Questões de Concursos Dor

Resolva questões de Dor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q998060 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 31 anos, candidato a drenagem de abcesso em parede torácica sob anestesia geral, ingeriu um copo de leite de vaca (300 mL) às 8 horas da manhã.

O tempo de jejum mínimo recomendado para a aplicação de anestesia geral no caso será de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q998054 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Os clássicos livros de acupuntura descrevem os diversos tipos de pontos, suas funções e suas indicações no tratamento por acupuntura e moxabustão.

Sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1003280 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre as hipóteses relacionadas ao desenvolvimento da SDRC, analise afirmativas abaixo.

I. Fenômenos auto-imunes, predisposição genética e alterações psicológicas.

II. A única hipótese levantada foi a presença de fenômenos auto-imunes.

III. Uma infecção pelo vírus Epstein-Barr.

IV. Fenômenos auto-imunes, infecções virais, predisposição genética e tabagismo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1005277 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos, com diagnóstico de lombalgia crônica, busca tratamento para aliviar a dor e melhorar a mobilidade. O fisioterapeuta avalia a situação e sugere um plano de tratamento focado no fortalecimento do core e melhoria da postura. Nesse cenário, a intervenção mais apropriada para integrar ao plano de tratamento desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1003272 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Texto associado.

Analise o enunciado abaixo para responder as questões 37 e 38.

Durante o processamento da dor, diversas expressões corporais são emitidas: vocalização, expressão facial, alterações comportamentais, respostas emocionais e neuroendócrinas e vegetativas.

Analise as afirmativas abaixo.

I. As projeções de informações dolorosas para o hipocampo são responsáveis pelo direcionamento da cabeça para a origem da dor.

II. As projeções de informação dolorosa para o hipotálamo são responsáveis por mediar respostas neurovegetativas.

III. Segundo a teoria do portal (portão) da dor, estímulos táteis podem inibir estímulos dolorosos por meios de interneurônios inibitórios.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1007470 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente refere dor periférica, por uma contusão com corte profundo no jogo de futebol ocorrido há 4 meses. Reclama de não conseguir executar os movimentos exercidos por músculos na região do ferimento. Ao exame clínico, observa-se que o ferimento manteve contato com terra e sujeira do local onde jogava bola. Não está tomando medicamento e o médico foi consultado, apenas no atendimento emergencial. Com base no caso acima descrito, assinale a alternativa que apresenta a definição da qualidade da dor e sua respectiva via de condução.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q998052 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Em nível histológico, é conhecida a existência da relação estreita entre a localização dos pontos de acupuntura e a localização de diversas modalidades de receptores somatossensoriais (estereoceptivos e proprioceptivos). Os receptores proprioceptivos estão localizados mais profundamente ao nível das transições miotendinosas. Há também descrição na literatura médica de correspondência anatômica significativa entre pontos motores e pontos de acupuntura.

O ponto de acupuntura IG4 (Hegu) correlaciona-se corretamente com o ponto motor do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q998062 | Medicina, Pneumologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da fisiologia respiratória é fundamental para melhorar a tomada de decisão clínica. A resposta fisiológica orienta o diagnóstico e a conduta terapêutica.

A resposta ventilatória à pressão parcial arterial de dióxido de carbono (PaCO2):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1005276 | Fisioterapia, EletroTermoFototerapia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 30 anos, diagnosticada com artrite reumatoide, relata aumento da dor e rigidez nas articulações, principalmente nas mãos e nos pulsos. O reumatologista pretende adotar uma abordagem terapêutica que alie medicação a técnicas físicas para maximizar o controle da dor e manter a funcionalidade das articulações.

A abordagem indicada nesse caso consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1007474 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre pregabalina e gabapentina, analise as afirmativas abaixo.

