Questões de Concursos: Docente II Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Docente II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Docente II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é: a) definir as atividades lúdicas a serem realizadas durante o ano letivo. b) orientar as ações da instituição e definir metas para aprendizagem e desenvolvimento das crianças. c) estabelecer um plano individualizado para cada criança. d) garantir que os professores tenham total autonomia na condução das atividades pedagógicas. e) priorizar, exclusivamente, o aprendizado acadêmico, em detrimento do desenvolvimento socioemocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 22 Q893679 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como: a) representações cartográficas estáticas do espaço geográfico. b) artefatos culturais desvinculados da dimensão humana. c) signos ideológicos presentes nas vivências do espaço geográfico. d) mapas históricos produzidos em condições linguísticas. e) objetos sem relação com a dimensão axiológica humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como: a) uma abordagem educativa que visa à preservação dos recursos naturais e ambientais. b) uma práxis educativa e social que visa à construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes para compreender a realidade ambiental. c) uma prática educativa e social destinada a inculcar crenças e valores sobre a natureza e as ecologias. d) um processo de ensino centrado na transmissão de conhecimentos científicos sobre o meio ambiente e os elementos. e) uma estratégia educativa focada na conservação de espécies ameaçadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q893686 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Como legado, Azoilda Trindade deixou importantes contribuições para a luta por uma educação antirracista, incluindo a ideia acerca dos valores civilizatórios. Um dos objetivos se destaca, ao se enfatizarem os valores civilizatórios afro-brasileiros propostos por Azoilda Trindade. A saber: a) subestimar a influência da diáspora africana na construção da identidade nacional brasileira, relegando-a a um papel secundário. b) promover a supremacia de uma cultura, destacando os valores afro-brasileiros em detrimento dos demais. c) refutar a diversidade cultural brasileira, em detrimento da importância das contribuições afro-brasileiras para a civilização do país. d) reconhecer a influência africana na formação cultural brasileira e sua contribuição para diversos aspectos da sociedade, como música, literatura e religião. e) propor uma visão unidimensional da cultura brasileira, a partir das múltiplas influências que a constituem, incluindo as contribuições afro-brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas. Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos. a) Para evitar conflitos, as Secretarias de Educação devem impor critérios rígidos para a gestão das escolas indígenas, independentemente do consentimento das comunidades, assegurando a uniformidade na implementação das políticas educacionais. b) Os professores indígenas devem ser capacitados para adotar práticas escolares padronizadas, garantindo a igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. c) As escolas indígenas devem adotar um protocolo único de gestão, alinhado com as normas estabelecidas pelos sistemas de ensino, visando à homogeneidade e à eficiência administrativa. d) A composição do quadro de gestão das escolas indígenas deve ser determinada, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação, sem considerar a participação das comunidades indígenas, garantindo, assim, a eficiência administrativa. e) É necessário reconhecer a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e permitir que elas exerçam controle sobre a gestão de suas escolas, conforme estabelecido pelas DCN, promovendo, assim, a valorização das diferenças individuais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. b) passar por avaliação psicológica anual. c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. d) possuir formação em primeiros socorros apenas. e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 29 Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo a) é irrelevante na relação com as paisagens. b) é completamente independente na formação das paisagens. c) atua apenas como observador passivo das paisagens. d) molda apenas estruturas físicas e não tem um papel. e) participa ativamente na percepção e construção das paisagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q893682 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entende-se por educação especial, de acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): a) modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. b) modalidade de educação oferecida apenas em instituições especializadas, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. c) modalidade de educação fora do ambiente escolar, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. d) modalidade de educação disponível somente para crianças com deficiência física e mental. e) modalidade de educação destinada exclusivamente para crianças superdotadas ou com altas habilidades. 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21 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é: a) definir as atividades lúdicas a serem realizadas durante o ano letivo. b) orientar as ações da instituição e definir metas para aprendizagem e desenvolvimento das crianças. c) estabelecer um plano individualizado para cada criança. d) garantir que os professores tenham total autonomia na condução das atividades pedagógicas. e) priorizar, exclusivamente, o aprendizado acadêmico, em detrimento do desenvolvimento socioemocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
