Questões de Concursos Diretor de Escola

Resolva questões de Diretor de Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q981028 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Duas lógicas avaliativas são discutidas e contrapostas por Perrenoud (1999). Sob uma delas, a avaliação formativa foi transposta à pedagogia e às aprendizagens dos alunos.
Assinale a alternativa correta a partir do contexto descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q981030 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Becker (2012) descreve uma importante noção com implicações educacionais. Afirma seu significado como “a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado – é sempre um leque de possibilidades que podem ou não ser realizadas”.
Trata-se do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1004177 | Educação Física, Diretor de Escola, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das hipóteses em que a educação física será facultativa ao aluno, nos termos da Lei nº 10.793/03, analise as afirmativas a seguir.
I. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.
II. Maior de vinte anos de idade.
III. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q981038 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As tecnologias de informação e comunicação (TDIC) encontram diversas aplicações no contexto das metodologias ativas. Na sala de aula invertida, estratégia de ensino-aprendizagem descrita por Valente (em Bacich e Moran, 2017), o conteúdo e as instruções recebidas são estudados on-line, antes de o aluno frequentar a aula. Já em sala de aula, esses conteúdos já estudados serão trabalhados por meio de atividades práticas, como resolução de problemas, projetos, laboratórios etc.
Para Valente, um importante aspecto da realização on-line das atividades de preparo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q981039 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva defendida por Macedo (2005) acerca do planejamento pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1045622 | Português, Interpretação de Textos, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Leonardo da Vinci: o maior procrastinador da história

Da Vinci quase nunca terminava seus trabalhos. Mas por trás da procrastinação intensa está o segredo da sua multidisciplinaridade


Leonardo da Vinci pintou uma das obras mais emblemáticas da história: a Mona Lisa. Oficialmente, a moça do sorriso enigmático e olhar sedutor demorou 3 anos para ser pintada — entre 1503 e 1506 —, mas pesquisadores acreditam que Leonardo ficou finalizando o retrato até 1519, ano de sua morte. Segundo biógrafos, a pintura que hoje é o carro chefe do Louvre está inacabada. E esta é apenas uma das provas que indicam que Da Vinci era um procrastinador notório.

Claro, ele era um gênio, e talvez apenas tivesse ideias demais para uma cabeça só. Mas meio milênio após sua morte, uma nova pesquisa identificou uma possível explicação por trás da série de projetos incompletos que o artista da Renascença deixou ao longo da carreira: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH.

Escrevendo no periódico inglês Brain, pesquisadores do King’s College London e da Universidade de Pavia, na Itália, consultaram evidências históricas, incluindo relatos de contemporâneos de Leonardo, e concluíram que seus problemas com administração do tempo, concentração e procrastinação poderiam ser atribuídos ao déficit.

“Embora seja impossível fazer um diagnóstico post-mortem para alguém que viveu há 500 anos, estou confiante de que o TDAH é a hipótese mais convincente e cientificamente plausível para explicar a dificuldade de Leonardo em terminar suas obras”, disse Marco Catani, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores destacam a tendência de Leonardo de mudar constantemente de projeto, bem como seu hábito de trabalhar continuamente durante a noite, raramente dormindo profundamente — segundo biógrafos,ele alternava ciclos rápidos de cochilos curtos durante toda a noite.

No estudo, há também outras características do renascentista que batem com o possível diagnóstico tardio. Os cientistas contam que Leonardo era canhoto – e também que sobreviveu a um derrame no hemisfério esquerdo aos 65 anos. Só que todas suas funções cognitivas (e geniais) ficaram intactas. Os pesquisadores acreditam que as duas coisas poderiam estar relacionadas. Da Vinci pode ter “concentrado” muitas de suas funções cerebrais em um hemisfério do cérebro, justamente o que não foi afetado pelo AVC. É uma característica rara, presente em menos de 5% da população.

