Questões de Concursos Edital n 138

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21Q1045566 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Ao final do ano letivo, uma escola que atende aos anos finais do ensino fundamental é procurada por cinco famílias de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) para efetivar as suas matrículas. Na organização do trabalho pedagógico para o ano seguinte, a equipe gestora, juntamente com os docentes, planeja a enturmação dos novos estudantes PAEE. Considerando as orientações legais e as diretrizes da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.
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22Q1045567 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A Instrução Normativa nº 003/2024 estabelece a organização e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), na Rede Estadual de Educação do Paraná. Considerando esse ato normativo complementar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O estudante elegível para o serviço de AEE por meio de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) deverá ser matriculado, preferencialmente, na instituição de ensino em que frequenta o ensino comum, ou na escola mais próxima que oferte o serviço ao qual ele é elegível ( ) A organização do cronograma deverá considerar o melhor encaminhamento pedagógico para o estudante, considerando suas necessidades específicas e privilegiar o maior número de atendimentos possíveis, com carga horária mínima de duas vezes na semana, não havendo carga horária máxima para frequência. ( ) As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) devem ser padronizadas, de modo a atender todas as etapas da educação básica, sem que sejam necessárias adaptações caso a escola receba estudantes de outras etapas além daquela que oferta, sendo esse atendimento externo marcado no registro de classe on-line próprio para o AEE.
A sequência está correta em
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23Q1045568 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996) e suas emendas, a educação bilíngue de surdos é entendida como:
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24Q1045569 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Determinada escola pública que oferta a etapa do ensino fundamental, em um município localizado no interior do estado, recebe uma criança com deficiência que vem com sua família procurando uma vaga para se matricular; entretanto, não apresenta o laudo médico. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), como a escola deverá proceder?
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25Q1045570 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) é um espaço que oferece o Atendimento Escolar Especializado (AEE) para os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em relação à organização e uso desse espaço, assinale a afirmativa correta.
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26Q1045571 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Na organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a equipe pedagógica envolvida é responsável por organizar o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando as orientações da Instrução Normativa nº 003/2024 – DEDUC/SEED do estado do Paraná, qual a organização possível?
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27Q1045572 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Determinada professora que trabalha com as turmas do 9º em uma escola pública tem, distribuídos em suas turmas, uma estudante cega e dois estudantes surdos. Finalizadas as atividades do ano letivo um dos estudantes teve o rendimento abaixo do queria seria necessário para sua aprovação e, consequentemente, para a conclusão do ensino fundamental. A partir da análise das afirmativas a seguir e, considerando as orientações e os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A professora, juntamente com a equipe pedagógica e a profissional de apoio, deve elaborar um Plano Individualizado para que o estudante possa se matricular novamente no 9º ano, realizando somente as atividades na Sala de Recursos Multifuncionais. II. O estudante deve ficar em dependência, cursando somente a disciplina de Geografia na escola, bem como as atividades da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), as demais disciplinas ele pode cursar em uma escola que oferte o ensino médio. III. A professora pode aprovar o estudante mesmo sem que ele tenha atingido o rendimento, garantindo o seu direito à terminalidade específica para a conclusão do ensino fundamental.
Está correto o que se afirma apenas em
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28Q1045573 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Nos anos subsequentes à sua aprovação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) vai incorporando ao texto original novos direitos, conceitos e nomenclaturas que buscam atender às demandas de diferentes representações da sociedade brasileira. É o caso do Capítulo que trata da educação especial. Considerando o texto da LDB/1996, é correto afirmar que:
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29Q1045574 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI – 2008), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Considerando PNEEPEI, assinale a afirmativa que melhor representa uma ou mais características de uma rede ou escola que se orienta por essa perspectiva.
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30Q1045575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A partir da década de 2000, a educação brasileira passou a se constituir em um espaço mais inclusivo, conjugando igualdade e diferença como valores indissociáveis. Esse é o cenário de elaboração e instituição da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) em 2008. Acerca do PNEEPEI, analise as afirmativas a seguir.
I. Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. II. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. III. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Está correto o que se afirma em
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31Q1071947 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Uma professora de educação física planeja incluir a dança criativa no currículo escolar de uma turma do ensino fundamental. Durante a elaboração de sua proposta pedagógica, a professora analisa os fundamentos e os objetivos da dança criativa e percebe que há pontos que precisam de atenção para não serem confundidos com outros métodos. NÃO corresponde a um princípio ou objetivo da dança criativa no contexto escolar:
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32Q1071948 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Daniel, professor de educação física, iniciou um projeto com seus alunos sobre danças urbanas. Durante as aulas, ele buscou explorar as características, estilos e influências culturais que compõem essa modalidade, promovendo, assim, reflexões sobre a expressão corporal. Sobre as danças urbanas, assinale a afirmativa INCORRETA.
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33Q1071949 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora de educação física utilizou jogos dramáticos para desenvolver a expressão corporal e a criatividade dos alunos. Durante as atividades, os alunos exploraram diferentes papéis e narrativas. Sobre os jogos dramáticos, assinale a afirmativa INCORRETA.
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34Q1071950 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O teatro é uma obra de arte social e comunal; nunca isso foi mais verdadeiro do que na Grécia antiga.
(BERTHOLD, 2011, p. 103.)

Em relação à tragédia grega, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os componentes dramáticos da tragédia arcaica eram um prólogo que explicava a história prévia, o cântico de entrada do coro, o relato dos mensageiros na trágica virada do destino e o lamento das vítimas.
( ) Seu enredo é composto pela peripécia, pelo reconhecimento e pela catástrofe. Seu objetivo é provocar a catarse, isto é, a purificação dos sentimentos.
( ) Os principais autores trágicos da antiguidade foram Ésquilo, Aristófanes e Sófocles.
( ) O traje do ator trágico consistia geralmente no quíton – túnica jônica ou dórica, usada na Grécia.
( ) As máscaras eram um item essencial no figurino e tinham um papel importante no clima da tragédia. Foi Ésquilo quem introduziu as máscaras de planos largos e solenes.
A sequência está correta em
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35Q1071951 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A passagem do pensamento mitológico para o filosófico marcou uma mudança significativa na maneira como os gregos antigos explicavam o mundo e os fenômenos naturais. Sobre as características do pensamento mitológico em contraste com o pensamento filosófico, assinale a principal característica do pensamento mitológico e como ela se difere da abordagem filosófica.
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36Q1071952 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A tragédia grega teve um papel significativo na transição do mito ao logos, sendo um marco cultural e intelectual da Grécia Antiga. Nesse contexto, como a tragédia grega contribuiu para a formação do pensamento filosófico?
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37Q1071953 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
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38Q1071954 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes está discutindo o que diferencia a filosofia das outras formas de conhecimento, como a ciência e o mito. Um deles afirma que a filosofia busca explicações racionais e sistemáticas, enquanto o mito se baseia na tradição oral e nas narrativas simbólicas. Já outro estudante argumenta que a filosofia nasceu de uma ruptura com as explicações míticas, mas mantendo um vínculo com a busca por respostas sobre a existência e o mundo. Com base nas características do pensamento filosófico, é correto afirmar que a filosofia:
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39Q1071955 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora discute com os alunos sobre a contribuição de Parmênides para o pensamento filosófico. Ela propôs a seguinte situação hipotética: imagine que um estudante acredita que a realidade muda constantemente e que o movimento é uma característica fundamental de tudo o que existe. No entanto, Parmênides:
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40Q1069665 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga foi profundamente influenciado por fatores históricos e culturais que transformaram a maneira como os gregos entendiam o mundo e interagiam em sociedade. Dentre os fatores a seguir relacionados, qual foi o mais significativo para o desenvolvimento do pensamento filosófico grego?
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