teoria do instinto. Segundo a teoria do instinto, os comportamentos são:
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2Q1053963 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Entre os métodos e ferramentas para a gestão da qualidade, a literatura cita o “Diagrama de Causa e Efeito” ou o “Diagrama de Ishikawa”. Trata-se de uma ferramenta gráfica que possibilita estabelecer as causas de determinada falha, os relacionamentos entre um efeito e uma causa potencial. Neste diagrama, as causas são organizadas por categorias e semelhanças, facilitando, assim, a atuação de modo específico. Porém, requer algumas etapas para a sua elaboração. Assinale a sequência correta de elaboração do Diagrama de Causa e Efeito.
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3Q1053964 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Um dos temas caros à gestão de pessoas é o estresse; sobretudo, por implicar as temáticas relativas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Entre as teorias de estresse há a de Hans Selye, que denominou a resposta adaptativa do corpo ao estresse de Síndrome de Adaptação Geral (SAG), por envolver em três fases de adaptação. Sobre a SAG, assinale a afirmativa correta.
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4Q1053967 | Administração Pública, Eficiência, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

“A própria Constituição reconhece a diferença entre eficiência e eficácia. É o que fica patente com a leitura do Art. 74, que trata de um sistema de controle interno integrado entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, inciso II: “comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, (...) a Constituição reconhece a distinção entre conceitos em um artigo e não o faz em outro. Tal hipótese seria completamente absurda. Nessa seara, pode-se concluir que a CF, ao tratar do Princípio da Eficiência, não faz menção à eficácia, nem tampouco à efetividade. (...) Já a redação da EC 19 se deu em outra realidade. O que se buscava era a modernização da Administração Pública. Uma mudança de paradigmas do modelo burocrático, que se preocupava principalmente com meios, para o modelo gerencial, com ênfase em resultados. A introdução do Princípio da Eficiência significou um norte, um estímulo, uma indicação de caminho para a Administração Pública. Ela não se satisfazia somente com o controle, ela queria resultados.”
(Castro, 2006, p. 7-8. Adaptado.)

Considerando o trecho, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas. I. “Uma administração eficiente é aquela que prioriza a otimização dos resultados e cujos objetivos são alcançados de maneira hábil, usando o mínimo possível de recursos.”
II. “Esse processo faz com que uma equipe se envolva diretamente com as metas e objetivos da organização em direção ao alcance dos resultados.”

Assinale a alternativa correta.
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5Q1053972 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

A Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) atua na resolução de problemas a partir do levantamento de dados e informações. Considerando a característica do referido método, assinale a afirmativa INCORRETA.
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6Q1053949 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

A avaliação de desempenho como instrumento de gestão para servidores ativos, explicitada no documento do Ministério da Saúde do ano de 2016, contempla duas dimensões: a dimensão institucional e a dimensão individual. Sobre a dimensão institucional, é correto afirmar que:
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7Q1053951 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

No campo de conhecimento da administração é comum identificar uma evolução do conceito de liderança, que passou da referência à teoria x para uma orientação democrática. Sobre essa transição, é correto afirmar que:
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8Q1053954 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

A motivação para realização é um construto que pode ser considerado central nas teorias sobre motivação. A motivação para realização consiste em:

I. Desejo de realização significativa.
II. Desejo de dominar habilidades ou ideias.
III. Desejo de controlar e de alcançar um alto padrão.
IV. Boa imagem própria e que as pessoas tenham essa mesma percepção.

Está correto o que se afirma em
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9Q1053958 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

O trabalho em equipe é explicitado quando os objetivos de uma tarefa são conhecidos, ao contribuírem, responsável e entusiasticamente, para a realização da tarefa e ao se apoiarem mutuamente. Essa característica evidencia o ciclo de vida e os estágios de desenvolvimento de uma equipe. Os estágios típicos na evolução de uma equipe são:
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10Q1053960 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Entre as discussões sobre o trabalho em equipe estão as equipes com empowerment, que consideram a motivação dos membros como a principal ferramenta para serem bem sucedidas. Na concepção das equipes com empowerment, os membros que a integram se sentem mais motivados e fortalecidos, quando:
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