Além disso, diversas pesquisas sugerem que Da Vinci tinha dislexia, devido a erros de ortografia e escrita espelhada em seus cadernos. Essa dificuldade de aprendizagem é frequentemente diagnosticada ao lado do TDAH. “Dominância hemisférica atípica, canhoto e dislexia são mais prevalentes em crianças com desordens de aprendizado, incluindo TDAH”, escreveram os autores.

Os cientistas ainda pontuam que a genialidade de Leonardo pode ter se beneficiado dessa condição. “Nos tempos modernos, um diagnóstico de TDAH prescinde do nível de habilidade intelectual e é cada vez mais reconhecido entre estudantes universitários e adultos com carreiras bem-sucedidas. Indiscutivelmente, se positivamente canalizado, algumas características do TDAH podem trazer uma vantagem: a mente vagando pode alimentar a criatividade e a originalidade; a inquietação pode mover-se para buscar novidades e ação pelas mudanças”, escreveram os autores.


Revista Superinteressante. Leonardo da Vinci: o maior procrastinador da história. Adaptado. Disponível em<https://super.abril.com.br/cultura/leonardo-da-vinci-omaior-procrastinador-da-historia/>.
No trecho “No estudo, há também outras características do renascentista que batem com o possível diagnóstico tardio”, o uso do verbo “bater” revela a figura de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1045624 | Noções de Informática, Teclas de Atalho, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

No Microsoft Word, qual efeito é produzido ao utilizar o atalho de teclado Ctrl + End:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1013678 | Libras, Educação dos Surdos, Diretor de Escola, Prefeitura de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2023

Considerando que a Lei nº 10.436/2002 dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, leia o texto abaixo:
“Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Nesse contexto, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Além disso, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. Contudo, a Libras não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.”
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q981040 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das condições que tornam a liderança especialmente necessária na escola é a emergência de contradições, tensões, ambiguidades e conflitos nos grupos profissionais.
De acordo com Lück (2010),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q981045 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirma-se a importância da igualdade educacional e da equidade. Esses conceitos são discutidos em acepções diferentes.
Assinale a alternativa correta sobre eles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q981046 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/90) é uma das mais importantes peças na defesa dos direitos dos educandos.
Sobre o direito da criança e do adolescente à educação, conforme o seu artigo 53, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q906779 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Em consonância com o artigo 24 da LDB, “a Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns [...]”. Na sequência, em seu parágrafo V, afirma-se “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios [...]”. Em observância literal, aos critérios estabelecidos, destaque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q981035 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Wolf e Carvalho, ao tratar do Regimento Escolar, afirmam haver modificações na legislação educacional acerca do seu propósito e importância. Nesse sentido, tratam de aspectos legais e pedagógicos que foram historicamente ligados a esse documento.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira sobre o que apontam as autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1004178 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A Lei nº 13.005/14 aprovou o Plano Nacional de Educação − PNE. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A meta 1 é universalizar, até 2024, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
(__) A meta 2 consiste em universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
(__) A meta 4 é universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, obrigatoriamente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
(__) A meta 3 é universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q1045621 | Português, Interpretação de Textos, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Leonardo da Vinci: o maior procrastinador da história

Da Vinci quase nunca terminava seus trabalhos. Mas por trás da procrastinação intensa está o segredo da sua multidisciplinaridade


Leonardo da Vinci pintou uma das obras mais emblemáticas da história: a Mona Lisa. Oficialmente, a moça do sorriso enigmático e olhar sedutor demorou 3 anos para ser pintada — entre 1503 e 1506 —, mas pesquisadores acreditam que Leonardo ficou finalizando o retrato até 1519, ano de sua morte. Segundo biógrafos, a pintura que hoje é o carro chefe do Louvre está inacabada. E esta é apenas uma das provas que indicam que Da Vinci era um procrastinador notório.

Claro, ele era um gênio, e talvez apenas tivesse ideias demais para uma cabeça só. Mas meio milênio após sua morte, uma nova pesquisa identificou uma possível explicação por trás da série de projetos incompletos que o artista da Renascença deixou ao longo da carreira: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH.