22 Q893679 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como: a) representações cartográficas estáticas do espaço geográfico. b) artefatos culturais desvinculados da dimensão humana. c) signos ideológicos presentes nas vivências do espaço geográfico. d) mapas históricos produzidos em condições linguísticas. e) objetos sem relação com a dimensão axiológica humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como: a) uma abordagem educativa que visa à preservação dos recursos naturais e ambientais. b) uma práxis educativa e social que visa à construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes para compreender a realidade ambiental. c) uma prática educativa e social destinada a inculcar crenças e valores sobre a natureza e as ecologias. d) um processo de ensino centrado na transmissão de conhecimentos científicos sobre o meio ambiente e os elementos. e) uma estratégia educativa focada na conservação de espécies ameaçadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q893686 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Como legado, Azoilda Trindade deixou importantes contribuições para a luta por uma educação antirracista, incluindo a ideia acerca dos valores civilizatórios. Um dos objetivos se destaca, ao se enfatizarem os valores civilizatórios afro-brasileiros propostos por Azoilda Trindade. A saber: a) subestimar a influência da diáspora africana na construção da identidade nacional brasileira, relegando-a a um papel secundário. b) promover a supremacia de uma cultura, destacando os valores afro-brasileiros em detrimento dos demais. c) refutar a diversidade cultural brasileira, em detrimento da importância das contribuições afro-brasileiras para a civilização do país. d) reconhecer a influência africana na formação cultural brasileira e sua contribuição para diversos aspectos da sociedade, como música, literatura e religião. e) propor uma visão unidimensional da cultura brasileira, a partir das múltiplas influências que a constituem, incluindo as contribuições afro-brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96. a) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial. b) Avaliação do desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção. c) Creches para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para crianças de quatro a cinco anos de idade. d) Carga horária mínima anual de 600 horas distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. e) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigindo uma frequência mínima de 60% do total de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas. Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos. a) Para evitar conflitos, as Secretarias de Educação devem impor critérios rígidos para a gestão das escolas indígenas, independentemente do consentimento das comunidades, assegurando a uniformidade na implementação das políticas educacionais. b) Os professores indígenas devem ser capacitados para adotar práticas escolares padronizadas, garantindo a igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. c) As escolas indígenas devem adotar um protocolo único de gestão, alinhado com as normas estabelecidas pelos sistemas de ensino, visando à homogeneidade e à eficiência administrativa. d) A composição do quadro de gestão das escolas indígenas deve ser determinada, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação, sem considerar a participação das comunidades indígenas, garantindo, assim, a eficiência administrativa. e) É necessário reconhecer a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e permitir que elas exerçam controle sobre a gestão de suas escolas, conforme estabelecido pelas DCN, promovendo, assim, a valorização das diferenças individuais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem: a) ter no mínimo cinco anos de experiência na área de cuidados infantis. b) passar por avaliação psicológica anual. c) ser submetidos a cursos de formação específica e contínua. d) possuir formação em primeiros socorros apenas. e) ter concluído um curso de pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como: a) somativa, concentrando-se na avaliação do produto final do projeto. b) quantitativa, priorizando notas e resultados finais. c) classificatória, focada na mensuração de conhecimentos adquiridos pelo aluno. d) formativa, com ênfase no acompanhamento e crescimento do aluno ao longo do processo. e) comparativa, visando à comparação do desempenho do aluno e de seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
29 Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo a) é irrelevante na relação com as paisagens. b) é completamente independente na formação das paisagens. c) atua apenas como observador passivo das paisagens. d) molda apenas estruturas físicas e não tem um papel. e) participa ativamente na percepção e construção das paisagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q893682 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024Entende-se por educação especial, de acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): a) modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. b) modalidade de educação oferecida apenas em instituições especializadas, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. c) modalidade de educação fora do ambiente escolar, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. d) modalidade de educação disponível somente para crianças com deficiência física e mental. e) modalidade de educação destinada exclusivamente para crianças superdotadas ou com altas habilidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro