Início

Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q896711 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.


( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.


( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.


( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1046048 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo Prieto (in Baptista; Jesus, 2011), embora as políticas locais muitas vezes apontem para a educação escolar como direito de todos os alunos, em algumas realidades escolares,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1046050 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

A aluna Maitê, de 14 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta prejuízos importantes na comunicação, no compartilhamento social e na flexibilidade mental.

De acordo com Belisário Júnior (2010), em casos como esse, é preciso, entre outras medidas, que as intervenções pedagógicas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1045031 | Português, Sintaxe, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.

Crônica: tempo de despedida Metáforas que se impõem


Temos muitas imagens armazenadas em nosso cérebro. Metáforas guardadas em nosso imaginário. Algumas, temos de admitir, são dolorosamente evidentes. Amanhecia. Véspera de Natal. Manhã fresca de um dia que seria muito quente. Havíamos passado a noite tomando vinho, ouvindo Roberto Carlos, só as mais tristes, tipo “Jovens tardes de domingo”, comemorando nossa formatura de Segundo Grau. Então eu saí pelos trilhos, de volta para casa, sentindo uma brisa empurrar meus cabelos longos, típicos dos anos 1970, para trás. Podia haver uma imagem mais óbvia e mais certeira para uma separação, uma ruptura, uma metamorfose?

Lembro como se fosse ontem, para continuar com imagens comuns, que olhei para trás, para os lados, para cima e para baixo, como se tentasse me situar. Vi a estação, que parecia mais melancólica do que nunca, vi alguns vagões estacionados em trilhos paralelos à linha central, vi um cachorro magro saltitar em três pernas e ouvi um galo retardatário cantar. Na metade do caminho, parei de novo e contemplei o cenário no qual me achava imerso. Eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. Em breve, eu tomaria o caminho da capital. Estava na encruzilhada. Passei por uma chave de trilhos, um mecanismo usado para desviar trens para uma linha secundária. Brinquei de tentar mudar o meu destino. Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.

Até hoje me pergunto: por que tanto realismo na metáfora que marcou minha passagem da adolescência para o mundo adulto? Uma semana depois, em 1º de janeiro de 1980, botei o pé na estrada e nela continuo. Só tenho voltado ao ponto de partida como visitante. Retornarei algum dia em definitivo para fechar o ciclo? Éramos três naquela despedida. Continuei ligado a um dos amigos daquela noite de despedida. O outro, o anfitrião, encontrei uma única vez, por acaso, num estádio de futebol. Não deve ter passado uma semana, porém, que não tenha pensando neles e em nossa turma.

O que nos faz pensar em detalhes de experiências tão distantes? Lembro-me de ter caminhado mais de um quilômetro pelos trilhos. Cada vez que parava ou olhara para trás, com os olhos apertados pela luz da manhã, sentia o coração pulando. Estava deixando tudo o que me importava. Como foi possível que eu não sentisse medo, não duvidasse, não tentasse escapar da mudança? A minha convicção era férrea como os trilhos que eu pisava. Hoje, quando encontro a gurizada de 17 anos, nunca deixo de concluir com certo paternalismo: são crianças. Eu era uma criança quando saí de casa.

Quando penso naquele momento de partida, inevitavelmente penso nos trilhos daquela manhã de verão. Venho trilhando meu caminho. Não me arrependo de não ter mudado a chave. Ainda ouço a voz de Roberto Carlos, pois “canções usavam formas simples”, ressoando na madrugada: “O que foi felicidade me mata agora de saudade, velhos tempos, belos dias”. Depois de 40 anos de separação, estamos nos reencontrando num grupo de WhatsApp.

Disponível em:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ cr%C3%B4nica-tempo-de-despedida-1.371025>. Acesso em: 24 out. 2019.

Em relação à construção sintática do período “Não me arrependo de não ter mudado a chave.”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1045052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

No Brasil, as primeiras iniciativas de um atendimento educacional especializado voltado às pessoas com superdotação aconteceram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1045053 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A Escola Municipal Jardim das Flores recebeu a matrícula de uma criança que apresenta síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos. Para efeitos legais, essa criança é considerada uma pessoa com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1030463 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Um aluno do segundo ano do ensino fundamental apresenta um comportamento fortemente marcado por agitação, esquecimento, dificuldade de concentração, inquietação e compulsão na fala.