Escrevendo no periódico inglês Brain, pesquisadores do King’s College London e da Universidade de Pavia, na Itália, consultaram evidências históricas, incluindo relatos de contemporâneos de Leonardo, e concluíram que seus problemas com administração do tempo, concentração e procrastinação poderiam ser atribuídos ao déficit.

“Embora seja impossível fazer um diagnóstico post-mortem para alguém que viveu há 500 anos, estou confiante de que o TDAH é a hipótese mais convincente e cientificamente plausível para explicar a dificuldade de Leonardo em terminar suas obras”, disse Marco Catani, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores destacam a tendência de Leonardo de mudar constantemente de projeto, bem como seu hábito de trabalhar continuamente durante a noite, raramente dormindo profundamente — segundo biógrafos,ele alternava ciclos rápidos de cochilos curtos durante toda a noite.

No estudo, há também outras características do renascentista que batem com o possível diagnóstico tardio. Os cientistas contam que Leonardo era canhoto – e também que sobreviveu a um derrame no hemisfério esquerdo aos 65 anos. Só que todas suas funções cognitivas (e geniais) ficaram intactas. Os pesquisadores acreditam que as duas coisas poderiam estar relacionadas. Da Vinci pode ter “concentrado” muitas de suas funções cerebrais em um hemisfério do cérebro, justamente o que não foi afetado pelo AVC. É uma característica rara, presente em menos de 5% da população.

Além disso, diversas pesquisas sugerem que Da Vinci tinha dislexia, devido a erros de ortografia e escrita espelhada em seus cadernos. Essa dificuldade de aprendizagem é frequentemente diagnosticada ao lado do TDAH. “Dominância hemisférica atípica, canhoto e dislexia são mais prevalentes em crianças com desordens de aprendizado, incluindo TDAH”, escreveram os autores.

Os cientistas ainda pontuam que a genialidade de Leonardo pode ter se beneficiado dessa condição. “Nos tempos modernos, um diagnóstico de TDAH prescinde do nível de habilidade intelectual e é cada vez mais reconhecido entre estudantes universitários e adultos com carreiras bem-sucedidas. Indiscutivelmente, se positivamente canalizado, algumas características do TDAH podem trazer uma vantagem: a mente vagando pode alimentar a criatividade e a originalidade; a inquietação pode mover-se para buscar novidades e ação pelas mudanças”, escreveram os autores.


Revista Superinteressante. Leonardo da Vinci: o maior procrastinador da história. Adaptado. Disponível em<https://super.abril.com.br/cultura/leonardo-da-vinci-omaior-procrastinador-da-historia/>.
Considere as seguintes afirmações:

I. Projetos inacabados de Leonardo da Vinci sugerem que o artista era procrastinador.
II. Há evidências de que a procrastinação de Leonardo da Vinci decorreu de seu AVC, aos 65 anos.
III. A procrastinação é uma das características atribuídas a Leonardo da Vinci relacionada ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pelos pesquisadores.

Aquela(s) que pode(m) ser concluída(s) a partir do texto apresentado é (são) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1045623 | Noções de Informática, Internet, Diretor de Escola, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Em relação aos conceitos fundamentais que regem a navegação na Internet, a que está associada a sigla FTP:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q906777 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Dentre as políticas em âmbito nacional, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista estabelece os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e define diretrizes para sua consecução. Nesse sentido, o gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar pela primeira vez de matricular um aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, receberá um tipo de punição, descrita em qual alternativa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q981036 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre o papel da liderança, é correto afirmar, sob a perspectiva apresentada por Vergara (2009), que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q981027 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Barroso (in: Ferreira, 2008) assevera que “no quadro do sistema público de ensino, a ‘autonomia das escolas’ é sempre uma autonomia relativa”, isso porque a autonomia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1081172 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Diretor de Escola, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Em caso de reincidência, de acordo com a Lei n. 12.764/2012, qual é a punição que pode ser aplicada ao gestor escolar, ou autoridade competente, por recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.