Questões de Concursos Diretor de Escola Resolva questões de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Diretor de Escola Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q392265 | Direito Administrativo, Parte Geral, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESegundo a Lei n.° 8.112/1990, são consideradas formas de provimento de cargo público ✂️ a) a nomeação e a ascensão. ✂️ b) a promoção e a transferência. ✂️ c) a reintegração e a recondução. ✂️ d) a redistribuição e a reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q906784 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O ambiente da escola é considerado como um fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender. Nesse sentido, conforme Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas contribuem sistematicamente para a construção de uma educação inovadora que contribui para a construção de novas experiências que podem melhorar a vivência educacional. Aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias de aprendizagem, em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. A seguir, foram destacados alguns atributos pertinentes aos projetos que se apresentam como efetivos. No entanto, um das alternativas não condiz com os ponderamentos dos referidos autores, destaque-a: ✂️ a) Reconhecem o impulso para aprender, intrínseco dos alunos. ✂️ b) Envolvem os alunos na maior gama de conceitos e princípios de uma disciplina. ✂️ c) Destacam questões provocativas. ✂️ d) Requerem a utilização de ferramentas e habilidades essenciais, incluindo tecnologia para aprendizagem, autogestão e gestão do projeto. ✂️ e) Especificam produtos que resolvem problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q906776 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024A Política Nacional de Alfabetização (PNA) busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Para sua efetivação, faz-se necessário saber discernir seus princípios de suas diretrizes. Na sequência, foram descritos alguns de seus princípios, porém uma alternativa retrata uma das diretrizes, assinale-a ✂️ a) Integração de práticas motoras e expressões artísticas. ✂️ b) Respeito aos entes federativos e adesão voluntária. ✂️ c) Literacia e numeracia. ✂️ d) Fundamentação nas ciências cognitivas. ✂️ e) Alfabetização como instrumento de superação de vulnerabilidade social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a: ✂️ a) A avaliação deve ser feita de forma mais processual. ✂️ b) Deve-se diminuir a ênfase na avaliação classificatória. ✂️ c) Deve-se desprezar resultados superados. ✂️ d) Deve-se avaliar não apenas o aluno. ✂️ e) Deve-se enfatizar as classificações/taxionomias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q981029 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo Moreira et al. (2007), os movimentos sociais identitários provocaram, a partir da segunda metade do século XX, uma série de transformações no campo do currículo. Qual alternativa corretamente descreve a compreensão dos autores a respeito dessa temática? ✂️ a) Movimentos sociais fundamentados por uma identidade cultural passaram a reivindicar reconhecimento nos currículos, seja porque esse reconhecimento não existia, seja porque tratava a sua diferença de modo considerado inadequado. ✂️ b) O identitarismo resultou na fragmentação das diretrizes e bases curriculares, levando à perda do senso de unidade nacional na educação em favor de grupos minoritários e, portanto, não representativos da população brasileira. ✂️ c) Ao se ocupar da formação identitária do alunado, o sistema curricular invade um espaço consagrado à vida privada das famílias, o que provoca conflitos e desvios na função social da escola pública. ✂️ d) Para que o Brasil possa superar suas desigualdades sociais, seu sistema educacional deve abdicar das bases comuns curriculares, permitindo a cada escola trabalhar com mais liberdade a identidade prevalecente de seu público. ✂️ e) O reconhecimento da diversidade é frontalmente combatido pelos movimentos identitários, que trabalham pela noção radical de igualdade, ou seja, de que a atenção sobre a diferença é um modo de discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q906785 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do Planejamento Participativo tem duas grandes contribuições: 1) O rigor teórico-metodológico (qualidade formal); 2) A participação (qualidade política). Há um forte gradiente entre o grupo aceitar (ou dar sugestões) e o grupo construir a formulação. Com a metodologia da construção que tem como ponto de partida a expressão individual, é possível perceber alguns ganhos: psicológico, epistemológico, político e pedagógico. Especificamente, seriam ganhos pedagógicos, exceto: ✂️ a) Metodologia participativa ✂️ b) Respeito pelo outro ✂️ c) Tolerância ✂️ d) Interação ✂️ e) Resgate da participação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q1045625 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025A função ARRUMAR no Microsoft Excel remove todos os espaços do texto, exceto os espaços únicos entre palavras. Na sintaxe da função ARRUMAR qual é o argumento obrigatório: ✂️ a) Texto. ✂️ b) Parágrafo. ✂️ c) Asterisco. ✂️ d) Hiperlink. ✂️ e) Pipeline. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q906780 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024A dimensão social do papel do professor é construída ao longo de sua vivência educacional, em que os posicionamentos adotados influenciam na percepção do outro sobre o papel desempenhado. Dentro dos ponderamentos de Almeida e Placco, em sua obra: O coordenador pedagógico e o espaço da mudança”, depreende-se: ✂️ a) Um bom mestre é aquele que ministra assertivamente um determinado conteúdo. ✂️ b) Os mestres que marcaram positivamente a vida de Laurinda Ramalho Almeida foram aqueles que estabeleceram uma relação com ela com gravidade e profundidade. ✂️ c) Os saberes dos professores são acrônicos, pois boa parte do que os professores sabem sobre o ensino e como ensinar e sobre o papel que desempenham provém de sua própria história de vida e particularmente de sua história de vida escolar. ✂️ d) Os saberes dos professores não são sincréticos, porém são ecléticos. ✂️ e) Os professores em sua ação devem procurar atingir um determinado tipo de objetivo, e não buscar atingir diferentes tipos de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q906782 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O trecho a seguir foi extraído da BNCC, complete as lacunas com os termos correspondentes. “Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de ___________ e da experiência ____________ e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente”. ✂️ a) linguagem / estética ✂️ b) ensino / lúdica ✂️ c) aprendizagem / prática ✂️ d) expressão oral / cultural ✂️ e) coordenação motora / compartilhada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q981473 | Pedagogia, Da Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba, Avanca SP, 2025De acordo com a Constituição Federal, ratificado pela LDB, o ensino é ministrado com base em determinados princípios. Um deles retrata sobre as concepções pedagógicas que devem ser pautadas em qual dos atributos abaixo? ✂️ a) Pluralismo. ✂️ b) Especificidade. ✂️ c) Unicidade. ✂️ d) Tolerância. ✂️ e) Formalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q906778 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024De acordo com a Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, qual dos membros do Conselho Escolar, órgão deliberativo, destacados a seguir, é considerado um membro nato? ✂️ a) Professores ✂️ b) Orientadores educacionais ✂️ c) Diretor da escola ✂️ d) Supervisores escolares ✂️ e) Administradores escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q906783 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Bacich e Moran (2018) descrevem um tipo de movimento que, do ponto de vista dos alunos, compreende a construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motivem a aprender, que ampliem seus horizontes e levem-nos ao processo de serem mais livres e autônomos. Do ponto de vista do educador e da escola, esse movimento vai ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes, ajudando-os a desenvolver todo o seu potencial. Esse movimento corrobora para a consecução de um modelo de gestão escolar centrado no desenvolvimento do educando. Que movimento é esse? ✂️ a) Descentralização ✂️ b) Cooperativismo ✂️ c) Construtivismo ✂️ d) Personalização ✂️ e) Compartilhamento Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q981031 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Lück (2010) entende haver três dimensões da participação, no contexto da gestão escolar: a política, a pedagógica e a técnica. Caracteriza a dimensão pedagógica o fato de que ✂️ a) as pessoas têm poder para construírem a sua história e a história das organizações de que fazem parte, para torná-las mais significativas e produtivas. ✂️ b) a prática da participação é, em si, um processo formativo e, portanto, um fator fundamental de promoção de aprendizagens significativas e construção do conhecimento. ✂️ c) a participação é inócua quando seus responsáveis não detêm competência suficiente para conduzir os princípios educativos à ação. ✂️ d) a participação funciona como sanção a estudantes com desafios comportamentais, pois