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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q899179 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

De um modo geral, trata-se de um amplo empreendimento de ensino projetado para oferecer oportunidades aos alunos com limitações acentuadas – e que apresentam baixo nível de aprendizagem diante das propostas mais comumente difundidas – aprenderem as habilidades que são importantes para torná-los independentes, competentes, produtivos e felizes em diversas áreas importantes da vida, familiar e em comunidade, seguindo uma proposta de ensino que visa a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. A ideia básica é que o ensino esteja orientado para promover a interação positiva desse aluno com o meio em que vive, sendo aquilo que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais, a participação em uma grande variedade de ambientes integrados (FALVEY, 1982). Para determinar se uma atividade deve ou não integrar essa proposta curricular, o professor se pergunta: caso o aluno não aprenda a desempenhar esta atividade, alguém terá que fazer isto para ele? Se a resposta for sim, a atividade muito provavelmente deverá ser incluída (FALVEY, 1982). Partindo do pressuposto que educação não é só “escolaridade” no sentido de conteúdos meramente acadêmicos, e que todas as pessoas podem beneficiar-se da educação sistemática e assistemática, notadamente junto aos alunos com deficiências consideradas mais graves, surgiu a necessidade de se trabalhar, sob uma ótica educacional, também as chamadas “atividades de vida diária” e “as atividades de vida prática” oportunizando aos alunos maior independência e autonomia em seus hábitos e atitudes, possibilitando à pessoa sentir-se útil. Incluindo não só os asseios corporais e cuidados domésticos, mas também as atividades relacionadas com o lazer, a vida comunitária, o transporte e tantas outras.
(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals. Adaptado.)
As informações apresentadas são compatíveis com o seguinte currículo:
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22Q1046299 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Educação Especial, Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão MA, FUNATEC, 2024

Qual órgão passou a contribuir com a edição de normas de referência para o setor de saneamento após a aprovação do novo marco legal do saneamento básico:
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23Q1045594 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Dentro da perspectiva de Capellini, analise as assertivas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] Ainda no Brasil-Colônia, foi criado em São Paulo um atendimento escolar para alunos com deficiência, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.
[ ] Desde a criação das primeiras escolas especiais, observa-se a evolução nas formas de se falar em deficiência e, ao mesmo tempo, a perpetuação teórica dos conceitos e da maneira de se agir e praticar a educação especial.
[ ] A partir da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990 (BRASIL, 1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), a criança no Brasil é reconhecida como sujeito social, com direitos que devem ser garantidos a todos, enquanto dever do Estado, da família e da sociedade em geral.
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24Q1045595 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A história da educação especial é marcada por diferentes momentos que caracterizam os paradigmas observados na relação construída entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Nesse sentido, sobre o paradigma da normalização, analise as assertivas abaixo:

I - Na ideologia da normalização, observa-se a necessidade de introduzir a pessoa com deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir as condições e os padrões da vida cotidiana o mais próximo do normal, quanto possível.
II - O princípio da normalização, portanto, deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições, como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender a suas necessidades.
III - Como principais resultantes do movimento da normalização começaram a surgir novas alternativas institucionais, então denominadas organizações ou entidades de transição – mais protegidas do que a sociedade externa, conquanto menos protegida e menos determinante de dependência que uma instituição total típica.

É verdadeiro o que se afirma em:
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25Q899177 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), consideram-se atribuições do professor:
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26Q1046061 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo o artigo 3º da Lei nº 12.764 (2012), é direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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28Q1046581 | Português, Sintaxe, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.


A xícara de café


Ela tomava café e olhava pela janela. O mundo lá fora parecia distante, quase irreal. O barulho da cidade, os passos apressados na calçada, os carros que iam e vinham. Tudo aquilo acontecia sem que ela se sentisse parte.

O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam. Lembranças surgiam sem aviso: a infância na casa dos avós, o cheiro do bolo recém-assado, o riso despreocupado dos tempos que não voltam.

