Início

Questões de Concursos Edital n 3

Resolva questões de Edital n 3 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1075708 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2024

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que desejar realizar uma manobra deve certificar-se de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1071919 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo em relação ao significado de transcendente.

1. Muito elevado, superior, sublime, excelso.
2. Que é superior aos limites da experiência.
3. Cognoscível através da reflexão e dos sentidos.
4. Metafísico, sutil, nebuloso e difícil de compreender.
5. É matriz dos fenômenos e das experiências religiosas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1075705 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Edital n 3, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2024

Acerca da prevalência da ordem de sinalização, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1022018 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Read the sentences below and determine whether they are true ( T ) or false ( F ), according to vocabulary, structure and grammar use.

( ) The plan has been carefully looked at. (The sentence is in the Passive Voice)
( ) After the performance, the actor took a bow. (The underlined word means a fancy knot).
( ) I’m not liking her hairstyle.(The sentence is in the Present Progressive Tense)
( ) Staying at home in such bad weather was a sensible thing to do. (The underlined word is a false cognate that means easily affected by).
( ) She got ill because she hadn’t been sleeping enough. (The sentence is in the Past Perfect Tense)

Select the option that presents the correct sequence from top to bottom.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1081394 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O art. 2º, da Lei n.º 14.951, de 02 de agosto de 2024, diz que “A bengala longa,tecnologia assistiva utilizada como instrumento auxiliar na locomoção de pessoascom diferentes graus de deficiência visual”, poderá ter as seguintes cores paraidentificação da condição de seu usuário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1076788 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

De acordo com o CTB, o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

I- À noite.
II- Durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.
III- Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, mesmo ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.
IV- A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1076780 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Conforme o CTB, ( Código de Trânsito Brasileiro), o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas, o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a ____________ e as condições do local, da ___________, do veículo e as condições climáticas. Qual alternativa completa, corretamente, as lacunas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1076783 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade notrânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições:

I- Quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.
II- Os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local.
III- O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente poderá ocorrer a qualquer momento que os profissionais desejarem.
IV- A prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas do CTB.

Marque a alternativa verdadeira, referente aos itens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1076785 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O condutor que quiser executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem __________ para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua _________, sua direção e sua ______________.

Aponte a alternativa que complete, corretamente, as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1027437 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Edital n 3, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

O governo do estado planeja plantar árvores ao longo de uma rodovia de 19 km, colocando uma árvore a cada 100 metros. As espécies seguirão a seguinte sequência cíclica: Jacarandá, Jequitibá, Ipê, Jequitibá, Araucária, Jacarandá, Araucária, Ipê. Essa sequência será repetida ao longo de toda a extensão da rodovia.
Considerando a sequência de plantio e a distância total, qual será a penúltima árvore a ser plantada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1027438 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Edital n 3, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Uma empresa de pesquisa, "DataQuest", está analisando dados de vendas de produtos em diferentes filiais. Para otimizar as estratégias de estoque, a equipe precisa identificar padrões de comportamento de compra usando lógica dedutiva e quantitativa. Durante a análise, os seguintes dados foram observados:
Quando o estoque de um produto é inferior a 50 unidades em uma filial, há uma chance de 80% de o produto esgotar dentro de uma semana.
Quando o estoque é superior a 100 unidades, a probabilidade de esgotamento dentro de uma semana cai para 20%.
Um relatório mostra que uma filial possui 45 unidades de um produto de alta demanda.
Com base na lógica dedutiva e nos dados quantitativos fornecidos, assinale a conclusão correta sobre o estoque do produto na filial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1075710 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2024

Acerca das regras de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro, avalie as proposições:

I.Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deve verificar as condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório e garantir combustível suficiente para chegar ao destino.
II.Em cruzamentos não sinalizados, o veículo que vier pela esquerda sempre terá preferência sobre os demais veículos.
III.O trânsito de veículos nas vias terrestres segue a norma de circulação pelo lado direito, exceto em situações devidamente sinalizadas.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1076779 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O condutor deverá, a todo momento, ter _____________ de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Assinale a alternativa que complete o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1076786 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, deverá dar ___________ aos veículos e pedestres que por ela estejam transitando. Qual alternativa corresponde à lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1027435 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Edital n 3, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Uma escola está organizando um desfile cívico escolar e precisa alinhar 267 alunos em uma sequência específica. A organização da fila segue o seguinte padrão cíclico de séries:
1 aluno do 1º ano - 1 aluno do 3º ano - 1 aluno do 5º ano - 1 aluno do 4º ano - 1 aluno do 2º ano - 1 aluno do 2º ano - 1 aluno do 4º ano - 1 aluno do 1º ano - 1 aluno do 5º ano - 1 aluno do 3º ano
Esse padrão de 10 alunos se repete ao longo da fila.
Seguindo essa lógica, o último aluno da fila (267º aluno) será de qual ano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1027451 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Edital n 3, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Uma fábrica produz lotes de peças, dos quais 4 são enviados para inspeção de qualidade. Dentre as 10 peças do lote atual, 3 estão com defeito e as demais são perfeitas. A equipe de controle de qualidade seleciona aleatoriamente 4 peças para inspecionar.

Qual é a probabilidade de que exatamente 2 das peças escolhidas estejam com defeito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1080734 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº13.146, de 6 de julho de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
No artigo 2º da referida lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§ 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

1. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
2. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
3. A limitação no desempenho de atividades.
4. A restrição de participação. 5. Os elementos capacitistas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1076782 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

De acordo com o CTB, leias os itens e indique a alternativa correspondente.

I- Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.
II- O trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento.
III- Os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.