Início

Questões de Concursos Edital n 1

Resolva questões de Edital n 1 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1082385 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A teoria sociocultural de Lev Vygotsky oferece ferramentas conceituais importantes para a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Um de seus conceitos centrais é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Assinale a alternativa que define corretamente a ZDP.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1081952 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva redefine o papel da Educação Especial no sistema educacional. A respeito deste novo conceito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que realiza o atendimento educacional especializado e disponibiliza recursos e serviços.
(__)Na perspectiva da inclusão, a Educação Especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
(__)A Educação Especial se organiza para apoiar e complementar o ensino regular, e não para substituí-lo, garantindo a inclusão dos alunos público-alvo nas classes comuns.
(__)A avaliação do aluno para fins de identificação e encaminhamento para a Educação Especial deve ser realizada exclusivamente por meio de laudos médicos, que determinam as práticas pedagógicas a serem adotadas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1081953 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com altas habilidades/superdotação tem como objetivo suplementar sua formação, atendendo às suas necessidades específicas. Sobre as estratégias pedagógicas para este público, analise as afirmativas a seguir.

I.O enriquecimento curricular, que consiste na ampliação e aprofundamento dos conteúdos curriculares da base nacional comum, explorando temas de interesse do aluno com maior complexidade.
II.A aceleração de estudos, que permite ao aluno avançar em séries ou etapas da educação básica, concluindo-a em menor tempo, desde que comprovada sua capacidade e maturidade para tal.
III.O agrupamento de alunos por habilidade ou interesse, seja em classes especiais, salas de recursos ou atividades extracurriculares, para promover a interação e o desenvolvimento de projetos em comum.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1081954 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, que no Brasil tem status de emendaconstitucional, estabelece o direito à educação inclusiva. A respeito dos princípios dessa convenção, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Os Estados Partes devem assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, garantindo que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema geral de ensino com base em sua deficiência.
(__)A Convenção determina que adaptações razoáveis devem ser feitas para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência.
(__)O ensino da Língua de Sinais, do Braille e de métodos de comunicação alternativa e aumentativa deve ser facilitado para garantir a plena participação dos alunos com deficiência.
(__)A Convenção permite que os Estados Partes mantenham sistemas de educação segregados, desde que ofereçam vagas suficientes para todas as pessoas com deficiência que não desejarem frequentar o ensino regular.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1082469 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Os tipos de EPIs são selecionados com base nos riscos presentes no ambiente de trabalho. Entre os equipamentos de proteção individual essenciais para operadores de tratores, patrolas e retroescavadeiras, é CORRETO afirmar que estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1082472 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Um serviço braçal, ou trabalho braçal, envolve tarefas manuais que exigem esforço físico e pouca qualificação técnica ou intelectual. Sobre os serviços braçais, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:
(__)Transporte de materiais deve ser feito respeitando ergonomia.
(__)É permitido carregar excesso de peso sem equipamentos auxiliares.
(__)O servente deve usar EPI mesmo em tarefas simples ou curtas.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1082473 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Um servente externo para limpeza é um profissional que atua na conservação e higienização de ambientes, tanto internos quanto externos, sendo responsável por recolher lixo, limpar superfícies, vidros, e reabastecer materiais de higiene, garantindo um local limpo e adequado para a utilização. Sobre serviços de limpeza realizados pelo servente externo, marque verdadeiro (V) o falso (F) nas afirmativas abaixo:
(__)O uso de luvas, botas e colete refletivo é obrigatório durante limpeza de vias públicas.
(__)É permitido varrer ruas sem sinalização em locais com trânsito intenso.
(__)O descarte correto de resíduos evita contaminação ambiental e acidentes.
(__)O servente deve usar EPIs apenas quando houver fiscalização externa.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1082476 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Durante o expediente, um servente externo é responsável por receber as correspondências de um órgão público. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual deve ser o procedimento correto ao receber uma carta registrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1082479 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