Suspirou. Terminou o café, vestiu o casaco e saiu para a rua. O mundo continuava o mesmo, mas algo dentro dela havia mudado.


Fonte: CRÔNICA ADAPTADA DE LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No trecho "O café esfriava lentamente na xícara, enquanto seus pensamentos vagavam.", o conectivo "enquanto" estabelece uma relação de:
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29Q1045092 | Português, Morfologia, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Considere as seguintes sentenças:

I. Ele disse que estará disponível no sábado.

II. Que bagunça é essa?

III. Eles terão que me ouvir!

Nas sentenças dadas, a palavra “que” atua, respectivamente, como:

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30Q899181 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma das formas de concretizar a educação de todos os alunos, como veículo que sintetiza aspirações e princípios que refletem a ação escolar, oferecendo possibilidades de legitimar diretrizes e linhas de ação pelas quais serão construídas propostas para a aprendizagem e participação de todos os alunos. As discussões e a elaboração de políticas inclusivas devem contemplar o nível que envolve a organização de apoios e a formação continuada dos professores e demais profissionais da educação, de modo que a escola desenvolva capacidade de responder às necessidades dos alunos, sem nenhum mecanismo de exclusão, sendo que as atribuições do nível descrito competem à:
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31Q1046585 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A avaliação da aprendizagem deve contemplar critérios formativos e processuais, sobretudo quando há diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem. Selecione a prática avaliativa mais alinhada a uma proposta inclusiva.
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32Q1045091 | Português, Sintaxe, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Texto associado.
A metamorfose


Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e viu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil. Não tinha mais antenas. Quis emitir um som de surpresa e sem querer deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui-las, mas não coube atrás do móvel. O seu segundo pensamento foi: “Que horror… Preciso acabar com essas baratas…” Pensar, para a ex-barata, era uma novidade. Antigamente ela seguia seu instinto. Agora precisava raciocinar. Fez uma espécie de manto com a cortina da sala para cobrir sua nudez. Saiu pela casa e encontrou um armário num quarto, e nele, roupa de baixo e um vestido. Olhou-se no espelho e achou-se bonita. Para uma ex-barata. Maquiou-se. Todas as baratas são iguais, mas as mulheres precisam realçar sua personalidade. Adotou um nome: Vandirene. Mais tarde descobriu que só um nome não bastava. A que classe pertencia?… Tinha educação?…. Referências?... Conseguiu a muito custo um emprego como faxineira. Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas. Era uma boa faxineira. Difícil era ser gente… Precisava comprar comida e o dinheiro não chegava. As baratas se acasalam num roçar de antenas, mas os seres humanos não. Conhecemse, namoram, brigam, fazem as pazes, resolvem se casar, hesitam. Será que o dinheiro vai dar? Conseguir casa, móveis, eletrodomésticos, roupa de cama, mesa e banho. Vandirene casou-se, teve filhos. Lutou muito, coitada. Filas no Instituto Nacional de Previdência Social. Pouco leite. O marido desempregado… Finalmente acertou na loteria. Quase quatro milhões! Entre as baratas ter ou não ter quatro milhões não faz diferença. Mas Vandirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome. Subiu de classe. Contratou babás e entrou na Pontifícia Universidade Católica. Vandireneacordou um dia e viu que tinha se transformado em barata. Seu penúltimo pensamento humano foi : “Meu Deus!… A casa foi dedetizada há dois dias!…”. Seu último pensamento humano foi para seu dinheiro rendendo na financeira e que o safado do marido, seu herdeiro legal, o usaria. Depois desceu pelo pé da cama e correu para trás de um móvel. Não pensava mais em nada. Era puro instinto. Morreu cinco minutos depois, mas foram os cinco minutos mais felizes de sua vida. Kafka não significa nada para as baratas…


Luís Fernando Veríssimo. Ed Mort e outras histórias. 7ª Ed. L&pm: Porto Alegre, 1985.
Considere as seguintes sentenças, retiradas do texto:

I. “Maquiou-se.” II. “Morreu cinco minutos depois”
Em relação à regência, nas sentenças dadas, os verbos “maquiar” e “morrer” são, respectivamente:
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33Q1046092 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Tendo como referencial o arcabouço de recursos, métodos e tecnologias que são aplicados na educação do aprendiz cego, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A leitura tátil e a escrita em Braille seguem a mesma direção da leitura e escrita convencionais.
( ) A fim de executar a escrita manual em Braille, podem ser utilizadas reglete e punção.
( ) A leitura da escrita em Braille é realizada apenas de forma tátil pelos deficientes e não deficientes visuais.
( ) A produção e impressão em Braille deve ser dominada por todos os profissionais da escola.
( ) O aprendizado do sistema Braille deve ser realizado de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.

A sequência está correta em
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34Q1045086 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Texto associado.
A metamorfose


Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e viu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil. Não tinha mais antenas. Quis emitir um som de surpresa e sem querer deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui-las, mas não coube atrás do móvel. O seu segundo pensamento foi: “Que horror… Preciso acabar com essas baratas…” Pensar, para a ex-barata, era uma novidade. Antigamente ela seguia seu instinto. Agora precisava raciocinar. Fez uma espécie de manto com a cortina da sala para cobrir sua nudez. Saiu pela casa e encontrou um armário num quarto, e nele, roupa de baixo e um vestido. Olhou-se no espelho e achou-se bonita. Para uma ex-barata. Maquiou-se. Todas as baratas são iguais, mas as mulheres precisam realçar sua personalidade. Adotou um nome: Vandirene. Mais tarde descobriu que só um nome não bastava. A que classe pertencia?… Tinha educação?…. Referências?... Conseguiu a muito custo um emprego como faxineira. Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas. Era uma boa faxineira. Difícil era ser gente… Precisava comprar comida e o dinheiro não chegava. As baratas se acasalam num roçar de antenas, mas os seres humanos não. Conhecemse, namoram, brigam, fazem as pazes, resolvem se casar, hesitam. Será que o dinheiro vai dar? Conseguir casa, móveis, eletrodomésticos, roupa de cama, mesa e banho. Vandirene casou-se, teve filhos. Lutou muito, coitada. Filas no Instituto Nacional de Previdência Social. Pouco leite. O marido desempregado… Finalmente acertou na loteria. Quase quatro milhões! Entre as baratas ter ou não ter quatro milhões não faz diferença. Mas Vandirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome. Subiu de classe. Contratou babás e entrou na Pontifícia Universidade Católica. Vandireneacordou um dia e viu que tinha se transformado em barata. Seu penúltimo pensamento humano foi : “Meu Deus!… A casa foi dedetizada há dois dias!…”. Seu último pensamento humano foi para seu dinheiro rendendo na financeira e que o safado do marido, seu herdeiro legal, o usaria. Depois desceu pelo pé da cama e correu para trás de um móvel. Não pensava mais em nada. Era puro instinto. Morreu cinco minutos depois, mas foram os cinco minutos mais felizes de sua vida. Kafka não significa nada para as baratas…


Luís Fernando Veríssimo. Ed Mort e outras histórias. 7ª Ed. L&pm: Porto Alegre, 1985.
O texto retrata as complexidades da vida humana em comparação à vida das baratas. O ‘instinto animal’ versus o ‘raciocínio humano’ – nova realidade da personagem principal – é evidenciado no trecho:
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35Q1045094 | Português, Sintaxe, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Assinale a alternativa que apresenta uma oração adverbial que exprima sentido concessivo.
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36Q1045097 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Com base na Resolução nº 4, de 2009, que trata das atribuições do professor do atendimento educacional especializado, assinale a alternativa não corresponde as responsabilidades desse profissional:
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37Q1045098 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Selecione a alternativa que identifica adequadamente os tipos de acessibilidade mencionados na Política Nacional de Educação Especial com uma Abordagem Inclusiva.
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38Q1046133 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Considere que existem três produtos eletrodomésticos em uma loja específica, os quais custam o mesmo valor: R$ 300,00. Entretanto, esses produtos se localizam em setores diferentes dentro dessa loja. Próximo ao período de final de ano, foram ofertados descontos diferentes a cada setor da loja, inclusive para os três produtos citados. Seja que um deles recebeu desconto de 18%, outro de 21%, e o terceiro de 26%. Caso uma pessoa compre os três produtos, com os descontos ofertados, e divida essa compra em 5 parcelas, sendo que devido ao parcelamento, cada parcela custará 10% a mais que o valor dividido, qual das alternativas apresenta o valor da quinta parcela?
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39Q1045032 | Português, Pontuação, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.

Crônica: tempo de despedida Metáforas que se impõem


Temos muitas imagens armazenadas em nosso cérebro. Metáforas guardadas em nosso imaginário. Algumas, temos de admitir, são dolorosamente evidentes. Amanhecia. Véspera de Natal. Manhã fresca de um dia que seria muito quente. Havíamos passado a noite tomando vinho, ouvindo Roberto Carlos, só as mais tristes, tipo “Jovens tardes de domingo”, comemorando nossa formatura de Segundo Grau. Então eu saí pelos trilhos, de volta para casa, sentindo uma brisa empurrar meus cabelos longos, típicos dos anos 1970, para trás. Podia haver uma imagem mais óbvia e mais certeira para uma separação, uma ruptura, uma metamorfose?

Lembro como se fosse ontem, para continuar com imagens comuns, que olhei para trás, para os lados, para cima e para baixo, como se tentasse me situar. Vi a estação, que parecia mais melancólica do que nunca, vi alguns vagões estacionados em trilhos paralelos à linha central, vi um cachorro magro saltitar em três pernas e ouvi um galo retardatário cantar. Na metade do caminho, parei de novo e contemplei o cenário no qual me achava imerso. Eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. Em breve, eu tomaria o caminho da capital. Estava na encruzilhada. Passei por uma chave de trilhos, um mecanismo usado para desviar trens para uma linha secundária. Brinquei de tentar mudar o meu destino. Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.

Até hoje me pergunto: por que tanto realismo na metáfora que marcou minha passagem da adolescência para o mundo adulto? Uma semana depois, em 1º de janeiro de 1980, botei o pé na estrada e nela continuo. Só tenho voltado ao ponto de partida como visitante. Retornarei algum dia em definitivo para fechar o ciclo? Éramos três naquela despedida. Continuei ligado a um dos amigos daquela noite de despedida. O outro, o anfitrião, encontrei uma única vez, por acaso, num estádio de futebol. Não deve ter passado uma semana, porém, que não tenha pensando neles e em nossa turma.

O que nos faz pensar em detalhes de experiências tão distantes? Lembro-me de ter caminhado mais de um quilômetro pelos trilhos. Cada vez que parava ou olhara para trás, com os olhos apertados pela luz da manhã, sentia o coração pulando. Estava deixando tudo o que me importava. Como foi possível que eu não sentisse medo, não duvidasse, não tentasse escapar da mudança? A minha convicção era férrea como os trilhos que eu pisava. Hoje, quando encontro a gurizada de 17 anos, nunca deixo de concluir com certo paternalismo: são crianças. Eu era uma criança quando saí de casa.

Quando penso naquele momento de partida, inevitavelmente penso nos trilhos daquela manhã de verão. Venho trilhando meu caminho. Não me arrependo de não ter mudado a chave. Ainda ouço a voz de Roberto Carlos, pois “canções usavam formas simples”, ressoando na madrugada: “O que foi felicidade me mata agora de saudade, velhos tempos, belos dias”. Depois de 40 anos de separação, estamos nos reencontrando num grupo de WhatsApp.

Disponível em:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ cr%C3%B4nica-tempo-de-despedida-1.371025>. Acesso em: 24 out. 2019.

Sobre o uso das vírgulas, assinale a alternativa correta.
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40Q1046583 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As teorias de aprendizagem fornecem fundamentos para a prática pedagógica. Em uma escola rural que atende alunos com necessidades especiais, qual diretriz é coerente com a abordagem construtivista.
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