Questões de Concurso Dor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q998049 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino, 54 anos de idade, em tratamento com acupuntura para ansiedade e hipertensão com médico experiente. Vinte minutos após a inserção perpendicular (90°) de agulha (0,30 x 50) e manipulação no ponto VC16 (Zhongting), o paciente evoluiu com desconforto respiratório progressivo, dor torácica súbita, especialmente ao respirar, e ansiedade amplificada. Ainda na clínica, o médico prestou atendimento e percebeu sinais clínicos de Tríade de Beck com desfecho em PCR, tendo executado, sem sucesso, manobras de ressuscitação. Essa sucessão progressiva de eventos com desfecho clínico fatal se deve à penetração da agulha através de um forame esternal com lesão do pericárdio e coração.

Essa má formação congênita está associada à presença da variação anatômica:

12 Q1005277 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos, com diagnóstico de lombalgia crônica, busca tratamento para aliviar a dor e melhorar a mobilidade. O fisioterapeuta avalia a situação e sugere um plano de tratamento focado no fortalecimento do core e melhoria da postura. Nesse cenário, a intervenção mais apropriada para integrar ao plano de tratamento desse paciente é:

13 Q1005285 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Numa paciente de 78 anos com fratura progressiva osteoporótica da coluna dorsal (doença de Kummell), evoluindo com achatamento e encunhamento vertebral > 20%, mas sem projeção do muro posterior para o canal vertebral e sem défice neurológico, a principal opção terapêutica é:

14 Q1005286 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 42 anos é atendida na emergência com intensa dor na cabeça iniciada três dias antes. Relata ter dor de cabeça há muitos anos, de forma periódica, com períodos de acalmia, diagnosticada como enxaqueca. Sua mãe também sofrera disso até a velhice. Diferentemente das crises anteriores, desta vez a dor não melhorou com analgésicos, é holocraniana e contínua e irradia para a nuca. Além da dor, está vendo os objetos “duplicados” e hoje acordou sem conseguir abrir o olho direito. O exame confirma a queixa e indica midríase paralitica à direita. Diante desse quadro a hipótese etiológica é:

15 Q1005291 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos procura clínico geral porque vem apresentando dor de cabeça contínua há mais de 1 mês. A dor é holocraniana, de intensidade moderada. Na última semana, apresentou episódios de vômitos e mal-estar. Por mais de uma vez, durante este mês, sentiu por minutos um cheiro desagradável em associação com sensação de “desconhecimento” do ambiente, e hoje, pela manhã, após sentir o cheiro ruim, apresentou, segundo a família, uma convulsão. Na emergência, o exame neurológico era normal, exceto por edema de papila bilateral ao exame do fundo do olho.

A conduta obrigatória neste momento é:

16 Q1003275 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre os conceitos de nocicepção e de dor crônica, analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira é o estímulo chegando ao SNC, a segunda soma-se com fenômenos de regulação emoção.

II. São sinônimos.

III. Nocicepção é considerada dor aguda, sendo mais prolongada torna-se dor crônica.

IV. Dor crônica é o estímulo chegando ao SNC e nocicepção é o estímulo localizado apenas SNP.

Estão corretas as afirmativas:

17 Q1003277 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo.

I. Após lesão neuropática periférica, a ativação de células da glia centrais pode produzir óxido nítrico (NO), que por sua vez pode atuar como mediador, elevando a liberação de vesículas sinápticas, levando a uma hiperalgesia.

II. Células de Schwann, formadoras da bainha de mielina no sistema nervoso periférico, proliferamse e podem produzir fatores tróficos que estimulam o crescimento do neurônio lesionado.

III. Após lesão neuropática periférica, pode ocorrer elevação da expressão, e consequentemente do número, de canais de Na+ presentes no neurônio lesionado. Este processo favorece disparos ectópicos de potenciais de ação.

Estão corretas as afirmativas:

18 Q1003279 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando os fenômenos plásticos sinápticos relacionados com o processo de cronificação da dor, analise as afirmativas abaixo.

I. A elevação de cálcio intracelular pós-sináptico, estimula a ação da enzima óxido nítrico sintetase e o NO por ela produzido, pode se difundir e alcanças a célula pré-sináptica, estimulando a maior liberação de glutamato.

II. A elevação de cálcio intracelular pós-sináptico pode estimular a inserção de mais receptores na membrana pós sináptica, elevando a efetividade da transmissão sináptica.

III. A elevação de cálcio intracelular pós-sináptico pode estimular a expressão de uma cascata de segundos mensageiros que acabarão por inibir fatores de transcrição levando a modificações celulares estruturais como poda da arborização dendrítica.

Estão corretas as afirmativas:

19 Q1003291 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

As dores nos membros inferiores de causas neurogênicas precisam ser diferenciadas das causas vasculares. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

20 Q998055 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o diagnóstico pelo exame do pulso é uma técnica fundamental para avaliar o estado de saúde do paciente e entender o equilíbrio de Qi (energia vital), Xue (sangue), Yin e Yang no corpo. São 12 tipos no total, avaliados em três posições diferentes (cun, guan e chi), superficiais e profundas, de cada antebraço, e correspondentes a diferentes órgãos (Zhang) e vísceras (Fu) internos.

Sobre o tema, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.