Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q899172 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

João é um aluno neurotípico com deficiência física nos membros inferiores; frequenta sala de ensino regular do 8º ano e faz uso de cadeira de rodas. Ele e seus colegas foram à sala de informática com um determinado professor para utilizar o computador com os objetivos de: pesquisar na web, construir um texto, tabular informações, organizar suas apresentações etc. O computador é para João:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q899177 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), consideram-se atribuições do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q899174 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) busca propiciar que o aluno com deficiência intelectual possa construir seu conhecimento dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível. NÃO é referencial para o atingimento de tal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q899175 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Tendo-se a visão de currículo como instrumento, ferramenta que pode ser adaptada para beneficiar o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos com deficiência, por meio de alterações que serão de maior ou menor expressividade, as adequações relativas aos objetivos e conteúdos dizem respeito à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q899183 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

As estratégias de leitura são utilizadas por todos os leitores. Aqueles mais eficientes são os que melhor as utilizam, enquanto os aprendizes com maior dificuldade na leitura são menos eficientes na sua aplicação.

Professora: O que está escrito aqui? (Aponta o título da história na capa de um livro: Fogo no céu)
Elisabeth: Fo...go...no...céu.
Professora: E o que esta frase diz?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: O que significa isso?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: E esta palavra aqui? (aponta para a palavra fogo)
Elisabeth: fo-go.
Professor: O que você leu?
Elisabeth: (Silêncio).

A intervenção realizada com uma aluna com Síndrome de Down demonstra o uso de estratégia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q896716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual requer o uso de diversos recursos e metodologias específicas para promover o acesso ao conteúdo. São meios empregados na inclusão de estudantes com deficiência visual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q896710 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

As diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) elencam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um de seus pilares. Considerando as funções e as características do papel do AEE no contexto da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1046299 | Direito Sanitário, Saúde Pública, Educação Especial, Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão MA, FUNATEC, 2024

Qual órgão passou a contribuir com a edição de normas de referência para o setor de saneamento após a aprovação do novo marco legal do saneamento básico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1045033 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.

Crônica: tempo de despedida Metáforas que se impõem


Temos muitas imagens armazenadas em nosso cérebro. Metáforas guardadas em nosso imaginário. Algumas, temos de admitir, são dolorosamente evidentes. Amanhecia. Véspera de Natal. Manhã fresca de um dia que seria muito quente. Havíamos passado a noite tomando vinho, ouvindo Roberto Carlos, só as mais tristes, tipo “Jovens tardes de domingo”, comemorando nossa formatura de Segundo Grau. Então eu saí pelos trilhos, de volta para casa, sentindo uma brisa empurrar meus cabelos longos, típicos dos anos 1970, para trás. Podia haver uma imagem mais óbvia e mais certeira para uma separação, uma ruptura, uma metamorfose?

Lembro como se fosse ontem, para continuar com imagens comuns, que olhei para trás, para os lados, para cima e para baixo, como se tentasse me situar. Vi a estação, que parecia mais melancólica do que nunca, vi alguns vagões estacionados em trilhos paralelos à linha central, vi um cachorro magro saltitar em três pernas e ouvi um galo retardatário cantar. Na metade do caminho, parei de novo e contemplei o cenário no qual me achava imerso. Eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. Em breve, eu tomaria o caminho da capital. Estava na encruzilhada. Passei por uma chave de trilhos, um mecanismo usado para desviar trens para uma linha secundária. Brinquei de tentar mudar o meu destino. Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.

Até hoje me pergunto: por que tanto realismo na metáfora que marcou minha passagem da adolescência para o mundo adulto? Uma semana depois, em 1º de janeiro de 1980, botei o pé na estrada e nela continuo. Só tenho voltado ao ponto de partida como visitante. Retornarei algum dia em definitivo para fechar o ciclo? Éramos três naquela despedida. Continuei ligado a um dos amigos daquela noite de despedida. O outro, o anfitrião, encontrei uma única vez, por acaso, num estádio de futebol. Não deve ter passado uma semana, porém, que não tenha pensando neles e em nossa turma.

O que nos faz pensar em detalhes de experiências tão distantes? Lembro-me de ter caminhado mais de um quilômetro pelos trilhos. Cada vez que parava ou olhara para trás, com os olhos apertados pela luz da manhã, sentia o coração pulando. Estava deixando tudo o que me importava. Como foi possível que eu não sentisse medo, não duvidasse, não tentasse escapar da mudança? A minha convicção era férrea como os trilhos que eu pisava. Hoje, quando encontro a gurizada de 17 anos, nunca deixo de concluir com certo paternalismo: são crianças. Eu era uma criança quando saí de casa.

Quando penso naquele momento de partida, inevitavelmente penso nos trilhos daquela manhã de verão. Venho trilhando meu caminho. Não me arrependo de não ter mudado a chave. Ainda ouço a voz de Roberto Carlos, pois “canções usavam formas simples”, ressoando na madrugada: “O que foi felicidade me mata agora de saudade, velhos tempos, belos dias”. Depois de 40 anos de separação, estamos nos reencontrando num grupo de WhatsApp.

Disponível em:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ cr%C3%B4nica-tempo-de-despedida-1.371025>. Acesso em: 24 out. 2019.

A expressão destacada em “Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.” poderia ser substituída, sem alteração significativa de sentido no contexto em que se insere, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1045034 | Raciocínio Lógico, Tautologia, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Em raciocínio lógico, dadas duas proposições a e b, forma-se uma proposição composta por a com b acrescentando o conectivo “ou” (“˅”) entre as duas, representada por “a ou b” (“a ˅ b”), denominada disjunção das proposições a e b. Considere:


a: “A altura de Abel é igual a 1,83 m.”;

b: “A massa de Abel é inferior a 70 Kg.”.


Com base nessas informações, como a disjunção “a ˅ b” pode ser descrita?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.