Questões de Concursos Diretor de Escola

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81Q321360 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:

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82Q813728 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir. A formação de profissionais para a educação de jovens e adultos deve contemplar a busca de soluções teoricamente fundamentadas e socialmente contextualizadas.
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83Q322138 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.

I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):

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84Q813889 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo o ECA, o adolescente privado de liberdade tem, entre outros, o direito de

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87Q325266 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

A equipe de professores de educação física de uma escola de ensino fundamental que dispõe de quadra de esportes e diversos tipos de materiais para jogos recusou-se a dar aulas aos alunos em janeiro, alegando que dar aulas de educação física a alunos em recuperação seria premiá-los.

Com relação aos modelos de gestão e ao papel da direção da escola, cada item a seguir apresenta uma proposta de solução para o impasse descrito acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A direção devolveu os professores ao setor de pessoal com anotações em suas fichas funcionais; e requereu a substituição dos mesmos. Essa saída indica uma gestão burocrático-tradicional.
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89Q393320 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que servidor público é a pessoa investida em cargo público, assinale a opção correta.

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90Q816776 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com o que prevê o ECA quanto à educação, é dever do Estado

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91Q815040 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com a definição do direito à educação e do dever de educar contida na LDB, os pais devem, obrigatoriamente, efetuar a matrícula de seus filhos

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92Q322958 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

A equipe de professores de educação física de uma escola de ensino fundamental que dispõe de quadra de esportes e diversos tipos de materiais para jogos recusou-se a dar aulas aos alunos em janeiro, alegando que dar aulas de educação física a alunos em recuperação seria premiá-los.

Com relação aos modelos de gestão e ao papel da direção da escola, cada item a seguir apresenta uma proposta de solução para o impasse descrito acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A direção da escola chamou a equipe para uma conversa formal, na qual ressaltou os direitos e deveres trabalhistas dos professores. Essa solução indica uma gestão centrada nos procedimentos burocráticos.
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93Q323813 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

São muitos os desafios atuais da educação brasileira, entre eles a realização da cidadania, a oferta de educação de qualidade e a superação das desigualdades. Nesse sentido, as responsabilidades da educação escolar contemporânea incluem

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95Q795842 | Finanças Públicas, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) visa contribuir para a realização dos projetos pedagógicos, administrativos e financeiros das instituições educacionais (IEs) e das diretorias regionais de ensino (DREs) - unidades administrativas da SEDF -, e sua operacionalização dar-se-á mediante a alocação e a transferência de recursos financeiros para, supletivamente, apoiar a execução dos projetos pedagógicos, administrativos e financeiros das IEs e das DREs. Podem se candidatar a receber recursos do PDAF apenas

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96Q326830 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

A equipe de professores de educação física de uma escola de ensino fundamental que dispõe de quadra de esportes e diversos tipos de materiais para jogos recusou-se a dar aulas aos alunos em janeiro, alegando que dar aulas de educação física a alunos em recuperação seria premiá-los.

Com relação aos modelos de gestão e ao papel da direção da escola, cada item a seguir apresenta uma proposta de solução para o impasse descrito acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A direção da escola convidou todo o corpo docente para um debate com um convidado especializado em desporto; oportunidade na qual foi ressaltada a importância do esporte para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança. Esse procedimento indica uma gestão fundada no conhecimento como valor.
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97Q807592 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens seguintes. É vedada a participação dos pais e(ou) responsáveis das crianças e adolescentes no processo pedagógico, que, pela sua especificidade, exige que todos os que dele participam tenham qualificação profissional.
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98Q806576 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O secretário de estado de educação do DF pode propor ao governador a exoneração de servidores nomeados para os cargos de diretor e vice-diretor. Entre os casos previstos na lei da gestão compartilhada para essa proposição, não se inclui

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99Q812877 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Diretor de Escola, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens seguintes. As programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude são de responsabilidade exclusiva dos municípios.
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100Q397281 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As licenças remuneradas que poderão ser concedidas ao servidor, de acordo com a Lei n.°  8.112/1990, incluem a licença para

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