Questões de Concurso Docente II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q893664 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com Smolka, durante as décadas de 60 e 70, no Brasil, a ideia da educação compensatória ganhou destaque, especialmente pelo governo, que, confundindo convenientemente “diferença” com “deficiência”, criava mitos relacionados ao fracasso escolar. Uma das propostas apresentadas como solução foi:

12 Q893656 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Os princípios que NÃO são mencionados como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, são:

13 Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:

14 Q893685 | Pedagogia, Gestão Democrática, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O principal objetivo da gestão democrática na escola, entendida como princípio orientador dos processos administrativos e pedagógicos, bem como das relações com outros órgãos do sistema educativo, é:

15 Q893689 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Cecilia Goulart considera que a importância da alfabetização, em uma perspectiva discursiva, pode ser compreendida como:

16 Q893687 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

No que tange à matrícula e à carga horária do Ensino Fundamental Regular, é correto afirmar que são exigidas, respectivamente:

17 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96.

18 Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas.
Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos.

19 Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem:

20 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.