Questões de Concursos Diretor de Escola

Resolva questões de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q392265 | Direito Administrativo, Parte Geral, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo a Lei n.°  8.112/1990, são consideradas formas de provimento de cargo público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q906784 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O ambiente da escola é considerado como um fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender. Nesse sentido, conforme Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas contribuem sistematicamente para a construção de uma educação inovadora que contribui para a construção de novas experiências que podem melhorar a vivência educacional. Aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias de aprendizagem, em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. A seguir, foram destacados alguns atributos pertinentes aos projetos que se apresentam como efetivos. No entanto, um das alternativas não condiz com os ponderamentos dos referidos autores, destaque-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q906776 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

A Política Nacional de Alfabetização (PNA) busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Para sua efetivação, faz-se necessário saber discernir seus princípios de suas diretrizes. Na sequência, foram descritos alguns de seus princípios, porém uma alternativa retrata uma das diretrizes, assinale-a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q981029 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo Moreira et al. (2007), os movimentos sociais identitários provocaram, a partir da segunda metade do século XX, uma série de transformações no campo do currículo.
Qual alternativa corretamente descreve a compreensão dos autores a respeito dessa temática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q906785 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do Planejamento Participativo tem duas grandes contribuições: 1) O rigor teórico-metodológico (qualidade formal); 2) A participação (qualidade política). Há um forte gradiente entre o grupo aceitar (ou dar sugestões) e o grupo construir a formulação. Com a metodologia da construção que tem como ponto de partida a expressão individual, é possível perceber alguns ganhos: psicológico, epistemológico, político e pedagógico. Especificamente, seriam ganhos pedagógicos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1045625 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A função ARRUMAR no Microsoft Excel remove todos os espaços do texto, exceto os espaços únicos entre palavras.

Na sintaxe da função ARRUMAR qual é o argumento obrigatório:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q906780 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

A dimensão social do papel do professor é construída ao longo de sua vivência educacional, em que os posicionamentos adotados influenciam na percepção do outro sobre o papel desempenhado. Dentro dos ponderamentos de Almeida e Placco, em sua obra: O coordenador pedagógico e o espaço da mudança”, depreende-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q906782 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O trecho a seguir foi extraído da BNCC, complete as lacunas com os termos correspondentes. “Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de ___________ e da experiência ____________ e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q981473 | Pedagogia, Da Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba, Avanca SP, 2025

De acordo com a Constituição Federal, ratificado pela LDB, o ensino é ministrado com base em determinados princípios. Um deles retrata sobre as concepções pedagógicas que devem ser pautadas em qual dos atributos abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q906778 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, qual dos membros do Conselho Escolar, órgão deliberativo, destacados a seguir, é considerado um membro nato?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q906783 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Bacich e Moran (2018) descrevem um tipo de movimento que, do ponto de vista dos alunos, compreende a construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motivem a aprender, que ampliem seus horizontes e levem-nos ao processo de serem mais livres e autônomos. Do ponto de vista do educador e da escola, esse movimento vai ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes, ajudando-os a desenvolver todo o seu potencial. Esse movimento corrobora para a consecução de um modelo de gestão escolar centrado no desenvolvimento do educando. Que movimento é esse?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q981031 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Lück (2010) entende haver três dimensões da participação, no contexto da gestão escolar: a política, a pedagógica e a técnica. Caracteriza a dimensão pedagógica o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q981041 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Vygotsky (de acordo com La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), a separação entre os aspectos intelectuais, de um lado, e os volitivos e afetivos, de outro, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q981043 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que é o seu financiamento.
Assinale a alternativa que traz uma formulação correta quanto ao que se preconiza sobre o assunto no art. 212.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q906775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Uma das concepções do trabalho da avaliação da aprendizagem é o uso diagnóstico dos resultados. Nesse sentido, algumas das características do uso diagnóstico dos resultados da avaliação da aprendizagem foram elencadas a seguir. Porém, há uma alternativa mal elaborada, ou seja, que possui um dado incorreto, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q981034 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Destacar _____________ como um conceito central na análise da organização das escolas significa buscar compreender a influência das práticas culturais dos indivíduos e sua subjetividade sobre as formas de organização e de gestão escolar”.
Assinale a alternativa que enuncia corretamente o termo que preenche a lacuna do texto, extraído de Libâneo, Oliveira e Toschi (2010).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q981042 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Paulo Freire (2011) afirma: “Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação”, isso porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q906781 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Para compreender alguns dos atributos que caracterizam a diversidade, enquanto princípio que corrobora para a formação de valores democráticos, compete afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.