os encoraja a pensar nas consequências de suas ações. ✂️ e) os professores usam a simulação de procedimentos democráticos para ensinar as crianças o funcionamento de sistemas cooperativos de decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q981041 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para Vygotsky (de acordo com La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), a separação entre os aspectos intelectuais, de um lado, e os volitivos e afetivos, de outro, é ✂️ a) um avanço considerável das teorias psicológicas modernas, conferindo maior clareza à análise dos pensamentos e comportamentos humanos. ✂️ b) uma necessidade analítica, sem a qual a esfera da motivação torna-se indiscernível do pensamento. ✂️ c) um retrocesso em relação ao dualismo predominante no pensamento filosófico entre corpo e alma. ✂️ d) uma perspectiva inevitável no estudo do ser humano, espécie marcada pela racionalidade em conflito com os instintos. ✂️ e) um dos principais defeitos da psicologia tradicional, sendo necessário considerar a unidade entre esses processos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q981043 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que é o seu financiamento. Assinale a alternativa que traz uma formulação correta quanto ao que se preconiza sobre o assunto no art. 212. ✂️ a) Os recursos destinados à educação devem priorizar a universalização à garantia de padrão de qualidade e equidade. ✂️ b) A aplicação obrigatória dos recursos descritos no art.212 devem incluir o pagamento de aposentadorias e de pensões. ✂️ c) Estados deverão aplicar anualmente, no mínimo, 25% da sua receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino. ✂️ d) A autonomia das escolas garantida por lei proíbe o controle de suas atividades por normas de fiscalização, de avaliação e de controle das despesas. ✂️ e) A União deverá aplicar os recursos da educação exclusivamente em repasses aos Estados e Municípios, sendo vetada a sua aplicação direta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q906775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Uma das concepções do trabalho da avaliação da aprendizagem é o uso diagnóstico dos resultados. Nesse sentido, algumas das características do uso diagnóstico dos resultados da avaliação da aprendizagem foram elencadas a seguir. Porém, há uma alternativa mal elaborada, ou seja, que possui um dado incorreto, assinale-a: ✂️ a) A avaliação tem como objetivo revelar a qualidade da aprendizagem dos estudantes, nos sucessivos momentos de sua atividade de aprender. ✂️ b) A avaliação subsidia decisões inclusivas a respeito do estudante, à medida que oferece ao gestor da ação pedagógica informações básicas que possibilitam a busca de meios pelos quais todos possam aprender. ✂️ c) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação exige do educador uma postura acolhedora, à medida que o ato pedagógico de ensinar exige o acolhimento do estudante no estado em que se encontra. ✂️ d) A modalidade diagnóstica de uso dos resultados da avaliação exige do educador um olhar empírico, ou seja, subsidia-o a admitir que, aqui e agora, um determinado estudante ainda não tem a posse de determinado conhecimento ou habilidade, e que, portanto, para atingir o nível de satisfatoriedade desejado em seu desempenho nesse conteúdo específico, necessita de mais ajuda. ✂️ e) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação subsidia sempre uma nova possibilidade de intervenção na realidade, tendo em vista atingir o nível de satisfatoriedade desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q981034 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025“Destacar _____________ como um conceito central na análise da organização das escolas significa buscar compreender a influência das práticas culturais dos indivíduos e sua subjetividade sobre as formas de organização e de gestão escolar”. Assinale a alternativa que enuncia corretamente o termo que preenche a lacuna do texto, extraído de Libâneo, Oliveira e Toschi (2010). ✂️ a) a hierarquia de comando ✂️ b) as políticas educacionais ✂️ c) os modelos de administração ✂️ d) a teoria da motivação ✂️ e) a cultura organizacional Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q981042 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Paulo Freire (2011) afirma: “Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação”, isso porque ✂️ a) a curiosidade ingênua que está associada ao saber do senso comum é a mesma curiosidade que, criticizando-se, torna-se curiosidade epistemológica. ✂️ b) todo tipo de saber é um e apenas um: conhecimento de um sujeito em relação a um objeto, cercado dos mesmos