Questões de Concursos Desenvolvimento de Pessoas Tarde

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21Q1053962 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

“As organizações públicas possuem certas características que as diferenciam das organizações privadas, a busca pela qualidade deve levar em consideração estas especificidades, enquanto a iniciativa privada é conduzida pela autonomia, as públicas são regidas pela supremacia do interesse público, pelos princípios da legalidade e da eficiência; deve tratar a todos de maneira igual, enquanto as empresas podem segmentar o mercado, estabelecendo preferências no tratamento dos clientes.”
(Aragão-Júnior, 2016. P. 29.)

A busca por qualidade no serviço público se associa diversos programas; entre eles, o Programa Nacional de Desburocratização (PND) de 1979. Sobre tal Programa, assinale a afirmativa correta.
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22Q1053965 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

O tema “Competência e Liderança” ganhou notabilidade na década de 1980, em um contexto de alto desemprego e busca crescente de competitividade. A noção de competência envolve a capacidade de combinar recursos incorporados à pessoa e recursos presentes no meio. Na linha mais preocupada com resultados efetivos da competência, destaca-se a concepção de este conceito abranger características subjacentes ao indivíduo que o levem a resultados efetivos e/ou a uma performance superior no trabalho. Na referida linha, a literatura destaca 21 competências de Boyatzis, que estão dimensionadas em:
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23Q1053966 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Uma importante contribuição à gestão por competência é dada por Moscovici, que afirma que ela pode ser analisada sob o prisma da competência técnica e da competência interpessoal, que são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Sobre a competência interpessoal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A percepção e a habilidade são componentes de relevância capital para a competência interpessoal.
( ) As dimensões “saber”, “saber fazer” e “saber agir” são interrelacionadas e podem, inclusive, se confundir no contexto organizacional.
( ) O desenvolvimento de competências agrega valor às pessoas, embora não traga benefícios à organização por condicioná-la aos desejos das pessoas.
( ) O “saber agir” refere-se a habilidades ancoradas no desenvolvimento de práticas e na consciência da ação tomada, o que visa emprego adequado de conhecimentos e atitudes.
( ) A percepção consiste em uma visão acurada da situação interpessoal, enquanto a habilidade engloba, dentre outros aspectos, flexibilidade perceptiva e comportamental.

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24Q1053973 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

O Plano Nacional de Saúde (PNS) é um instrumento que norteia e fundamenta a construção das metas institucionais do Ministério da Saúde, além de orientar a implementação de todas as iniciativas de gestão no SUS. Relacione adequadamente os objetivos (1) e os indicadores (2) da etapa de planejamento das iniciativas de gestão do PNS.

( ) Satisfação dos usuários.
( ) Taxa de mortalidade infantil.
( ) Redução da mortalidade infantil.
( ) Percentual de servidores capacitados.
( ) Aumento do número de servidores capacitados no MS.
( ) Percentual de processos críticos com metas de melhorias alcançadas.
( ) Melhoria e aumento da eficiência dos processos críticos de trabalho.
( ) Melhoria da qualidade de atendimento de saúde ofertado nos hospitais.

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25Q1053968 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2021

Um importante conceito para aplicabilidade da administração de conflitos e tomada de decisão se refere à afiliação. Tal conceito é importante, pois:
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