I. Liga-se à subunidade α2-δ dos canais de cálcio voltagem-dependentes no SNC.

II. Reduz a entrada de potássio nas terminações pré-sinápticas dos neurônios hiperexcitados.

III. Aumenta a liberação de neurotransmissores excitatórios (glutamato, sustância P, noradrenalina).

IV. Atividade apenas anticonvulsivante.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q998049 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino, 54 anos de idade, em tratamento com acupuntura para ansiedade e hipertensão com médico experiente. Vinte minutos após a inserção perpendicular (90°) de agulha (0,30 x 50) e manipulação no ponto VC16 (Zhongting), o paciente evoluiu com desconforto respiratório progressivo, dor torácica súbita, especialmente ao respirar, e ansiedade amplificada. Ainda na clínica, o médico prestou atendimento e percebeu sinais clínicos de Tríade de Beck com desfecho em PCR, tendo executado, sem sucesso, manobras de ressuscitação. Essa sucessão progressiva de eventos com desfecho clínico fatal se deve à penetração da agulha através de um forame esternal com lesão do pericárdio e coração.

Essa má formação congênita está associada à presença da variação anatômica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q998072 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Rufino é um homem de 66 anos com histórico de fibrilação atrial, hipertensão arterial e sarcoidose pulmonar. Faz uso de Marevan (warfarina), diurético e, há 6 meses, passou a usar prednisona para tratar da sarcoidose. Refere fazer pilates 3 vezes por semana. Relata também que, recentemente, precisou tomar antiinflamatórios por 5 dias para tratar patologia dentária. Ele apresenta dor intensa no quadril esquerdo, que piora com o movimento e não alivia com repouso. O exame físico revela dor à palpação do quadril e limitação na amplitude de movimento. O teste de Patrick (FABER) é positivo, indicando dor na face anterior do quadril. A radiografia mostra alterações sugestivas de osteonecrose da cabeça do fêmur.

A história clínica do Rufino ressalta dois fatores de risco para osteonecrose, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1005294 | Medicina, Artrite Reumática, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 55 anos, com histórico de artrite reumatoide, apresenta dor e deformidade progressiva nas mãos. A radiografia mostra degeneração articular, subluxação das articulações metacarpofalângicas, ruptura dos tendões extensores e desvio ulnar dos dedos.

O tratamento mais indicado para esse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1007476 | Medicina, Dor, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a utilização dos AINEs, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1005279 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 40 anos, diagnosticada com síndrome do túnel do carpo, sofre com dor e formigamento nas mãos, especialmente durante a noite e já utiliza uma tala para imobilização durante o sono. Após falha no alívio com tratamento medicamentoso, o ortopedista considera outras opções terapêuticas para reduzir os sintomas.

A intervenção mais apropriada para integrar o plano de tratamento dessa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1005286 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 42 anos é atendida na emergência com intensa dor na cabeça iniciada três dias antes. Relata ter dor de cabeça há muitos anos, de forma periódica, com períodos de acalmia, diagnosticada como enxaqueca. Sua mãe também sofrera disso até a velhice. Diferentemente das crises anteriores, desta vez a dor não melhorou com analgésicos, é holocraniana e contínua e irradia para a nuca. Além da dor, está vendo os objetos “duplicados” e hoje acordou sem conseguir abrir o olho direito. O exame confirma a queixa e indica midríase paralitica à direita. Diante desse quadro a hipótese etiológica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1005291 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 50 anos procura clínico geral porque vem apresentando dor de cabeça contínua há mais de 1 mês. A dor é holocraniana, de intensidade moderada. Na última semana, apresentou episódios de vômitos e mal-estar. Por mais de uma vez, durante este mês, sentiu por minutos um cheiro desagradável em associação com sensação de “desconhecimento” do ambiente, e hoje, pela manhã, após sentir o cheiro ruim, apresentou, segundo a família, uma convulsão. Na emergência, o exame neurológico era normal, exceto por edema de papila bilateral ao exame do fundo do olho.

A conduta obrigatória neste momento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q998058 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, de 48 anos de idade, é candidata a colecistectomia videolaparoscópica. Na consulta pré-operatória, relata sofrer de hipertensão arterial desde os 40 anos de idade e fazer uso de losartana 50 miligramas pela manhã. Sem outras patologias. Índice de massa corporal de 40 kg/m2. Pressão arterial de 150 X 100 mmHg.

De acordo com a classificação do Estado Físico segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), essa paciente deve ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1005278 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos, diagnosticada com fibromialgia, relata dor crônica generalizada e fadiga persistente. O reumatologista busca integrar uma abordagem terapêutica que combine manejo da dor e melhoria do bem-estar geral.

A intervenção que deve ser incorporada no plano de tratamento dessa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1005283 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Quanto aos tumores de bainha o de nervo periférico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.