No contexto da atuação do servente externo, a gestão de estoque de produtos exige atenção a diversos aspectos para garantir segurança, organização e eficiência operacional. Julgue as afirmativas abaixo:
I.O servente externo deve armazenar produtos pesados sempre nas prateleiras mais altas, para otimizar o espaço vertical do estoque.
II.Produtos químicos e de limpeza devem ser mantidos em locais ventilados, separados de alimentos e sinalizados conforme normas de segurança.
III.O controle de estoque pode ser realizado apenas de forma manual, sem registros ou etiquetas, desde que o responsável conheça a quantidade disponível.
IV.É fundamental que o servente externo verifique datas de validade e condições de embalagem dos produtos ao realizar reposição ou organização do estoque.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1082756 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O processo licitatório, conforme a Lei nº 14.133/2021, segue um rito com fases bem definidas. A respeito da fase preparatória, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A fase preparatória é caracterizada pelo planejamento da contratação e deve ser compatível com o plano de contratações anual do órgão.
(__)A elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico são documentos essenciais da fase preparatória.
(__)A análise de riscos da contratação é um dos elementos que devem constar da fase preparatória, visando a mitigar possíveis problemas na execução do contrato.
(__)A fase preparatória ocorre após a publicação do edital e consiste na análise das propostas e dos documentos de habilitação dos licitantes.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1082768 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos Lei N 14 133 de 2021, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A aplicação de sanções a licitantes ou contratados que cometem irregularidades deve ser precedida de um processo administrativo, no qual se garantam os direitos ao contraditório e à ampla defesa. Assinale a alternativa que descreve uma sanção administrativa prevista na Lei nº 14.133/2021.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1024930 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Edital n 1, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Does Gen Z Already Have a Retirement Problem?

By Elizabeth Gulino

Although they've only been in the professional sphere for less than a decade, Gen Z has already shaken up work as we know it. They're quiet quitting, overcoming imposter syndrome, taking adult gap years, and fully embracing being the personality hire. But they're also, apparently, not saving enough for retirement.

According to the Teachers Insurance and Annuity Association, a financial services company, only 20 percent of Gen Zers are currently saving for retirement. Surya Kolluri, head of the TIAA Institute, says there are a myriad of reasons as to why Gen Z may be behind on starting to save for this milestone: The cost of living is higher, financial pressures are abundant, student debt is climbing, and there's been more of a desire to achieve a healthy work-life balance and flexibility in careers instead of a six-figure salary. And of the 80 percent of respondents who haven't started saving, 35 percent of them admit they don't even know where to start.

A recent Bank of America study provided further confirmation: based on internal deposit account data, the banking institution found that Gen Z on average doesn't have enough saved to cover a month of expenses.

Kolluri says one of the biggest roadblocks in Gen Z's path to retirement is a lack of knowledge. Saving, investing, and the power of compounding aren't exactly taught in schools, and there are enough fin-fluencers and resources out there to make even the most dialed-in Gen Zers feel overwhelmed.

The most common — and easiest — path toward retirement is taking advantage of an employer's 401(k). Lauren, 24, does, but while her current company matches 4 percent of her contributions, she tells PS her former employer didn't match at all. "I didn't even realize that that was such a benefit I was missing," she says. "When I would tell people that they weren't matching it they were like, what? How are they getting away with that? And I had no idea." Now, of course, Lauren is taking full advantage of her employer's plan — but she would've been more ahead in her saving game if she knew what to look for before.

Of the 20 percent of the Gen Zers surveyed currently saving for retirement, 66 percent of them do so throughtheir employer, according to the TIAA. But thanks to dwindling job security and the rise of the gig economy, a chunk of the workforce has been left behind on retirement planning.

Angelina, 27, comes from a family of restaurateurs and is currently partial owner of a restaurant. Currently, she has zero retirement savings. Her dad, however, opened his first restaurant at 36 and was able to retire at 60. "He was able to start something and retire in less than 25 years, which I think gave me a false perception of reality," she says. "I think I'm going to be able to achieve the same thing, but I haven't saved a dime.

"I pay into social security, but that's not necessarily enough to survive on, if that even exists by the time that I'm able to collect it," Angelina adds.

