Questões de Concursos: Diretor de Unidade Escolar

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11 Q172586 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O Art. 23 da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica poderá se organizar em ciclos. Em conformidade com esta Lei, a adoção da organização em ciclos, como em outras formas de organização, deverá a ter por interesse:

12 Q176251 | Informática, Hardware, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

A figura se refere a uma impressora multifuncional 3 em 1.

Analise as afirmativas a seguir.

I- Gera arquivos em formato PDF.

II- Opera como uma fotocopiadora.

III- Digitaliza imagens em formato SCR.

IV- Converte fotos do formato CDR para JPG.

V- Imprime documentos em formatos Carta e A4.

Duas afirmativas que representam características dessa impressora são:

13 Q177594 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No Brasil, nos anos 70 do século XX, em nível da política educacional ofi cial, a orientação escolanovista cede lugar à tendência tecnicista. Todavia, a aplicação da metodologia tecnicista não confi gura uma postura tecnicista do professor, o exercício profi ssional continua mais para uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos:

14 Q175473 | Pedagogia, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Diz-se que Pedro Álvares Cabral "descobriu" o Brasil. Será que descobriu ou invadiu? E será que foi Cabral ou a classe dominante portuguesa através de Cabral? Diz-se, em História do Brasil, que "expulsamos os estrangeiros": franceses, holandeses, ingleses. E os portugueses não eram estrangeiros? Diz-se que Calabar foi o "traidor da pátria". Traidor da pátria ou dos interesses portugueses? Os desvios que aqui encontramos na História também existem em Matemática, Ciências, Geografi a e outras disciplinas (Luckesi). Com base em Luckesi, em relação ao ensino dos conteúdos, devese proceder da seguinte maneira:

15 Q174708 | Gestão de Pessoas, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

O modelo de tratamento do processo seletivo onde há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida é conhecido como modelo de:

16 Q176388 | Português, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Em "Longe de psicologizar o ato educativo, o que se quer dizer com isso?", a interrogação é percebida como estratégia argumentativa por:

17 Q172804 | Administração Pública, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

"A transformação e o desmonte do Estado social são a consequência direta de uma política econômica orientada para a oferta, que visa ao mesmo tempo desregular os mercados, reduzir os subsídios [] os indicadores que assinalam o aumento da pobreza e da precariedade social, ligados à disparidade crescente da renda, não têm ambiguidade; não se pode desconhecer as tendências à desintegração social. Lá onde diversos tipos de exclusão acumulam seus efeitos[...]". Os comentários, feitos por Habermas, referem-se:

18 Q173425 | Informática, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Observe a figura abaixo, que ilustra uma das barras disponíveis no browser Internet Explorer 9 BR, com destaque para a URL da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC.



Essa barra é conhecida como de:

19 Q178498 | Português, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No último parágrafo, o trecho "Por incrível que possa parecer à primeira vista" estabelece, em relação ao período, o valor de:

20 Q176037 | Português, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

UMA LEITURA PEDAGÓGICA DA INDISCIPLINA ESCOLAR
Quase sempre se imagina que é necessário os alunos apresentarem previamente um conjunto de ações disciplinadas (como: ser "obediente", permanecer "em silêncio" etc.) para, então, o professor poder iniciar seu trabalho. E esse é um equívoco sério, porque, em nome dele, perde-se um tempo precioso tentando-se disciplinar os hábitos discentes.
Qual uma possível saída, então? (...) Gostaríamos de propor uma outra hipótese diagnóstica, agora de cunho explicitamente escolar, para que pudéssemos olhar com outros olhos a indisciplina "nossa de cada dia", um dos "ossos de nosso ofício"...
Tomando a indisciplina como uma temática fundamentalmente pedagógica, talvez possamos compreendê-la inicialmente como um sinal, um indício de que a intervenção docente não está se processando a contento, que seus resultados não se aproximam do esperado.
Desse ponto de vista, a indisciplina passa, então, a ser algo salutar e legítimo para o professor. Indisciplina é um evento escolar que estaria sinalizando, a quem interessar, que algo, do ponto de vista pedagógico, e mais especifi camente da sala de aula, não está se desdobrando de acordo com as expectativas dos envolvidos. O que fazer, então? Como interpretar claramente o que a indisciplina está indicando de forma indireta? Vamos por partes.
Em geral, o trabalho docente é compreendido como a associação de duas, digamos, grandes "dimensões". Uma que é a dos conteúdos específi cos e outra que é a dos métodos utilizados. Ou seja, no ideário pedagógico, a fórmula da intervenção docente resume-se a uma equação como esta: "ensina-se algo de alguma forma".
Gostaríamos, a partir de agora, de adicionar a essa combinação pedagógica clássica um terceiro dado, que chamaremos de dimensão "ética" do trabalho docente. Assim, nossa fórmula pedagógica passaria a contar com mais um elemento: "ensina-se algo, de alguma forma, a alguém específi co". Longe de psicologizar o ato educativo, o que se quer dizer com isso? A dimensão dos conteúdos refere-se a "o que se ensina", a dimensão dos métodos ao "como se ensina", e a dimensão ética ao "para que se ensina": aquilo que delimita o valor humano e social da ação escolar, porque sempre inserido em uma relação concreta.
Essa é uma distinção importante porque os grandes problemas que enfrentamos hoje evocam, na maioria das vezes, este "para que escola?". Acreditamos, portanto, que grande parte dos nossos dilemas de todo dia exija um encaminhamento de natureza essencialmente ética, e não metodológica, curricular ou burocrática.
Curiosamente, essa ideia parece apontar na mesma direção para a qual o aluno indisciplinado está incessantemente nos chamando a atenção. É essa a pergunta que ele está fazendo o tempo todo: para que escola? Qual a relevância e o sentido do estudo, do conhecimento? No que isso me transforma? E qual é meu ganho, de fato, com isso?
Temos conseguido responder essas perguntas quando direcionadas a nós mesmos? Qual a relevância e o sentido da escola, do ensinar e do aprender para nós, professores? Escola realmente faz diferença na vida das pessoas? Se ela marca uma diferença sem precedentes, por que ela geralmente é conotada como um lugar entediante, supérfl uo, aquém da "realidade", inclusive para nós mesmos? Por que nos esforçamos em imaginar, tal como nossos alunos, que a "vida mesmo" está para além dos muros escolares? E por que é que o mundo deixou (e parece deixar cada vez mais) de parecer com um grande livro aberto?
Todas essas indagações são inadiáveis hoje em dia porque se os professores, na qualidade de profi ssionais privilegiados da educação, tiverem clareza quanto a seu papel e ao valor do seu trabalho, eles conseguirão ter um outro tipo de leitura sobre o cotidiano da sala de aula, sobre os problemas que se apresentam e as estratégias possíveis para o seu enfrentamento.
Por incrível que possa parecer à primeira vista, grande parte de nossos contratempos profi ssionais pode ser resolvida com algumas ideias simples e efi cazes, mesmo porque muitas das armadilhas que o cotidiano nos arma parecem ter nossa anuência, quando não nossa autoria. Portanto, rever posicionamentos endurecidos, questionar crenças arraigadas, confrontar posicionamentos imutáveis, debater-se contra fatalidades: eis algo que, antes de ser uma obrigação, signifi ca uma oportunidade ímpar de vivência dessa profi ssão, de certo modo, extraordinária.
(Julio Groppa AQUINO. A indisciplina e a Escola Atual. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 24, nº 2, julho de 1998)

No texto, parte-se do seguinte pressuposto:

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