Questões de Concursos Ecografia Vascular com Doppler

Resolva questões de Ecografia Vascular com Doppler comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q998451 | Medicina, Cirurgia Geral, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de aproximadamente 20 anos dá entrada no prontosocorro com lesão por projetil de arma de fogo em região coxofemoral esquerda, além de agressões pelo corpo. O exame na sala de trauma mostra um paciente muito agitado, com orifício único de entrada não maior que 1,0 cm de diâmetro, quatro centímetros abaixo da prega inguinal no terço externo da face anterior da raiz da coxa. Tem trajeto levemente ascendente. Não é visualizado orifício de saída. Há sangramento ativo no local de um sangue claro e rutilante. O curativo que veio do atendimento pré-hospitalar (empapado de sangue e coágulos) não consegue conter o extravasamento. Uma radiografia mostra um projetil alojado no colo do fêmur, que está fraturado e com múltiplos pequenos fragmentos, e duas costelas fraturadas à direita. O pulso femoral está diminuído, e há enorme hematoma local que se estende por toda a coxa, porém com pulsos poplíteos e distais palpáveis, isócronos e isóbaros, aos contralaterais, embora finos bilateralmente.
Em uma primeira avaliação na sala de trauma, há que se supor que se trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q998452 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

O Serviço de Pneumologia encaminha um homem na quarta década de vida com sequelas de tuberculose pulmonar e, entre elas, episódios prévios de hemoptise. Este é exatamente o motivo de o terem trazido com pressa a um especialista. Ao examiná-lo, nota-se hemoptise com conteúdo rutilante, acompanhando quase todas as salvas de tosse. Previamente hígido, ainda resiste lúcido, mas é nítida a intensidade da anemia, como mostra sua palidez cutaneomucosa, taquidispneia e taquicardia.
Tendo disponíveis adequados recursos diagnósticos e terapêuticos, é esperado que o especialista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q998453 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Para as revascularizações distais, existem no mercado incontáveis recursos que trazem valioso auxílio ao profissional da área. Os materiais, com funções básicas e imprescindíveis de que não se deve esquecer, são por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q998454 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Em relação aos fluxos arteriais lidos ao doppler, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q998455 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Para tratamento de lesões complexas do eixo fêmoro-poplíteo, é uma boa estratégia considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q998456 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 38 anos relata que estava chegando ao ponto de ônibus e correu por uns dez metros para alcançar o coletivo. No movimento, bateu a perna em algo que não viu e sentiu forte dor na face posterior da perna direita. Foi levado a uma unidade básica de saúde e, após o primeiro atendimento, chega para uma avaliação especializada. Nega diabetes, hipertensão ou tabagismo. O relato da unidade e origem continha a história acima e acrescentava: “Ao exame físico, panturrilha endurecida, empastada, de volume aumentado, muito dolorosa à palpação e à flexão dorsal e plantar do pé. Dor de difícil controle. Conduta: analgesia, repouso absoluto, heparina 5.000 UI IV e avaliação de cirurgia vascular em caráter de emergência. HD.: TVP?” Ao examinar o caso, o especialista de plantão não consegue caracterizar empastamento, mas o volume da panturrilha realmente está muito aumentado em relação à esquerda. A dor é intensa e independe do toque. Há equimose na pele ao redor. Pulsos distais, perfusão e enchimento capilar são normais.
Ao receber esse paciente em sua unidade, o plantonista deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q998457 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Antes de procedimentos endovasculares, determina-se que os pacientes suspendam o uso de metformina.
Isso é feito para evitar que a associação dessa medicação com o contraste iodado possa induzir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q998458 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos, diabético, tabagista, se apresenta no pronto-socorro com pico hipertensivo, dor intensa e claudicação incapacitante no membro inferior direito, com início há menos de 12 horas, e evoluindo com piora. Relata ter revascularização fêmuro-poplítea infrapatelar com safena in situ nesse membro há quase quatro anos. O pé é viável, com sensibilidade e movimento ainda preservados e o ecodoppler confirma a oclusão do enxerto de safena.
Considerando segurança e eficácia, a conduta mais adequada para o paciente nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q998459 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

No CTI pediátrico, uma criança de três anos está há 24 dias em tratamento para sepse de origem pulmonar há 24 dias, com uso de aminas vasoativas em doses altas, acesso venoso profundo em subclávia direita, catéter vesical de demora, TOT, e punção de artéria braquial esquerda para PAM invasiva. O parecer foi pedido especificamente para avaliação de isquemia no membro superior direito. No plantão anterior, foi tentado acesso braquial desse lado para PAM, sem sucesso. Há relatos de algumas punções arteriais com sucesso, porém sem progressão adequada do guia. Foi instalado o catéter e até houve curva típica de PAM por instantes, mas o membro ficou frio e pálido em relação ao esquerdo. Com medo de lesão arterial, o plantonista retirou esse acesso e puncionou a contralateral. Ao exame, todas as extremidades estavam frias, com intensa cianose não fixa de mãos e pés, sendo que mais intensas na mão direita. O antebraço direito apresentava áreas mosqueadas, isto é, traços alternantes de pele muito isquêmica, pálida, gélida, com traços de intensidade isquêmica menor, com cianose não fixa e frialdade moderada. As falanges distais do polegar e terceiro dedo direito e háluxes já apresentavam necrose.
Considerando esses relatos e o exame físico, a conduta mais indicada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q998460 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Na terapia trombolítica por catéter, espera-se que as principais complicações potenciais sejam relacionadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q998461 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 32 anos, jogador de futebol, foi alvejado com dois projetis de arma de fogo (PAF) durante assalto. Deu entrada na sala de trauma, sendo realizada abordagem XABCDE. Foi identificado um orifício de entrada com sangramento abundante no terço médio da coxa direita, que contido por compressão manual seguida de torniquete com orifício de saída no mesmo terço médio. Encontra-se outro orifício de entrada no hemitórax direito anterior e saída posterior no terço superior. Identificaramse murmúrio vesicular ausente e drenagem em selo d’água com saída de 530 ml de sangue sem continuidade do sangramento. O paciente encontrava-se torporoso com PA 70x40mmHg FC 128 FR 35irm. O exame do membro inferior direito com a retirada do torniquete deu retorno ao sangramento abundante e não havia pulsos poplíteo e distais. Mesmo após expansão rápida de volume com 1000ml de cristaloide, o quadro clínico não se alterou.
Nesse momento, a conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q998462 | Medicina, Angiologia, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 65 anos, assintomática, portadora de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, foi submetida a um exame de ultrassonografia Doppler de carótidas e vertebrais. Durante o exame, foi observada presença de placas calcificadas localizada na artéria carótida interna esquerda. Na avaliação das velocidades de fluxo ao Doppler espectral, evidenciou-se uma velocidade de pico sistólico (VPS) da artéria carótida interna esquerda de 210 cm/s.
Segundo o critério primário do valor da velocidade, é apropriado suspeitar de que se trata de um exame com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q998463 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 40 anos apresenta queixa de dor na região do flanco direito. Seus exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia revelam uma hérnia de Spiegel.
Conceitualmente, a hérnia de Spiegel se localiza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q998464 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao estudo dos carcinomas hepatocelulares por tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1003267 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes achados é sugestivo de estenose hemodinamicamente significativa nas artérias renais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1003391 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes achados é indicativo de doença parenquimatosa renal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1003393 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes achados é sugestivo de oclusão de artéria renal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1003395 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes achados é sugestivo de estenose hemodinamicamente significativa na artéria renal do rim transplantado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1003397 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre os artefatos que podem ser geradas na imagem, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1003398 | Medicina, Ecografia Vascular com Doppler, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação ao aparelho de ultrassonografia vascular, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.