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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1046054 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Alguns alunos presenciam comportamentos de pares ou profissionais da escola que acabam por impedir ou prejudicar sua participação em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.


De acordo com a Lei nº 13.146 (2015), tal postura pode ser considerada um(a)

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162Q1045055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

A Escola Jardim das Flores adota a perspectiva teórica segundo a qual “o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizado”. No planejamento e na condução de sua prática pedagógica, Renata, professora do primeiro ano do ensino fundamental, orienta-se pela perspectiva adotada pela escola, pois considera que
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163Q1030464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Considerando o paradigma da inclusão, um importante princípio concernente a esse contexto educacional é
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164Q1045061 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

No Brasil, a educação bilíngue para alunos surdos, como estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, pressupõe
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165Q1046097 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Segundo Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991, dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas destaca-se:
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166Q1046098 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Para o Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola Acessível, com recursos financeiros repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), confirma o compromisso do Brasil de assegurar um sistema educacional inclusivo, ratificando o que aponta a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006). São ações financiadas pelo programa as que identificam-se a seguir, EXCETO:
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167Q1046361 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

O fenômeno da deficiência foi e ainda é compreendido a partir de concepções bastantes distintas. Analise as concepções abaixo:

1. Concepção fortemente influenciada pela cultura religiosa, mais precisamente pela religião Cristã, em que possui a caridade como um princípio balizador da relação entre pessoas sem deficiência para com as pessoas com deficiência. As pessoas que experienciam a deficiência são consideradas vítimas do infortúnio da vida, portanto, merecedoras de cuidado e atenção especial. Essa concepção compreende percepções como: piedade, caridade, superproteção, assistencialismo, paternalismo.
2. Concepção que transcende o campo teológico e apresenta a deficiência a partir do olhar da ciência. As pessoas que experienciam a deficiência são passíveis de correção, conserto, cura, medicalização. O olhar lançado para esses indivíduos parte de uma perspectiva patológica, cuja condição é um problema individual a ser resolvido. Aquele que se distancia do padrão, da norma, é considerado anormal, abjeto. Reside no sujeito a necessidade de se adequar para viver na sociedade.
3. Concepção oriunda dos movimentos sociais das pessoas com deficiência, em oposição ao reducionismo e determinismo de outros modelos. Pessoas que experienciam a deficiência protagonizam um movimento de denúncia às opressões vivenciadas. O fenômeno da deficiência passa a ser pensado visando políticas públicas que considerem a variação humana, uma vez que a deficiência é entendida como uma das categorias que transversaliza a identidade de cada sujeito.

As concepções sobre a deficiência apresentadas são, respectivamente, denominadas como os modelos:
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168Q1046363 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Conforme a Base Curricular Municipal da Educação Infantil (2023) da cidade de Concórdia, os alunos da Educação Infantil, em idade de estimulação essencial, terão como base os parâmetros dispostos na Resolução 100/2016 do CEE/SC que fixa as normas para Educação Especial no Sistema Estadual de Santa Catarina.
A estimulação essencial constitui-se em um trabalho de abordagem multidisciplinar e intersetorial (saúde, assistência social, esporte, cultura e educação), sendo ofertado no município de Concórdia pela(s) entidade(s):
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169Q1046366 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo:

1. Transversalidade da Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
2. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e participação da família e da comunidade.
3. Formação de professores para o AEE e demais profissionais da educação para inclusão escolar.
4. Implementação de políticas linguísticas de valorização das línguas minoritárias.
5. Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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170Q1046130 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Durante uma aula, para melhor demonstrar o conteúdo a ser abordado, o professor propôs aos seus alunos que realizassem a medição da superfície das carteiras disponíveis. O primeiro aluno a terminar a medição informou que encontrou como medidas, 90 centímetros de comprimento, e 60 centímetros de largura. Entretanto, este aluno percebeu que na atividade foi solicitado que tais medidas fossem informadas em outra unidade de medida, em metros. Logo, o aluno corrigiu a informação para:
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171Q1073789 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As recentes inovações em Inteligência Artificial permitiram o surgimento de ferramentas como ChatGPT, Gemini e Copilot, que podem ser utilizadas na automação de tarefas de redação, análise de dados e suporte à tomada de decisão. Em um contexto de serviço público, é uma vantagem estratégica que essas soluções podem oferecer:
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172Q1046182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) prevê o Sistema 2002, em que há princípios básicos para definição de deficiência intelectual, diagnóstico, classificação e planificação de sistemas de apoio. Trazendo uma visão multidimensional, propondo algumas dimensões para a compreensão da deficiência intelectual e do desenvolvimento:

I. Aspectos contextuais, ambientais, culturais e oportunidades de vida do sujeito.

II. Condições etiológicas e de saúde.

III. Comportamento adaptativo (conceitual, prático e social).

IV. Participação comunitária.

V. Interações e papéis sociais.

Estão CORRETOS:

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173Q1030459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
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174Q1045332 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em termos de desenvolvimento humano, passa-se da inteligência neuromotora, na qual predominam os movimentos indiferenciados, à inteligência sensório-motora, na qual os movimentos são cada vez mais diferenciados e pensados, refletindo a conquista antropogenética da postura bípede (macromotricidade). Esta é uma aquisição vital do desenvolvimento humano, e é a partir desta autonomia postural que vão surgir todas as formas de movimento inibitórios que, em si próprios, constituirão o aparecimento e à edificação de atos mentais que vão dar origem ao surgimento da linguagem verbal ou falada, Assim, podemos classificar a inteligência sensório-metora em:
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176Q899173 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em diferentes etapas e em virtude dos interesses e demandas dos alunos com altas habilidades/superdotação, um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) define-se por:
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177Q1073791 | Informática, Redes de Computadores, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Na perspectiva de acesso remoto e backup de dados em ambientes corporativos, a adoção de soluções baseadas em cloud computing vem se tornando prática corrente. Marque a afirmativa que melhor descreve o impacto desse movimento.
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178Q1046714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

A Assembleia Geral da Nações Unidas proclama, em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.

Segundo a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021), essa declaração
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179Q1017798 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do ensino, da aprendizagem e da convivência na escola no âmbito da educação inclusiva, assinale a opção correta.
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180Q1046296 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE, voltado aos estudantes com deficiência intelectual, é correto afirmar:
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