obstáculos e alcances. ✂️ c) apenas o conhecimento do cientista ou do filósofo dá conta de operar uma ruptura com o saber ingênuo, por construir para si uma essência própria. ✂️ d) romper significaria extinguir os mecanismos de dominação, enquanto a superação permite a inversão da posição entre opressores e oprimidos. ✂️ e) enquanto as situações de violência que assolam os educandos persistirem, a ruptura nunca será atingida, diminuída pelos limites da superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)? ✂️ a) É dever do poder público garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino. ✂️ b) Para fins de transparência e publicidade das informações educacionais coletadas pelos sistemas de ensino, é vetada a anonimização dos dados gerados a partir das avaliações institucionais de qualidade da educação básica. ✂️ c) Todo estudante regularmente matriculado na rede pública de ensino tem direito de recusar a participação em exames nacionais de avaliação dos sistemas de ensino. ✂️ d) Cabem às escolas a coleta, o tratamento e a gestão do acesso aos microdados produzidos nos exames externos de avaliação da qualidade da educação, sob pena de descredenciamento da instituição que descumprir esta determinação. ✂️ e) É prerrogativa das escolas da rede Estadual ou Municipal a utilização das notas obtidas nos exames externos para compor a nota de seus estudantes, desde que seu peso não ultrapasse 50% da média em cada disciplina cursada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q906781 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Para compreender alguns dos atributos que caracterizam a diversidade, enquanto princípio que corrobora para a formação de valores democráticos, compete afirmar, exceto: ✂️ a) A diversidade como princípio formativo vai ao encontro da educação inclusiva. ✂️ b) A diversidade como princípio formativo está atrelada à educação integral. ✂️ c) A diversidade como princípio formativo resulta do enfrentamento dos discursos dominantes e homogeneizadores. ✂️ d) No percurso formativo, todos nós somos sujeitos da diversidade, porém há grupos que se destacam em função de suas particularidades. ✂️ e) A valorização da diferença é alcançada por meio de um discurso harmonioso que corrobore para a aceitação de grupos considerados excluídos, tendo por objetivo alcançar uma atitude de tolerância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q392265 | Direito Administrativo, Parte Geral, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESegundo a Lei n.° 8.112/1990, são consideradas formas de provimento de cargo público ✂️ a) a nomeação e a ascensão. ✂️ b) a promoção e a transferência. ✂️ c) a reintegração e a recondução. ✂️ d) a redistribuição e a reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q906784 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O ambiente da escola é considerado como um fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender. Nesse sentido, conforme Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas contribuem sistematicamente para a construção de uma educação inovadora que contribui para a construção de novas experiências que podem melhorar a vivência educacional. Aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias de aprendizagem, em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. A seguir, foram destacados alguns atributos pertinentes aos projetos que se apresentam como efetivos. No entanto, um das alternativas não condiz com os ponderamentos dos referidos autores, destaque-a: ✂️ a) Reconhecem o impulso para aprender, intrínseco dos alunos. ✂️ b) Envolvem os alunos na maior gama de conceitos e princípios de uma disciplina. ✂️ c) Destacam questões provocativas. ✂️ d) Requerem a utilização de ferramentas e habilidades essenciais, incluindo tecnologia para aprendizagem, autogestão e gestão do projeto. ✂️ e) Especificam produtos que resolvem problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q906776 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024A Política Nacional de Alfabetização (PNA) busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Para sua efetivação, faz-se necessário saber discernir seus princípios de suas diretrizes. Na sequência, foram descritos alguns de seus princípios, porém uma alternativa retrata uma das diretrizes, assinale-a ✂️ a) Integração de práticas motoras e expressões artísticas. ✂️ b) Respeito aos entes federativos e adesão voluntária. ✂️ c) Literacia e numeracia. ✂️ d) Fundamentação nas ciências cognitivas. ✂️ e) Alfabetização como instrumento de superação de vulnerabilidade social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a: ✂️ a) A avaliação deve ser feita de forma