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Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1017796 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Constitui princípio da educação especial:

I garantir a observância do direito de cada estudante e ampliar o tempo de cada um em sala de aula;
II criar estratégias pedagógicas diferenciadas para desenvolver atitudes, conhecimentos e habilidades dos estudantes, a fim de nivelar os alunos no mesmo nível de aprendizagem;
III assegurar o desenvolvimento dos estudantes para o exercício da cidadania, bem como da participação social, política e econômica, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

Assinale a opção correta.
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242Q1017799 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às diferenças entre os princípios da educação inclusiva e os da educação especial, assinale a opção correta.
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243Q1017801 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, asseguram que as crianças com deficiência
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244Q1017809 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta de acordo com as disposições da LBI relativas ao direito à educação.
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246Q1034316 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A Base Nacional Comum Curricular orienta-se a partir do princípio pedagógico do foco no desenvolvimento de competências. Acerca desse princípio, assinale a opção que o descreve.
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247Q1034317 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos. Podemos dizer, agora, que essa atividade é o estudo dos conteúdos das matérias e dos modos de resolver as tarefas práticas que lhes correspondem. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. A aprendizagem não resulta apenas de necessidades e interesses internos da criança, nem é um processo no qual as crianças escolhem o que querem fazer; é, antes, um processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da História.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017, p. 143.

De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que
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248Q1034319 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre a etapa do ensino fundamental no contexto da Educação Básica, é correto afirmar que.
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249Q1017800 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao atendimento educacional especializado (AEE), assinale a opção correta.
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250Q1017805 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à fundamentação filosófica e aos princípios da educação inclusiva, julgue os itens a seguir, conforme o estabelecido pelo Ministério da Educação.

I A escola é o primeiro espaço de convivência social da criança, no qual ela começa a construir seus valores e referências.
II A escola inclusiva é um espaço de construção da cidadania, sendo muitas vezes na escola que a criança e o adolescente começam a conviver em um coletivo diversificado.
III A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta, além de nos preceitos éticos dos direitos humanos, em uma filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, visando garantir a cada indivíduo e(ou) grupo social, independentemente de suas peculiaridades, o pleno exercício dos direitos políticos, civis, econômicos, culturais e sociais.

Assinale a opção correta.
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251Q1016094 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005, deve ser iniciado desde a educação infantil para garantir que a criança surda desenvolva competências de leitura e escrita e ao longo de toda a sua trajetória escolar. De acordo com esse Decreto, o que deve ser considerado na avaliação do aprendizado da língua portuguesa escrita por alunos surdos?
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252Q1089354 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em uma escola que atende estudantes surdos, uma professora propõe o uso de textos orais transcritos para o ensino de gramática da Língua Portuguesa como segunda língua. No entanto, os resultados mostram baixo desempenho na leitura e escrita.

Com base na abordagem bilíngue (Libras-Língua Portuguesa), assinale a alternativa que apresenta uma intervenção coerente com a aquisição linguística de alunos surdos sinalizantes.
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253Q1089355 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

No Brasil, a constituição da Educação Especial esteve inicialmente atrelada ao paradigma assistencialista e segregador, muito influenciado pelas concepções médicopedagógicas europeias do século XIX. Sobre a História da Educação Especial no Brasil, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

( ) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos (1854), atual Instituto Benjamin Constant, e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1857) foram fundados sob forte influência do positivismo e das práticas higienistas. Essas instituições, ao mesmo tempo que representaram um marco no reconhecimento social do direito à instrução de pessoas com deficiência, reforçaram a concepção de que sua educação deveria ocorrer em espaços apartados do sistema comum.
( ) Durante a Primeira República e ao longo da primeira metade do século XX, as iniciativas educacionais voltadas a pessoas com deficiência permaneceram institucionalizadas em espaços especializados, vinculados muitas vezes a ações de caráter filantrópico ou às Santas Casas de Misericórdia.
( ) Na década de 1980 surgiu uma corrente pedagógica no Brasil que entendia a deficiência como uma “anormalidade”, conforme a linguagem biomédica da época, e a educação especial funcionava como um “apêndice” do sistema educacional, não como parte constitutiva dele. Esse enquadramento estava em sintonia com o processo de “modernização da educação brasileira”, que buscava universalizar a instrução primária sem, contudo, contemplar efetivamente a diversidade.

A sequência correta é:
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254Q1089357 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Plano Político-Pedagógico (PPP) é considerado um instrumento basilar da gestão democrática escolar, na medida em que articula concepções de educação, finalidades sociais e diretrizes pedagógicas.

Nesse sentido, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
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255Q1079943 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Educação Especial, Prefeitura de Cananéia SP, VUNESP, 2020

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).


Gilda, diretora de escola, decidiu utilizar uma determinada verba para reformar o prédio e adquirir novos equipamentos e materiais. Pensando na diversidade da comunidade escolar, optou por projeto que privilegiasse o desenho universal, que seria a
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256Q1089352 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Ao elaborar um plano de intervenção para um estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (nível 1 de suporte), uma equipe multidisciplinar propõe flexibilizações no currículo. No entanto, a direção da escola questiona a validade dessas adaptações diante da exigência de metas de desempenho padronizadas.

Com base nos fundamentos da avaliação inclusiva, qual medida seria pedagogicamente e legalmente adequada?
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257Q1089353 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Uma estudante com paralisia cerebral é matriculada no Ensino Fundamental. Embora o ambiente físico tenha sido adaptado, os professores hesitam em envolvê-la em atividades de laboratório, alegando riscos e dificuldades logísticas.

Qual análise dialoga corretamente com uma perspectiva crítica sobre essa postura institucional?
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258Q1089356 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o excerto abaixo:

A _______________________ afeta principalmente meninas e decorre de mutações no gene MECP2. Nesse caso, observa-se um desenvolvimento inicial aparentemente típico, seguido de regressão progressiva de habilidades motoras e comunicativas, estereotipias manuais e grave comprometimento intelectual.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
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259Q1080403 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Educação Especial, Prefeitura de Travesseiro RS, OBJETIVA, 2024

A Lei nº 13.146/2015 garante que o poder público deve implementar serviços e programas completos de habilitação profissional e de reabilitação profissional para que a pessoa com deficiência possa ingressar, continuar ou retornar ao campo do trabalho, respeitados sua livre escolha, sua vocação e seu interesse. Nos termos expressos da Lei 13.146/2015 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, analisar os itens abaixo:

I. A habilitação profissional e a reabilitação profissional devem ocorrer articuladas com as redes públicas e privadas, especialmente de saúde, de ensino e de assistência social, em todos os níveis e modalidades, em entidades de formação profissional ou diretamente com o empregador.
II. A habilitação profissional pode ocorrer em empresas por meio de prévia formalização de contrato do familiar interessado, desde que por tempo determinado e concomitante com a inclusão profissional da pessoa com deficiência na empresa.
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260Q1089351 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em uma proposta pedagógica interdisciplinar, professores precisam garantir a participação efetiva de um aluno cego nas aulas de matemática e ciências. Ao revisar o planejamento, o coordenador identifica uma limitação metodológica importante: todas as atividades dependem de representações visuais não adaptadas.

Considerando a formação específica em Educação Especial e os recursos disponíveis, qual prática representa uma abordagem tecnicamente adequada?
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