Jane, 25, is at the opposite end of the spectrum: She's currently planning to retire in her 30s — at least, in a way. For most of her working life, she's held two full-time jobs and currently owns a townhouse in downtown Toronto that she rents out to tenants. She lives with her parents to save money and tells PS that 50 percent of her income goes to investments, including retirement.

Right now, she's using Financial Independence, Retire Early (FIRE) as a guide, which follows a formula of saving, investing, and frugal living to reach "financial independence" in a short time frame.

"It's a more flexible variation of retirement," Jane explains. "Retirement doesn't just take one form. There are a lot of different types of it. It's not never working — it's being work-optional, being flexible, being able to take really long breaks."

The first milestone under FIRE is called "barista fire," which Jane is currently working toward obtaining. "It gives you flexibility to be work-optional and gives you flexibility to have enough [saved] that you can be a barista, for example, or work part-time for the rest of your life so you're not dependent on a full 9-to-5 corporate job," she says. "My first FIRE milestone is hopefully saving $700,000. That would enable me to find alternative sources of income as opposed to a full 9-to-5."

Jane's not exactly the norm, however. Kolluri says that employers like Lauren's play a vital role in enabling their workers to get on a strong financial plan, meaning that freelancers or those who are self-employed, like Angelina, need to work that much harder to get themselves started. If you fall into that bucket, he says that looking into individual retirement accounts (IRAs) are a good place to start.

Haley Sacks, a financial influencer known as Mrs. Dow Jones, agrees that endless opportunities to buy and consume don't help very much when it comes to saving. "I think it's really hard when you're constantly bombarded with so much to buy and so much FOMO," she says. "It's very easy for people to spend everything that they make."

Jane, Lauren, and Angelina all cite similar reasons for their age group's lack of retirement funds: the rising cost of living, a shortage of knowledge, and endless opportunities to spend money under capitalism. "We livein a time where our FYPs and our Instagram feeds are perfectly tailored to things we want to purchase and overconsumption is so normalized," Angelina says. "I would say [Gen Z not saving] is more because of overconsumption and the need to shop that's ingrained in us versus not having things like a 401(k), or whatever the hell it's called."

Kolluri says education and instilling confidence among young people when it comes to their money is a must. Saving for retirement is vital — not only for living expenses to be covered with age, but medical expenses, too. "The average couple spends over $300,000 on healthcare in retirement in cash," Sacks says. "The funds that you're saving are not just to live in Boca and play golf all day they're also to take care of yourself as your health deteriorates."

Kolluri says that what's different about Gen Z is they value one thing above all else: freedom. "People in this demographic express interest in wanting to maintain the freedom to pursue their interests and being able to financially manage their lives," he says. "That is a new combination we have not seen in other generations."

Retirement is a long way off for Gen Zers. Angelina, though, is already looking forward to the future. "2025 is my year to get my shit together," she says.

https://www.popsugar.com/money/gen-z-retirement-49425345
In the article, a study conducted by Bank of America is mentioned to underline the financial situation of Gen Z. The study serves a specific role in supporting the argument of the article. What is the main purpose of the Bank of America study as discussed in the text?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1081778 | Português, Interpretação de Textos, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O Que É Estresse Ambiental e Como Lidar com Ele


Você já percebeu como, às vezes, a bateria do seucelular acaba rápido demais porque vários aplicativosestão rodando em segundo plano, sugando energia semque você perceba? O estresse ambiental funciona damesma forma no seu sistema nervoso.


Diferente do estresse agudo, que surge de forma intensa e passageira (como prazos apertados, provas ouemergências), o estresse ambiental é mais sutil econtínuo. Ele vai se acumulando lentamente, alimentadopor fatores como bagunça, barulho, poluição, excesso deestímulos digitais, multitarefa constante, necessidade dese adaptar a diferentes ambientes sociais ecomparações nas redes.


O problema do estresse ambiental é que ele se somasilenciosamente, mudando seu estado natural de calmapara um de tensão constante, em que o corpo nãoconsegue mais relaxar de verdade, afirma Bean.