mais processual. ✂️ b) Deve-se diminuir a ênfase na avaliação classificatória. ✂️ c) Deve-se desprezar resultados superados. ✂️ d) Deve-se avaliar não apenas o aluno. ✂️ e) Deve-se enfatizar as classificações/taxionomias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q981029 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo Moreira et al. (2007), os movimentos sociais identitários provocaram, a partir da segunda metade do século XX, uma série de transformações no campo do currículo. Qual alternativa corretamente descreve a compreensão dos autores a respeito dessa temática? ✂️ a) Movimentos sociais fundamentados por uma identidade cultural passaram a reivindicar reconhecimento nos currículos, seja porque esse reconhecimento não existia, seja porque tratava a sua diferença de modo considerado inadequado. ✂️ b) O identitarismo resultou na fragmentação das diretrizes e bases curriculares, levando à perda do senso de unidade nacional na educação em favor de grupos minoritários e, portanto, não representativos da população brasileira. ✂️ c) Ao se ocupar da formação identitária do alunado, o sistema curricular invade um espaço consagrado à vida privada das famílias, o que provoca conflitos e desvios na função social da escola pública. ✂️ d) Para que o Brasil possa superar suas desigualdades sociais, seu sistema educacional deve abdicar das bases comuns curriculares, permitindo a cada escola trabalhar com mais liberdade a identidade prevalecente de seu público. ✂️ e) O reconhecimento da diversidade é frontalmente combatido pelos movimentos identitários, que trabalham pela noção radical de igualdade, ou seja, de que a atenção sobre a diferença é um modo de discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q906785 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do Planejamento Participativo tem duas grandes contribuições: 1) O rigor teórico-metodológico (qualidade formal); 2) A participação (qualidade política). Há um forte gradiente entre o grupo aceitar (ou dar sugestões) e o grupo construir a formulação. Com a metodologia da construção que tem como ponto de partida a expressão individual, é possível perceber alguns ganhos: psicológico, epistemológico, político e pedagógico. Especificamente, seriam ganhos pedagógicos, exceto: ✂️ a) Metodologia participativa ✂️ b) Respeito pelo outro ✂️ c) Tolerância ✂️ d) Interação ✂️ e) Resgate da participação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q1045625 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025A função ARRUMAR no Microsoft Excel remove todos os espaços do texto, exceto os espaços únicos entre palavras. Na sintaxe da função ARRUMAR qual é o argumento obrigatório: ✂️ a) Texto. ✂️ b) Parágrafo. ✂️ c) Asterisco. ✂️ d) Hiperlink. ✂️ e) Pipeline. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q906780 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024A dimensão social do papel do professor é construída ao longo de sua vivência educacional, em que os posicionamentos adotados influenciam na percepção do outro sobre o papel desempenhado. Dentro dos ponderamentos de Almeida e Placco, em sua obra: O coordenador pedagógico e o espaço da mudança”, depreende-se: ✂️ a) Um bom mestre é aquele que ministra assertivamente um determinado conteúdo. ✂️ b) Os mestres que marcaram positivamente a vida de Laurinda Ramalho Almeida foram aqueles que estabeleceram uma relação com ela com gravidade e profundidade. ✂️ c) Os saberes dos professores são acrônicos, pois boa parte do que os professores sabem sobre o ensino e como ensinar e sobre o papel que desempenham provém de sua própria história de vida e particularmente de sua história de vida escolar. ✂️ d) Os saberes dos professores não são sincréticos, porém são ecléticos. ✂️ e) Os professores em sua ação devem procurar atingir um determinado tipo de objetivo, e não buscar atingir diferentes tipos de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q906782 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024O trecho a seguir foi extraído da BNCC, complete as lacunas com os termos correspondentes. “Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de ___________ e da experiência ____________ e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente”. ✂️ a) linguagem / estética ✂️ b) ensino / lúdica ✂️ c) aprendizagem / prática ✂️ d) expressão oral / cultural ✂️ e) coordenação motora / compartilhada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q981473 | Pedagogia, Da Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba, Avanca SP, 2025De acordo com a Constituição Federal, ratificado pela LDB, o ensino é ministrado com base em determinados princípios. Um deles retrata