Questões de Concurso Dor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1003274 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre os anti-inflamatórios não esteroidais, analise as afirmativas abaixo.

I. Podem ser usados em analgesia multimodal no pós-operatório.

II. Não podem ser usados em dores agudas.

III. Agem também nos receptores opioides.

IV. Usar 2 tipos combinados prolongam a analgesia.

Estão corretas as afirmativas:

2 Q1003271 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.

Analise o enunciado abaixo para responder as questões 37 e 38.

Durante o processamento da dor, diversas expressões corporais são emitidas: vocalização, expressão facial, alterações comportamentais, respostas emocionais e neuroendócrinas e vegetativas.

Analise as afirmativas abaixo.

I. A dor consciente, discriminativa, tem projeção encefálica contralateral e é uma via rápida.

II. A dor lenta pode ser conduzida por vias diferentes, alcançando áreas encefálicas diversas.

III. No gânglio da raiz dorsal próximo à medula, está presente o primeiro neurônio sensorial que conduz informação dolorosa de todo o corpo.

Estão corretas as afirmativas:

3 Q1003278 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando os fenômenos plásticos sinápticos relacionados com o processo de cronificação da dor, analise as afirmativas abaixo.

I. A sinapse entre neurônio I e II da dor é glutamatérgica. Um estímulo de fraca intensidade abrirá canais de glutamatérgicos do tipo NMDA e o estímulo será passado a frente.

II. Caso aconteça um estímulo de intensidade forte ou de duração mais prolongada ocorrerá um desacoplamento do íon magnésio de receptores do tipo NMDA, favorecendo sua abertura na presença de glutamato.

III. Receptores de glutamato tipo NMDA favorecem o influxo de cálcio intracelular e receptores metabotrópicos são capazes de, via segundos mensageiros, levar a elevação de concentração de cálcio citosólico, através da liberação deste íon pelo retículo sarcoplasmático.

Assinale alternativa correta.

4 Q998057 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Depois do estudo metodológico do médico Paul Nogier sobre a acupuntura auricular, há um novo entendimento sobre as correspondências anatômicas e funcionais existentes entre os pontos de acupuntura na orelha e os nervos cranianos. Sabe-se agora que essas correlações explicam melhor as respostas sistêmicas por meio do mecanismo neurofisiológico.

Sobre esse tema, é correto afirmar que:

5 Q998058 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, de 48 anos de idade, é candidata a colecistectomia videolaparoscópica. Na consulta pré-operatória, relata sofrer de hipertensão arterial desde os 40 anos de idade e fazer uso de losartana 50 miligramas pela manhã. Sem outras patologias. Índice de massa corporal de 40 kg/m2. Pressão arterial de 150 X 100 mmHg.

De acordo com a classificação do Estado Físico segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), essa paciente deve ser classificada como:

6 Q998066 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 58 anos foi internada por confusão mental e dor em ombro direito. É portadora de neoplasia de mama em estágio avançado com metástases ósseas. Havia relato, pela anamnese dirigida, de constipação e distensão abdominal. O marido confirmou que, nos últimos dias, ela já não conseguia levantar-se e tomar adequadamente seus medicamentos. Durante a internação confirmou-se a fratura patológica de cabeça do úmero e hipercalcemia da malignidade (PTH suprimido). Houve redução dos níveis séricos de cálcio (Ca: 15 mg/dl para 12 mg/dl em 2 dias), e a creatinina sérica, que na entrada era de 3,8 mg/dl, caiu para 2,0 mg/dl em 48 horas. Os medicamentos reintroduzidos com a melhora clínica da paciente após 3 dias de hidratação e pamidronato foram: metadona, amitriptilina, duloxetina e gabapentina – os últimos por dor radicular. Infelizmente, os sintomas de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação se evidenciaram, levando à realização de exame tomográfico do abdômen e pelve. Observou-se distensão de ceco (9,0 cm em maior diâmetro), cólon ascendente, transverso e cólon descendente com presença de fecaloma em sigmoide.

Diante da principal hipótese diagnóstica, a melhor conduta imediata é:

7 Q998070 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Rita tem 68 anos e mora no interior do estado. Procura o seu ambulatório com queixa de lombociatalgia irradiada para face lateral da perna esquerda até o hálux ipsilateral.

Com base no raciocínio clínico-anatômico, as manobras semióticas subsequentes são:

8 Q998072 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Rufino é um homem de 66 anos com histórico de fibrilação atrial, hipertensão arterial e sarcoidose pulmonar. Faz uso de Marevan (warfarina), diurético e, há 6 meses, passou a usar prednisona para tratar da sarcoidose. Refere fazer pilates 3 vezes por semana. Relata também que, recentemente, precisou tomar antiinflamatórios por 5 dias para tratar patologia dentária. Ele apresenta dor intensa no quadril esquerdo, que piora com o movimento e não alivia com repouso. O exame físico revela dor à palpação do quadril e limitação na amplitude de movimento. O teste de Patrick (FABER) é positivo, indicando dor na face anterior do quadril. A radiografia mostra alterações sugestivas de osteonecrose da cabeça do fêmur.

A história clínica do Rufino ressalta dois fatores de risco para osteonecrose, a saber:

9 Q998077 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Enzo, 15 anos, negro, com diagnóstico de anemia falciforme e histórico de vários episódios prévios de crise vaso-oclusiva, apresenta-se ao pronto-socorro com dor intensa na perna esquerda, febre (38,9 °C) e mal-estar geral, iniciados há cerca de três dias. Ele relata que a dor piorou progressivamente e não responde aos analgésicos usuais. Não há histórico de trauma recente. Atualmente, faz uso de hidroxiureia 20 mg/kg/dia, ácido fólico 1 mg/dia e penicilina profilática (250 mg duas vezes ao dia). Ao exame físico, observa-se Tax de 38,9 °C e pressão arterial de 120 x 70 mmHg. Nota-se edema, calor e dor na topografia da tíbia esquerda, que se exacerba à mobilização. Exames laboratoriais iniciais mostram: anemia (Hb: 8g/dL); leucocitose (18.000/mm³) com desvio à esquerda; proteína C-reativa (PCR): 150 mg/L (elevada); VHS: 90 mm/h (elevada). O médico solicitou uma ressonância magnética, que evidenciou presença de edema da medula óssea, alterações corticais, coleções líquidas e realce com contraste.

A hipótese diagnóstica principal é:

10 Q1003266 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente de 30 anos, sem doenças prévias, após acidente de moto apresentou quadro de avulsão de plexo braquial e aumento da sensibilidade a estímulos normais. Trata-se de ______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.