Esse tipo de estresse pode impactar sua saúde deformas que você não percebe de imediato. "Quando seu corpo está constantemente reagindo a estressores ambientais, sua resiliência vai diminuindo com o tempo. O cérebro e o corpo ficam sobrecarregados e com menos recursos para lidar com o que aparece", explica Polina Shkadron, terapeuta em Nova York especializada em TDAH.


Esse acúmulo pode virar um ciclo vicioso, onde até os pequenos estresses do dia a dia, que antes pareciam fáceis de lidar, passam a ser opressores, já que o sistema nervoso está no limite. Com o tempo, isso pode levar a burnout, ansiedade, dificuldades emocionais, problemas de sono, inflamações, baixa imunidade e até dores crônicas.


Os sinais variam de pessoa para pessoa, mas alguns sintomas comuns incluem:


 • Sensação constante de estar "no limite", mesmo quando nada está visivelmente errado

• Tensão no corpo (principalmente no pescoço, mandíbula, quadris ou assoalho pélvico) que só se percebe ao parar e prestar atenção

• Dificuldade para dormir ou acordar cansado 

• Sentir-se sobrecarregado por decisões simples ou incapaz de concluir tarefas

• Hipersensibilidade a sons ou interações sociais 

• Uma sensação persistente de que nunca é suficiente — tempo, energia, produtividade ou até valor pessoal


Não dá para eliminar completamente esse tipo de estresse, mas é possível reduzir seu impacto. "O segredo é aprender a controlá-lo antes que ele se torne crônico", orienta Bean. Aqui vão algumas estratégias simples:


• Faça micro pausas: Afaste-se dos dispositivos, alongue-se, respire fundo, faça um escaneamento corporal ou dê uma volta rápida no quarteirão. "Até pausas de 60 segundos podem quebrar o ciclo do estresse", diz Bean.

• Estabeleça limites sensoriais: Reduza distrações digitais, barulhos de fundo, luzes fortes e bagunça sempre que possível. Isso ajuda a evitar a sobrecarga sensorial.

• Mantenha conexões sociais: Ligue para alguém querido, marque encontros, cozinhe com amigos ou faça atividades em grupo. Estar com pessoas que te entendem ajuda o sistema nervoso a se acalmar, afirma Schwartzberg.

• Mexa o corpo: Caminhadas, alongamentos, yoga ou tai chi ajudam a liberar tensão acumulada e te reconectar com o corpo.

• Reserve tempo para o prazer: "Separe ao menos um momento no dia que não seja sobre ser produtivo", recomenda Bean. Pode ser tomar um chá, escrever, cuidar das plantas ou ouvir seu podcast favorito. "Eu gosto de fazer um 'sacudir geral' no corpo para 'lavar' o dia", conta Schwartzberg.

• Use a voz: Cantar, fazer humming (zumbido com a boca fechada) ou soltar o ar lentamente estimula o nervo vago, o que ajuda a trazer calma.

• Não engula seus sentimentos: O estresse aumenta quando suprimimos o que sentimos. Schwartzberg sugere reconhecer suas necessidades, mesmo que de forma simples: "Preciso de um tempo de silêncio" ou "Podemos conversar quando estivermos mais descansados?"

• E lembre-se: você está dando conta. Um passo de cada vez já faz diferença.


https://forbes.com.br/forbessaude/2025/08/o-que-e-estresse-ambientale-como-lidar-com-ele/
As manifestações do estresse crônico podem se apresentar de maneiras sutis e diversas, afetando tanto o corpo quanto as emoções. O texto mostra que esses sinais, embora variem entre indivíduos, revelam um padrão de desgaste progressivo que altera a percepção de si e do ambiente. Considerando essa descrição, qual conclusão é condizente com a interpretação do trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1081786 | História, História do Brasil, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Durante as primeiras expedições europeias ao litoral brasileiro, um navegador foi o primeiro a chegar à regiãoonde hoje está localizada a Ilha de Santa Catarina, explorando a faixa entre o continente e a ilha. Quem foi esse navegador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1081789 | Engenharia Civil, Edificação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A correta dosagem dos materiais para a produção de concreto no canteiro de obras é fundamental para atingir a resistência especificada em projeto. O pedreiro deve orientar o ajudante sobre como medir os agregados (areia e brita). Assinale a alternativa que descreve o método mais prático e comum para a medição dos agregados em volume no canteiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1081792 | Engenharia Civil, Edificação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A preparação e o lançamento do concreto são etapas cruciais que definem a resistência e a durabilidade de uma estrutura. Sobre as boas práticas na concretagem, analise as afirmativas a seguir:

