Questões de Concurso Dor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q998059 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, de 61 anos de idade, é candidata a colectomia direita videolaparoscópica. O médico residente da anestesiologia relata que, ao exame da cavidade oral, visualizou o palato mole e a base da úvula.

De acordo com a classificação de Mallampati modificada, essa paciente deve ser classificada como:

22 Q998060 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 31 anos, candidato a drenagem de abcesso em parede torácica sob anestesia geral, ingeriu um copo de leite de vaca (300 mL) às 8 horas da manhã.

O tempo de jejum mínimo recomendado para a aplicação de anestesia geral no caso será de:

23 Q998061 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

O procedimento cirúrgico considerado de médio porte que apresenta risco intermediário (entre 1 e 5%) para infarto e/ou morte dentro de 30 dias após a cirurgia é o(a):

24 Q998062 | Medicina, Pneumologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da fisiologia respiratória é fundamental para melhorar a tomada de decisão clínica. A resposta fisiológica orienta o diagnóstico e a conduta terapêutica.

A resposta ventilatória à pressão parcial arterial de dióxido de carbono (PaCO2):

25 Q998063 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, com 42 anos de idade, sem patologias prévias, é candidata a cirurgia de excisão de pólipo de corda vocal com uso de laser de dióxido de carbono. Exame físico pré-operatório normal.

A medida mais eficaz para evitar fogo nas vias aéreas nesse caso é:

26 Q998064 | Medicina, Cirurgia Geral, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente, com 45 anos de idade, apresenta, após tireoidectomia total, quadro compatível com lesão do nervo laríngeo recorrente direito.

No exame pós operatório realizado por especialista, o diagnóstico é confirmado pelo seguinte achado:

27 Q998067 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 78 anos procurou o ambulatório de uma clínica médica pois vinha apresentando dispneia aos esforços. Estava em uso de olmesartana 40 mg ao dia e hidroclorotiazida 12,5 mg ao dia. Negava outros sintomas. Ela levou para consulta os exames laboratoriais realizados no último mês. Os resultados de glicemia, sódio, potássio, ureia, creatinina e hemograma estavam dentro da normalidade. O ecocardiograma recente estava sem alterações significativas. O exame físico constatou ritmo cardíaco regular e bulhas normofonéticas. O restante do exame não apresentava alterações. A pressão arterial era de 162 x 80 mmHg e a frequência cardíaca, de 41 batimentos por minuto. A paciente levou um eletrocardiograma realizado 4 semanas antes da consulta, em que foi evidenciado um bloqueio atrioventricular do 2º grau Mobitz II. Esse exame foi repetido no dia do atendimento, quando o bloqueio atrioventricular foi confirmado.

Nesse caso, a conduta mais indicada é:

28 Q998068 | Medicina, Clínica Médica Humana, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um homem adulto, jovem, ativo, apresentando sinais de sinovite aguda em articulação do joelho direito e tornozelo direito, lombalgia recorrente e com história de uretrite e conjuntivite infecciosa e recorrente, foi tratado com cefalosporina de primeira geração, sem melhora clínica. Deu entrada na emergência do hospital com fortes dores, calor e rubor articular leve.

O diagnóstico mais provável nesse caso é:

29 Q998069 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Menina de 6 anos foi atendida na UPA com queixa de febre e cervicalgia à direita, com amplitude reduzida do movimento do pescoço e aumento de volume do local da dor há 24 horas. Está em tratamento para amidalite estreptocócica com amoxicilina em dose e intervalo adequados há 4 dias.

O diagnóstico é:

30 Q998073 | Medicina, Clínica Médica Humana, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Alex tem 45 anos e se queixa de dor lombar mais intensa pela manhã ou após um repouso prolongado, associada a rigidez matinal de cerca de 90 minutos de duração. Refere que a dor melhora ao longo do dia com atividade física.

O diagnóstico sindrômico, a hipótese diagnóstica e o método de imagem apropriados para o caso, nessa sequência, são:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.