Questões de Concurso Dor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q998050 | Medicina, Neurologia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino, 30 anos de idade, porte atlético, administrador de empresa, em tratamento com acupuntura para distúrbios de ansiedade e insônia. Durante agulhamento e manipulação do ponto PC6 (Neiguan), o médico inseriu agulha (0,25 x 30) com 1,5 cm de profundidade, e o paciente queixou-se de sensação de distensão/choque ao longo do antebraço. O médico erroneamente interpretou esse sintoma como obtenção da energia (De Qi). Continuou manipulando, com vigorosa e contínua estimulação, por 15 minutos com melhora da dor. Ao final da sessão, os dedos do paciente ficaram com limitação funcional do ADM (flexão interfalangianas dos dedos) e parestesia. O médico iniciou aplicação de moxabustão no punho e manobras manuais locais (punho), observando melhora dos sintomas contraturais após 30 minutos.

A falha técnica, com lesão do nervo mediano, foi causada por manipulação excessiva e profundidade inadequada, gerando neuropraxia com:

52 Q998053 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 54 anos, HAS e DM de base, foi submetido a tratamento com acupuntura para cervicalgia crônica às 11 horas. O médico, sem perguntar o horário em que havia ocorrido a última ingestão de alimentos sólidos e líquidos, realizou o agulhamento a seco. O paciente foi posicionado semissentado em cadeira da massagem para abordagem cervical. Dez minutos após agulhamento e manipulação das agulhas, referiu desconforto e mal-estar. O médico percebeu quadro de hipotensão, retirou rapidamente as agulhas e, com auxílio da secretária, posicionou o paciente na maca em decúbito dorsal. Na sequência, utilizou o ponto VG26 (Renzhong) para reanimação com sucesso.

Nesse cenário, a reação adversa se explica por jejum de 4 horas associado à estimulação dos pontos:

53 Q998054 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Os clássicos livros de acupuntura descrevem os diversos tipos de pontos, suas funções e suas indicações no tratamento por acupuntura e moxabustão.

Sobre o tema, é correto afirmar que:

54 Q998065 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Durante reanimação cardiorrespiratória, a pressão parcial de dióxido de carbono medida ao final da expiração pela capnografia (PEtCO2) é correlacionada com o:

55 Q998071 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um residente apresenta ao seu preceptor do ambulatório o caso de Jeferson, um homem de 24 anos com dor lombar crônica de início há 3 meses que melhora com a atividade física e piora em repouso, além de rigidez matinal que dura mais de 30 minutos e dor alternante nas nádegas. Prontamente, o residente descreve o exame físico, enfatizando a limitação na flexão da coluna lombar e sensibilidade nas articulações sacroilíacas. Por fim, refere que os testes laboratoriais mostram aumento da proteína C-reativa (PCR) e da velocidade de hemossedimentação (VHS). O HLA-B27 é detectado.

Quando indagado pelo perceptor sobre o papel do HLA B27 no mecanismo etiopatogênico da doença, o residente deve responder que esse antígeno:

56 Q998075 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Mercedes, 56 anos, economista, branca, casada, com 2 filhos, é encaminhada ao reumatologista pelo pneumologista que investiga queixa de tosse seca e dispneia aos médios e grandes esforços. Ao exame físico, nota-se artrite de tornozelos e eritema nodoso na face anterior e medial da tíbia bilateralmente. A tomografia de tórax evidencia linfadenopatia hilar simétrica, nódulos centrolobulares e peribroncovasculares, áreas de opacidades em vidro fosco, reticulações e bronquiectasias de tração.

A hipótese diagnóstica justificada mais plausível para o caso é:

57 Q1005280 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 25 anos, jogador de futebol amador, relata dores recorrentes no joelho após jogos e treinos intensos. A ortopedista suspeita de uma lesão no menisco e considera várias abordagens para diagnóstico e tratamento.

A conduta mais apropriada para integrar o plano de tratamento desse paciente é:

58 Q1005282 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Com relação ao tratamento da hidrocefalia pediátrica, é correto afirmar que:

59 Q1005287 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 34 anos procura neurologista por estar apresentando, há 3 meses, dor na cabeça, que a cada dia se agrava. Nos últimos dias não pôde trabalhar por vômitos pela manhã, mal-estar e tonteira. Nega diabetes, hipertensão e trauma craniano. Recordase de parotidite há 6 meses. O exame neurológico é normal exceto pela perda de contorno papilar com áreas de hemorragia retiniana bilateralmente e paresia bilateral da abdução do globo ocular.

A tomografia de crânio excluiu processos expansivos e indicou a causa, sendo o paciente encaminhado para neurocirurgia com o seguinte diagnóstico:

60 Q1005288 | Medicina, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Paciente feminina, 59 anos, com diagnóstico de esclerose múltipla há 10 anos, sem tratamento preventivo, procura neurologista com quadro de episódios recorrentes de dor facial unilateral em região mandibular à esquerda em choque e de forte intensidade há 1 mês. A dor dura segundos. A ressonância magnética de crânio evidenciou lesões hiperintensas em T2/FLAIR em substância branca periventricular e justacortical bilateral, sem captação de contraste.

A opção terapêutica de escolha é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.