sobre as concepções pedagógicas que devem ser pautadas em qual dos atributos abaixo? ✂️ a) Pluralismo. ✂️ b) Especificidade. ✂️ c) Unicidade. ✂️ d) Tolerância. ✂️ e) Formalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q906778 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024De acordo com a Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, qual dos membros do Conselho Escolar, órgão deliberativo, destacados a seguir, é considerado um membro nato? ✂️ a) Professores ✂️ b) Orientadores educacionais ✂️ c) Diretor da escola ✂️ d) Supervisores escolares ✂️ e) Administradores escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q906783 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Bacich e Moran (2018) descrevem um tipo de movimento que, do ponto de vista dos alunos, compreende a construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motivem a aprender, que ampliem seus horizontes e levem-nos ao processo de serem mais livres e autônomos. Do ponto de vista do educador e da escola, esse movimento vai ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes, ajudando-os a desenvolver todo o seu potencial. Esse movimento corrobora para a consecução de um modelo de gestão escolar centrado no desenvolvimento do educando. Que movimento é esse? ✂️ a) Descentralização ✂️ b) Cooperativismo ✂️ c) Construtivismo ✂️ d) Personalização ✂️ e) Compartilhamento Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q981031 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Lück (2010) entende haver três dimensões da participação, no contexto da gestão escolar: a política, a pedagógica e a técnica. Caracteriza a dimensão pedagógica o fato de que ✂️ a) as pessoas têm poder para construírem a sua história e a história das organizações de que fazem parte, para torná-las mais significativas e produtivas. ✂️ b) a prática da participação é, em si, um processo formativo e, portanto, um fator fundamental de promoção de aprendizagens significativas e construção do conhecimento. ✂️ c) a participação é inócua quando seus responsáveis não detêm competência suficiente para conduzir os princípios educativos à ação. ✂️ d) a participação funciona como sanção a estudantes com desafios comportamentais, pois os encoraja a pensar nas consequências de suas ações. ✂️ e) os professores usam a simulação de procedimentos democráticos para ensinar as crianças o funcionamento de sistemas cooperativos de decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q981041 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Para Vygotsky (de acordo com La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), a separação entre os aspectos intelectuais, de um lado, e os volitivos e afetivos, de outro, é ✂️ a) um avanço considerável das teorias psicológicas modernas, conferindo maior clareza à análise dos pensamentos e comportamentos humanos. ✂️ b) uma necessidade analítica, sem a qual a esfera da motivação torna-se indiscernível do pensamento. ✂️ c) um retrocesso em relação ao dualismo predominante no pensamento filosófico entre corpo e alma. ✂️ d) uma perspectiva inevitável no estudo do ser humano, espécie marcada pela racionalidade em conflito com os instintos. ✂️ e) um dos principais defeitos da psicologia tradicional, sendo necessário considerar a unidade entre esses processos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q981043 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que é o seu financiamento. Assinale a alternativa que traz uma formulação correta quanto ao que se preconiza sobre o assunto no art. 212. ✂️ a) Os recursos destinados à educação devem priorizar a universalização à garantia de padrão de qualidade e equidade. ✂️ b) A aplicação obrigatória dos recursos descritos no art.212 devem incluir o pagamento de aposentadorias e de pensões. ✂️ c) Estados deverão aplicar anualmente, no mínimo, 25% da sua receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino. ✂️ d) A autonomia das escolas garantida por lei proíbe o controle de suas atividades por normas de fiscalização, de avaliação e de controle das despesas. ✂️ e) A União deverá aplicar os recursos da educação exclusivamente em repasses aos Estados e Municípios, sendo vetada a sua aplicação direta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q906775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Uma das concepções do trabalho da avaliação da aprendizagem é o uso diagnóstico dos resultados. Nesse sentido, algumas das características do uso diagnóstico dos resultados da avaliação da aprendizagem foram elencadas a seguir. Porém, há uma alternativa mal elaborada, ou seja, que possui um dado incorreto, assinale-a: ✂️ a) A avaliação tem como