Questões de Concursos Diretor de Escola

Resolva questões de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q327361 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q325451 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q326238 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q433990 | Direito Constitucional, Educação, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Observe o depoimento abaixo, feito por uma mãe de aluno.

— Hoje, passei o dia todo debatendo a educação de nossos filhos. O conselho de escola é uma reunião que deveria existir em todas as escolas, pelo menos uma vez por mês.

Esse depoimento faz referência a uma instância da administração de uma escola que representa diretamente o exercício de um princípio da educação presente na Constituição Brasileira de 1988.

Esse princípio é a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q326202 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q327613 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q326359 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q320466 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q325467 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q326272 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q320299 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Nas várias áreas do currículo escolar, existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas essas áreas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos. Os temas transversais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q325178 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q814341 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 9.394/1996 estabelece que o currículo do ensino fundamental deverá ser composto, da 1.ª à 4.ª série, por conteúdos que integrem a parte diversificada, independentemente do estado e do município no qual é ministrado.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q320588 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q320780 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q321776 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322619 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q328375 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q324309 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q324365 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.