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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1046142 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular. São todas atribuições do professor do AEE, EXCETO:
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202Q1017797 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, teve como um dos seus marcos históricos
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203Q896712 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A tecnologia assistiva é reconhecida como importante meio para a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015). Assinale a afirmativa que descreve corretamente o papel da tecnologia assistiva na promoção da inclusão escolar de estudantes com deficiência.
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204Q1034321 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.

ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 20.

O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
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205Q1046134 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

“A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento. As crianças com DI apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Dessa forma, podem ter dificuldade de adaptação e demorar mais para aprender e se alfabetizar do que outras crianças da mesma idade.”

(Fonte:https://institutoneurosaber.com.br/inclusao-do-aluno-com-deficiencia-intelectual-na-escola/)

Considerando esse contexto, são estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas na escola regular para o atendimento as necessidades das crianças com deficiência intelectual:

I. Adotar uma estratégia única para atender a todos, considerando a integração e não as diferenças de aprendizado.
II. Realizar avaliações formativas para monitorar o progresso da criança e ajustar as estratégias de ensino.
III. Incorporar ferramentas e dispositivos tecnológicos como softwares educacionais e recursos de acessibilidade.
IV. Implementar um modelo de ensino totalmente individualizado, separando a criança do restante da turma.

Está correto o que se afirma em:
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206Q1017802 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo estabelecem que
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207Q1034314 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Considerando o que as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394 / 1996) estabelecem acerca da educação especial, marque (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as falsas:

( ) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

As afirmativas são, respectivamente,
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208Q1034323 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

O filósofo norte americano John Dewey (1859 – 1952) foi um dos grandes inspiradores do movimento cultural brasileiro no campo da educação denominado Escola Nova.

Acerca do projeto pedagógico de Dewey, assinale a opção que compatível com seus princípios.
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209Q1014678 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo Alvez (2010), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com surdez tem três momentos didático-pedagógicos que beneficiam ambientes inclusivos de aprendizagem.
Tais momentos são estes:
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210Q1079966 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

Em 06 de julho de 2015 é instituída a Lei 13.146 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) a qual garante que:
Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
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211Q1079968 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Ciência e Tecnologia, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

Marque abaixo a questão que corresponde a ASSERTIVA sobre a Tecnologia Assistiva :

Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

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212Q1015481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

A respeito da educação bilíngue de surdos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A educação bilíngue de surdos é uma modalidade de educação escolar que promove a especificidade linguística e cultural dos educandos surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos que optam pelo uso da Libras, a partir da adoção da Libras como primeira língua e como língua de instrução, comunicação, interação e ensino, e da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) Consideram-se escolas bilíngues de surdos as instituições de ensino da rede regular nas quais a comunicação, a instrução, a interação e o ensino são realizados em Libras como primeira língua e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) A educação bilíngue também é destinada a educandos surdos que optam pelo uso da Libras, alunos com deficiência auditiva, surdos-cegos, surdos com outras deficiências associadas e surdos com altas habilidades ou superdotação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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213Q896717 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

As especificidades dos estudantes com deficiência intelectual exigem uma avaliação adaptada, considerando suas características. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) estabelece que a avaliação deve ser contínua, cumulativa e que valorize os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base nas práticas de apoio do campo da educação especial, assinale, a seguir, o instrumento utilizado pelos professores da sala de aula regular para os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual.
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214Q1016054 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

As expressões faciais também fazem parte da comunicação humana. Através delas, podemos revelar emoções, sentimentos, intenções para nosso interlocutor. No que se refere a Libras, as expressões faciais:
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215Q1080338 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Analise os itens a seguir de acordo com a Lei n. 13. 146, 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência e assinale a alternativa correta.

I – Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II - Nenhuma pessoa com deficiência terá direito a igualdade de oportunidades com as demais pessoas, contudo não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
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216Q1046592 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam a importância da gestão democrática e da participação de todos os segmentos na definição do projeto educativo. Marque a alternativa que contém a situação que se coaduna com esse princípio.
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217Q1030466 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

As opções abaixo apontam algumas das metas e objetivos da educação especial concernentes ao Plano Nacional de Educação, à exceção de uma. Assinale-a.
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218Q1034310 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. (...) A escola atua, assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021, p. 80 (adaptado).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as concepções acerca do papel da escola, assinale a opção que expressa corretamente a tendência educacional descrita acima.
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219Q1034312 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma aprendizagem ou um conhecimento aprendido é inteligível quando se tem o domínio da razão de ser ou do funcionamento de alguma coisa. Isso significa que, na escola ou em qualquer outra situação, não basta um ensino e uma aprendizagem que se deem de forma mecânica ou somente de memória. Há necessidade do entendimento do que se ensina e do que se aprende. O educando precisa aprender as ações mentais (compreender como as coisas operam) e procedimentais (como realiza-las).

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Quando os estudantes cumprem uma tarefa proposta, não significa necessariamente que compreendem o que estão fazendo.
II. Quando a professora de língua espanhola ordena que se repita as preposições em castelhano, ocorre uma aprendizagem inteligível.
III. Quando o professor de teatro pede que se memorize um diálogo para a apresentação de uma peça, ocorre uma aprendizagem inteligível.

Está correto o que se afirma em
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220Q1034313 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma professora de educação artística aplica uma avaliação ao final do ano letivo. Trata-se de uma prova escrita, cuja finalidade consiste em mensurar o aprendizado e o desempenho da turma ao longo daquele período.

O tipo de avaliação empregado é a
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