I.O adensamento do concreto, realizado com vibradores de imersão, tem como objetivo eliminar as bolhas de ar aprisionadas na massa, garantindo que o concreto ocupe todos os espaços da fôrma e envolva completamente a armadura.
II.O processo de cura do concreto, que consiste em manter a superfície úmida por um período determinado após a concretagem, é fundamental para garantir a hidratação completa do cimento e evitar a fissuração por retração.
III.O concreto não deve ser lançado de alturas superiores a 2,0 metros sem o uso de dispositivos como calhas ou trombas, para evitar a segregação dos seus componentes (separação da brita da argamassa).

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1081794 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O trabalho em um canteiro de obras envolve diversos riscos que exigem a adoção de medidas de segurança para prevenir acidentes. Sobre as práticas seguras no dia a dia do pedreiro, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A área ao redor de locais onde há trabalho em altura deve ser sinalizada e isolada para evitar que pessoas ou veículos passem por baixo, prevenindo acidentes com queda de materiais ou ferramentas.
(__)É obrigatório o uso de cinto de segurança do tipo paraquedista, conectado a um ponto de ancoragem seguro, para qualquer trabalho realizado em altura superior a 2,0 metros do nível inferior.
(__)A fiação elétrica provisória no canteiro de obras pode ser deixada exposta e em contato direto com o chão, desde que a voltagem seja de 110V.
(__)As aberturas no piso, como poços de elevador e vãos de laje, devem ser protegidas com fechamento provisório resistente, como tábuas ou telas, para evitar quedas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1081795 | Engenharia Civil, Edificação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A execução de uma parede de alvenaria de tijolos cerâmicos requer o cumprimento de técnicas que garantam seu prumo, nível e esquadro. Assinale a alternativa que descreve o procedimento inicial para o assentamento da primeira fiada de tijolos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1081797 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A seleção do Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser feita de acordo com os riscos específicos decada atividade executada pelo pedreiro. Sobre a correta utilização dos EPIs, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Para a preparação de argamassa e concreto, é obrigatório o uso de luvas impermeáveis (borracha ou nitrílica) para proteger a pele do contato com o cimento, que é alcalino e pode causar dermatites.
(__)Durante o corte de tijolos ou blocos com marreta e talhadeira, o uso de óculos de segurança é indispensável para proteger os olhos contra a projeção de estilhaços.
(__)Para trabalhos em locais com poeira intensa, como a lixação de reboco ou o manuseio de cimento, deve-se utilizar um respirador (máscara) contra poeiras, névoas e fumos.
(__)O capacete de segurança não é necessário para trabalhos realizados no nível do solo, sendo seu uso restrito a atividades em andaimes ou lajes superiores.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1081799 | Engenharia Civil, Edificação, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A betoneira é o equipamento utilizado para a mistura de concreto ou argamassa em grande volume. Seu uso correto e sua limpeza são essenciais para a qualidade do material e a durabilidade do equipamento. A respeito do uso da betoneira, registre V, para as afirmativasverdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A sequência correta de adição dos materiais na betoneira em funcionamento é, geralmente, parte da água, toda a brita, o cimento, a areia e, por fim, o restante da água até atingir a consistência desejada.
(__)O tempo de mistura, após a adição de todos os componentes, deve ser controlado para garantir a homogeneização do concreto, sendo que um tempo excessivo pode prejudicar o material.
(__)A betoneira deve ser completamente limpa por dentro e por fora imediatamente após o uso, para evitar que os resíduos de concreto endureçam e danifiquem o tambor e as pás de mistura.
(__)É permitido deixar a argamassa ou o concreto dentro da betoneira desligada por várias horas, retomando a mistura posteriormente, sem prejuízo para a qualidade do material.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.