Início

Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1046096 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Libras – Língua Brasileira de Sinais, visa promover a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas e foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436/2002, sendo consistente afirmar-se sobre ela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q1045332 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em termos de desenvolvimento humano, passa-se da inteligência neuromotora, na qual predominam os movimentos indiferenciados, à inteligência sensório-motora, na qual os movimentos são cada vez mais diferenciados e pensados, refletindo a conquista antropogenética da postura bípede (macromotricidade). Esta é uma aquisição vital do desenvolvimento humano, e é a partir desta autonomia postural que vão surgir todas as formas de movimento inibitórios que, em si próprios, constituirão o aparecimento e à edificação de atos mentais que vão dar origem ao surgimento da linguagem verbal ou falada, Assim, podemos classificar a inteligência sensório-metora em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q1045334 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação a como as práticas educacionais inclusivas podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de alunos com TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), promovendo, ao mesmo tempo, um ambiente de aprendizagem equitativo para todos os estudantes, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q1046363 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Conforme a Base Curricular Municipal da Educação Infantil (2023) da cidade de Concórdia, os alunos da Educação Infantil, em idade de estimulação essencial, terão como base os parâmetros dispostos na Resolução 100/2016 do CEE/SC que fixa as normas para Educação Especial no Sistema Estadual de Santa Catarina.
A estimulação essencial constitui-se em um trabalho de abordagem multidisciplinar e intersetorial (saúde, assistência social, esporte, cultura e educação), sendo ofertado no município de Concórdia pela(s) entidade(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1079942 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Educação Especial, Prefeitura de Cananéia SP, VUNESP, 2020

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Quando houver necessidade de avaliação da deficiência, ela deverá ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1079968 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Ciência e Tecnologia, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

Marque abaixo a questão que corresponde a ASSERTIVA sobre a Tecnologia Assistiva :

Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q1046182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) prevê o Sistema 2002, em que há princípios básicos para definição de deficiência intelectual, diagnóstico, classificação e planificação de sistemas de apoio. Trazendo uma visão multidimensional, propondo algumas dimensões para a compreensão da deficiência intelectual e do desenvolvimento:

I. Aspectos contextuais, ambientais, culturais e oportunidades de vida do sujeito.

II. Condições etiológicas e de saúde.

III. Comportamento adaptativo (conceitual, prático e social).

IV. Participação comunitária.

V. Interações e papéis sociais.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q1015481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

A respeito da educação bilíngue de surdos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A educação bilíngue de surdos é uma modalidade de educação escolar que promove a especificidade linguística e cultural dos educandos surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos que optam pelo uso da Libras, a partir da adoção da Libras como primeira língua e como língua de instrução, comunicação, interação e ensino, e da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) Consideram-se escolas bilíngues de surdos as instituições de ensino da rede regular nas quais a comunicação, a instrução, a interação e o ensino são realizados em Libras como primeira língua e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) A educação bilíngue também é destinada a educandos surdos que optam pelo uso da Libras, alunos com deficiência auditiva, surdos-cegos, surdos com outras deficiências associadas e surdos com altas habilidades ou superdotação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1017802 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo estabelecem que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1016053 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

As línguas de sinais, assim como as línguas orais, também apresentam todas as propriedades inerentes às línguas humanas, sendo que NÃO se estabelece como característica da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q1046296 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE, voltado aos estudantes com deficiência intelectual, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1030467 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Considerando o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996) sobre a educação bilíngue de surdos, avalie as afirmações a seguir.

I. Entende-se por educação bilíngue de surdos a modalidade de educação escolar oferecida em português escrito, como primeira língua, e Língua Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua.
II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
III. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1046361 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

O fenômeno da deficiência foi e ainda é compreendido a partir de concepções bastantes distintas. Analise as concepções abaixo:

1. Concepção fortemente influenciada pela cultura religiosa, mais precisamente pela religião Cristã, em que possui a caridade como um princípio balizador da relação entre pessoas sem deficiência para com as pessoas com deficiência. As pessoas que experienciam a deficiência são consideradas vítimas do infortúnio da vida, portanto, merecedoras de cuidado e atenção especial. Essa concepção compreende percepções como: piedade, caridade, superproteção, assistencialismo, paternalismo.
2. Concepção que transcende o campo teológico e apresenta a deficiência a partir do olhar da ciência. As pessoas que experienciam a deficiência são passíveis de correção, conserto, cura, medicalização. O olhar lançado para esses indivíduos parte de uma perspectiva patológica, cuja condição é um problema individual a ser resolvido. Aquele que se distancia do padrão, da norma, é considerado anormal, abjeto. Reside no sujeito a necessidade de se adequar para viver na sociedade.
3. Concepção oriunda dos movimentos sociais das pessoas com deficiência, em oposição ao reducionismo e determinismo de outros modelos. Pessoas que experienciam a deficiência protagonizam um movimento de denúncia às opressões vivenciadas. O fenômeno da deficiência passa a ser pensado visando políticas públicas que considerem a variação humana, uma vez que a deficiência é entendida como uma das categorias que transversaliza a identidade de cada sujeito.

As concepções sobre a deficiência apresentadas são, respectivamente, denominadas como os modelos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1046364 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Publicado no ano de 2019, o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense contempla a diversidade como princípio formativo da Educação Básica.

Conforme o Currículo Base citado, as seguintes modalidades de ensino ganham visibilidade curricular no território catarinense e estão respaldadas pelo direito à educação que é de todos:
1. Educação Escolar Indígena
2. Educação Escolar do Campo
3. Educação Escolar Quilombola
4. Educação Escolar Bilíngue de Surdos
5. Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q899168 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O acionador é um recurso de tecnologia assistiva e, dentro da perspectiva da educação inclusiva, ressalta-se seu objetivo de acionar/ativar algo promovendo autonomia. A função do acionador varia de acordo com o dispositivo em que o mesmo está plugado, como um mouse, uma tomada, uma luminária, um ventilador, um brinquedo, entre outras tantas possibilidades. Além disso, dois ou mais acionadores podem ser utilizados de maneira conjunta, realizando funções distintas e ativando diferentes ações. Os acionadores podem ter formatos, cores e tamanhos variados: redondos, retangulares, cilíndricos, na forma de bastão etc, também apresentando modos de acionamento diversos (toque, pressão, sopro, som etc.). Tais dispositivos ganham maior destaque mediante necessidades e possibilidades pedagógicas individualizadas contempladas no atendimento educacional especializado porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q1079965 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

De acordo com as Políticas Nacionais para as pessoas com deficiência o “Plano Viver sem Limite” foi instituído através:
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2011/Decreto/D7612.htm
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q1046714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

A Assembleia Geral da Nações Unidas proclama, em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.

Segundo a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021), essa declaração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1017804 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito da educação especial, a equipe de avaliadores atua no processo de avaliação como um conjunto de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1046054 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Alguns alunos presenciam comportamentos de pares ou profissionais da escola que acabam por impedir ou prejudicar sua participação em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.


De acordo com a Lei nº 13.146 (2015), tal postura pode ser considerada um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.