objetivo revelar a qualidade da aprendizagem dos estudantes, nos sucessivos momentos de sua atividade de aprender. ✂️ b) A avaliação subsidia decisões inclusivas a respeito do estudante, à medida que oferece ao gestor da ação pedagógica informações básicas que possibilitam a busca de meios pelos quais todos possam aprender. ✂️ c) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação exige do educador uma postura acolhedora, à medida que o ato pedagógico de ensinar exige o acolhimento do estudante no estado em que se encontra. ✂️ d) A modalidade diagnóstica de uso dos resultados da avaliação exige do educador um olhar empírico, ou seja, subsidia-o a admitir que, aqui e agora, um determinado estudante ainda não tem a posse de determinado conhecimento ou habilidade, e que, portanto, para atingir o nível de satisfatoriedade desejado em seu desempenho nesse conteúdo específico, necessita de mais ajuda. ✂️ e) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação subsidia sempre uma nova possibilidade de intervenção na realidade, tendo em vista atingir o nível de satisfatoriedade desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q981034 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025“Destacar _____________ como um conceito central na análise da organização das escolas significa buscar compreender a influência das práticas culturais dos indivíduos e sua subjetividade sobre as formas de organização e de gestão escolar”. Assinale a alternativa que enuncia corretamente o termo que preenche a lacuna do texto, extraído de Libâneo, Oliveira e Toschi (2010). ✂️ a) a hierarquia de comando ✂️ b) as políticas educacionais ✂️ c) os modelos de administração ✂️ d) a teoria da motivação ✂️ e) a cultura organizacional Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q981042 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Paulo Freire (2011) afirma: “Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação”, isso porque ✂️ a) a curiosidade ingênua que está associada ao saber do senso comum é a mesma curiosidade que, criticizando-se, torna-se curiosidade epistemológica. ✂️ b) todo tipo de saber é um e apenas um: conhecimento de um sujeito em relação a um objeto, cercado dos mesmos obstáculos e alcances. ✂️ c) apenas o conhecimento do cientista ou do filósofo dá conta de operar uma ruptura com o saber ingênuo, por construir para si uma essência própria. ✂️ d) romper significaria extinguir os mecanismos de dominação, enquanto a superação permite a inversão da posição entre opressores e oprimidos. ✂️ e) enquanto as situações de violência que assolam os educandos persistirem, a ruptura nunca será atingida, diminuída pelos limites da superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)? ✂️ a) É dever do poder público garantir aos pais, aos responsáveis e aos estudantes acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino. ✂️ b) Para fins de transparência e publicidade das informações educacionais coletadas pelos sistemas de ensino, é vetada a anonimização dos dados gerados a partir das avaliações institucionais de qualidade da educação básica. ✂️ c) Todo estudante regularmente matriculado na rede pública de ensino tem direito de recusar a participação em exames nacionais de avaliação dos sistemas de ensino. ✂️ d) Cabem às escolas a coleta, o tratamento e a gestão do acesso aos microdados produzidos nos exames externos de avaliação da qualidade da educação, sob pena de descredenciamento da instituição que descumprir esta determinação. ✂️ e) É prerrogativa das escolas da rede Estadual ou Municipal a utilização das notas obtidas nos exames externos para compor a nota de seus estudantes, desde que seu peso não ultrapasse 50% da média em cada disciplina cursada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q906781 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Para compreender alguns dos atributos que caracterizam a diversidade, enquanto princípio que corrobora para a formação de valores democráticos, compete afirmar, exceto: ✂️ a) A diversidade como princípio formativo vai ao encontro da educação inclusiva. ✂️ b) A diversidade como princípio formativo está atrelada à educação integral. ✂️ c) A diversidade como princípio formativo resulta do enfrentamento dos discursos dominantes e homogeneizadores. ✂️ d) No percurso formativo, todos nós somos sujeitos da diversidade, porém há grupos que se destacam em função de suas particularidades. ✂️ e) A valorização da diferença é alcançada por meio de um discurso harmonioso que corrobore para a aceitação de grupos considerados excluídos, tendo por objetivo alcançar uma atitude de tolerância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro