Questões de Concurso Economista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q739449 | Economia, Economista, CAEMA MA, IBEG

A palavra economia deriva do grego, e significa “aquele que administra o lar”. Assim como as famílias a sociedade se depara com decisões de como alocar seus recursos da melhor forma. Acerca dos princípios de economia assinale a alternativa correta:

112 Q182194 | Economia, Sistemas de amortização, Economista, UFAL, COPEVE UFAL

Uma dívida no valor de R$ 3.600,00 foi amortizada em 8 parcelas mensais, com taxa de 4% ao mês pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) e a primeira prestação foi paga ao completar 30 dias da data do empréstimo. O saldo devedor, logo após o pagamento da quarta prestação, era de

113 Q184422 | Economia, PIB, Economista, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

A variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de um país, de um ano para o outro,

114 Q743936 | Economia, MICROECONOMIA, Economista, BNDES, VUNESP

Uma empresa num mercado da concorrência perfeita tem sua função de custo total (CT) dada pela expressão: 2 CT = 25 q + 2.025, onde q representa a quantidade produzida. Logo, no período de tempo a que se refere essa função,

115 Q182252 | Macroeconomia, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

No modelo clássico, aumentos da taxa de inflação geram excesso de demanda de trabalho, elevam o salário nominal e, conseqüentemente, os custos das empresas, porém, não alteram os níveis de longo prazo da produção e do emprego.

116 Q183361 | Turismo, Legislação Específica, Economista, EMBRATUR, FUNIVERSA

Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014.

117 Q741538 | Economia, Sistema Financeiro Nacional, Economista, Assembléia Legislativa MS, FCC

Em 1988, o sistema financeiro no Brasil sofreu significativa mudança no modelo de segmentação e organização, ao ser criada a figura

118 Q181436 | Economia, Política fiscal, Economista, UFAL, COPEVE UFAL

Segundo a formulação mais simples da teoria keynesiana da determinação da renda, é possível afirmar:

I. O consumo é uma função estável da renda.

II. Uma dada mudança num componente autônomo da demanda agregada provoca uma mudança ainda maior na renda de equilíbrio.

III. Política fiscal não afeta a renda de equilíbrio.

Sobre as afirmativas acima, verifica-se que

119 Q181511 | Economia, Economista, DNOCS, FCC

Em relação à análise econômica de projetos, considere:

I. O método da taxa interna de retorno fornece uma avaliação mais eficaz do projeto de investimento do que o método do valor presente líquido, independentemente da volatilidade do fluxo de caixa projetado.

II. A análise de sensibilidade de um projeto consiste em simulações com mudanças nas variáveis que influenciam o fluxo de caixa de acordo com diferentes cenários econômicos.

III. O custo médio ponderado de capital é uma medida adequada da taxa mínima de atratividade do projeto.

IV. A despesa de depreciação é uma variável decisiva para o cálculo do fluxo de caixa esperado do projeto, porque sua magnitude depende do volume de capital requerido para o financiamento do projeto.

Está correto o que consta APENAS em

120 Q183138 | Economia, Finanças Públicas, Economista, BADESC, FGV

Com relação ao Sistema Tributário e sua relação com a distribuição de renda, analise as afirmativas a seguir:

I. O Brasil apresenta arrecadação tributária centrada em tributos indiretos, em que os mais pobres pagam proporcionalmente mais tributos em relação à sua renda do que os mais ricos.

II. O Imposto de Renda (IR) não apresenta efeito sobre a distribuição de renda por ser um imposto neutro, que impacta pobres e ricos da mesma maneira.

III. A política tributária concede tratamento privilegiado à renda de capital, com tabela regressiva para o Imposto de Renda de Pessoa Física e progressiva para renda de capital e, assim, tem efeito perverso sobre a distribuição de renda.

Assinale:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.