Questões de Concursos: Docente II

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21 Q893675 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O principal objetivo da proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico na Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), é:

22 Q893679 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Nos estudos com as crianças, Jader Janer trabalha com o conceito de “mapas vivenciais”, que podem ser compreendidos como:

23 Q893681 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

No livro Trajetórias e Fundamentos na Educação Ambiental, o conceito de Educação Ambiental proposto por Loureiro pode ser definido como:

24 Q893686 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Como legado, Azoilda Trindade deixou importantes contribuições para a luta por uma educação antirracista, incluindo a ideia acerca dos valores civilizatórios. Um dos objetivos se destaca, ao se enfatizarem os valores civilizatórios afro-brasileiros propostos por Azoilda Trindade. A saber:

25 Q893690 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Assinale a opção que NÃO está de acordo com as regras para a organização da educação infantil, conforme estabelecido nos arts. 30 e 31 da Lei nº 9.394/96.

26 Q893665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak ressalta a importância das diferenças individuais e o valor da diversidade. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica aborda a gestão pedagógica e administrativa das escolas indígenas.
Assinale a opção que melhor reflete o princípio defendido por ambos os textos.

27 Q893668 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os profissionais que cuidam regularmente de crianças na primeira infância devem:

28 Q893672 | Pedagogia, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

As avaliações são um dos grandes problemas pelos quais os professores passam. Por meio de exames e provas, sendo as notas uma forma de classificação do desempenho escolar, os estudantes são colocados em um ambiente de pressão, no intuito de “serem preparados” para o ingresso em faculdades e no mercado de trabalho. Assim, de acordo com Hernández e Ventura, a abordagem da avaliação em projetos de trabalho se propõe como:

29 Q893676 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Em seu livro Terreno Baldio, Lopes (2021) aponta para a relação entre o corpo e as paisagens. Para o autor, na construção e interpretação das paisagens, o corpo

30 Q893682 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Entende-se por educação especial, de acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):
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