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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1034320 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Um dos princípios orientadores da organização da educação nos estabelecimentos de ensino brasileiros é o da gestão democrática.

Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
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222Q1079942 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Educação Especial, Prefeitura de Cananéia SP, VUNESP, 2020

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Quando houver necessidade de avaliação da deficiência, ela deverá ser

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223Q1079941 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Educação Especial, Prefeitura de Cananéia SP, VUNESP, 2020

Em 2015, foi instituída a LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade o que segue:
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224Q1079944 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Cananéia SP, VUNESP, 2020

No início do ano letivo, uma família recém-chegada ao município procurou a rede de ensino para matricular sua filha de 6 anos, que tem surdez. A criança não frequentou a educação infantil e a família tem muitas dúvidas sobre o processo educacional da filha. De acordo com a LBI (2015), o município deverá ofertar
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225Q1079965 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

De acordo com as Políticas Nacionais para as pessoas com deficiência o “Plano Viver sem Limite” foi instituído através:
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2011/Decreto/D7612.htm
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226Q1017803 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Quanto aos recursos pedagógicos utilizados no âmbito do atendimento educacional especializado (AEE), preconiza-se
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227Q1017807 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a avaliação biopsicossocial da deficiência deve
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228Q1017810 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens a seguir, relativos ao capacitismo, um dos temas contemporâneos transversais relacionados à educação especial e inclusiva.

I O capacitismo pode ser entendido como quaisquer ações, expressões e experiências que impliquem exclusão, discriminação e negação de direito às pessoas com deficiência.
II Como postura anticapacitista, cabe à pessoa sem deficiência sempre auxiliar a pessoa com deficiência em espaços públicos, ainda que esta afirme que não precisa de ajuda.
III Atitudes capacitistas podem ser reproduzidas na forma de expressões cristalizadas e piadas que envolvam condições de deficiência.

Assinale a opção correta.
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229Q1034311 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

O método expositivo é bastante utilizado em nossas escolas, apesar das críticas que lhe são feitas, principalmente por não levar em conta o princípio da atividade do aluno. Entretanto, se for superada esta limitação, é um importante meio de obter conhecimentos.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017, p. 224.



Além da exposição verbal, fazem parte do método expositivo de ensino procedimentos como,
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230Q1034318 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

O ideário freireano insistia na ideia de que todo ato educativo é um ato político e que o “educador humanista revolucionário”, ombreado com os oprimidos, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da “criação do homem novo”.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021.

A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
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231Q1081222 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Quanto ao Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer (Capítulo IX) da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) tem-se no art. 42 “A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas” (BRASIL, 2015).
Assinale a alternativa correta em relação ao documento legal.
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232Q1017806 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa, entre outros objetivos, garantir
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233Q1017808 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Segundo a LBI, os entraves existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo são considerados barreiras
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234Q1016051 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Podemos ter pares mínimos na Libras em que apenas a mudança de um dos elementos constitutivos do sinal gera contraste com os demais idênticos, levando ao seu valor distintivo na língua. Trata-se de par mínimo quanto à configuração da mão:
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235Q1016052 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Todas as línguas existentes no mundo, independentemente de sua modalidade linguística, apresentam processos responsáveis pela criação de novas palavras. A regra de contato da Libras é aplicada na formação de:
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236Q1089350 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante um seminário de formação docente, discutiu-se a tensão entre a concepção de inclusão plena e a permanência de instituições especializadas. Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) e na legislação educacional brasileira, assinale a alternativa que expressa corretamente o entendimento contemporâneo sobre a inclusão.
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237Q1034322 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A noção de interdisciplinaridade consiste em um importante conceito para a solução de contradições históricas da prática educacional. A respeito dessa noção, avalie as afirmações a seguir.

I. Constitui-se como importante estratégia de combate ao processo de especialização e compartimentalização dos saberes.
II. A interdisciplinaridade consiste na articulação de conhecimentos de diferentes campos, fomentando um trânsito integrador entre os mesmos.
III. Surge como tentativa de solucionar problemas híbridos, para os quais o movimento histórico de especialização dos saberes mostrava-se ineficaz.

Está correto o que se afirma em
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238Q1079967 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Educação Especial, Prefeitura de Magalhães Barata PA, INAZ do Pará, 2019

Leia o fragmento de texto abaixo e marque a opção que corresponde ao decreto que completa a lacuna:
“O decreto____________ regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/Decreto/D8368.htm
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239Q1081269 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Capítulo IV, refere-se ao Direito à Educação.

Assinale a alternativa que contém o disposto nessa legislação a respeito da educação.
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240Q1017795 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com os seus fundamentos e princípios, a educação especial
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