A necessidade educacional especial que corresponde à descrição acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1045065 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Júlio, 8 anos, apresenta um quadro de deficiência neuromotora (paralisia cerebral com quadriplegia espástica), com comprometimento da fala. A criança tem controle voluntário apenas do movimento da cabeça. Considerando a condição motora da criança, é correto afirmar que ela se beneficiaria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1046091 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O projeto pedagógico da escola contemplará como parte integrante da institucionalização da oferta do atendimento educacional especializado as seguintes especificidades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1046094 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Segundo as orientações da Nota Técnica nº 24/2013, a recusa de matrícula e o não atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes ferem o dispositivo constitucional, que assegura o direito à inclusão e pode acarretar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1045072 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo o acesso, a _________________ e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1045330 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação às condutas típicas, analisar os itens.

I. Existe um padrão único de comportamento denominado conduta típica. II. Seus determinantes são variados, podendo ser de natureza biológica, psicológica, comportamental e/ou social. III. Seus efeitos, caso o problema não seja abordado, geralmente são destrutivos para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, bem como para o seu desenvolvimento e a sua integração social.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1045331 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A respeito do desenvolvimento e da aprendizagem, no que tange à deficiência física, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Para que o educando com deficiência física possa acessar o conhecimento escolar e interagir com o ambiente que ele frequenta, não é necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança, pois o mais importante é o que ele vai aprender. O ambiente não interfere na aprendizagem. ( ) No caso de educandos com graves comprometimentos motores, que necessitam de cuidados na alimentação, na locomoção e no uso de aparelhos ou equipamentos médicos, faz-se necessária a presença de um acompanhante no período em que frequenta a escola regular. ( ) O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q1045333 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a tecnologia assistiva poder apoiar o aprendizado e a comunicação de alunos surdos no contexto escolar, analisar os itens.

I. O professor pode utilizar aplicativos móveis que traduzem automaticamente o discurso oral em texto ou sinais de língua de sinais. II. O professor pode criar ambientes de aprendizagem que oferecem recursos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conceitos acadêmicos. III. O professor restringe o acesso à tecnologia assistiva apenas a alunos surdos mais velhos.
IV. O professor ignora a necessidade de tecnologia assistiva para alunos surdos, presumindo que métodos tradicionais de ensino são suficientes.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q899183 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

As estratégias de leitura são utilizadas por todos os leitores. Aqueles mais eficientes são os que melhor as utilizam, enquanto os aprendizes com maior dificuldade na leitura são menos eficientes na sua aplicação.

Professora: O que está escrito aqui? (Aponta o título da história na capa de um livro: Fogo no céu)
Elisabeth: Fo...go...no...céu.
Professora: E o que esta frase diz?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: O que significa isso?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: E esta palavra aqui? (aponta para a palavra fogo)
Elisabeth: fo-go.
Professor: O que você leu?
Elisabeth: (Silêncio).

A intervenção realizada com uma aluna com Síndrome de Down demonstra o uso de estratégia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1046184 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Sobre a avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, analisar os itens abaixo:

I. Um dos objetivos da avaliação é a de identificar barreiras que estejam impedindo ou dificultando o processo educativo em suas múltiplas dimensões.

II. O processo avaliativo precisa servir para a tomada de decisões acerca do que é preciso fazer para atender às necessidades identificadas.

III. A avaliação torna-se inclusiva na medida em que permite identificar necessidades dos alunos, de suas famílias, das escolas e dos professores.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1046712 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dimensão a que se articula a Educação em Direitos Humanos segundo o inciso III do artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1/2012 (Brasil).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q896716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual requer o uso de diversos recursos e metodologias específicas para promover o acesso ao conteúdo. São meios empregados na inclusão de estudantes com deficiência visual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q1016053 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

As línguas de sinais, assim como as línguas orais, também apresentam todas as propriedades inerentes às línguas humanas, sendo que NÃO se estabelece como característica da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1046298 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Considerando-se que a avaliação é um processo de coleta de dados com pelo menos dois propósitos: identificar necessidades e tomar decisões, devem-se analisar, permanentemente, todos os elementos constitutivos do processo de ensino e de aprendizagem. Assinale a alternativa correta sobre a avaliação de estudante com deficiência intelectual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.