Início

Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1046587 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

No contexto da Educação Inclusiva, o atendimento educacional a alunos com deficiência requer, muitas vezes, a atuação de um mediador ou professor de apoio. Assinale a alternativa que exprime adequadamente o papel desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1045057 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Sobre a escrita em braile, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. É realizada por meio de uma reglete e punção ou de uma máquina de escrever braile. II. O movimento de perfuração deve ser realizado da esquerda para a direita para produzir a escrita em relevo. III. A leitura é realizada da esquerda para a direita. IV. A máquina de escrever tem 63 teclas correspondentes aos sinais simples da escrita braile.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q899171 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O meio pelo qual o texto é apresentado e interpretado na escola pode limitar a acessibilidade do aluno com deficiência e privá-lo da participação nas aulas, constituindo-se conhecimento crucial para construir a acessibilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1045100 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Analise o trecho subsequente.

Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

Os direitos citados no fragmento acima estão listados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1046140 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Sobre a Deficiência Intelectual, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q896711 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.


( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.


( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.


( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1046052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o atendimento educacional especializado (AEE) deve, ao longo de todo o processo de escolarização, estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum, disponibilizando, entre outras medidas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1046060 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Em relação às tendências de educação escolar para pessoas com surdez, de acordo com Damázio (2007), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1046583 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

As teorias de aprendizagem fornecem fundamentos para a prática pedagógica. Em uma escola rural que atende alunos com necessidades especiais, qual diretriz é coerente com a abordagem construtivista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1046589 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

Analise as proposições em relação às leis federais que impactam a educação brasileira:

I – A Lei Federal nº 13.005/2014 (PNE) estabelece metas voltadas à universalização da educação básica, incluindo estratégias de inclusão.
II – A Lei Federal nº 11.645/2008 insere temas de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo, fortalecendo a diversidade.
III – A Resolução nº 05/09 do CNE/CEB fixa diretrizes para a Educação Infantil, incluindo parâmetros para a estruturação de espaços e materiais.
IV – A Lei 9394/96 não aborda a inclusão de alunos com deficiência, pois esse tema é tratado apenas em lei complementar específica.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q899178 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a descrição a seguir.
O professor do AEE observa e registra os avanços do aluno na utilização de seu recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), questionando:
1. Consegue responder a perguntas objetivas sinalizando o SIM e o NÃO?
2. Consegue utilizar expressões e sinalizações para se comunicar?
3. Consegue responder a perguntas objetivas, apontando para objetos que estão no ambiente?
4. Consegue responder perguntas objetivas, apontando a resposta em símbolos gráficos?
5. Faz a associação de mais de um símbolo em suas respostas?
6. Toma iniciativa na comunicação, ou espera sempre por perguntas?
7. Usa criatividade e tenta responder às perguntas, cujas respostas não estão na prancha, fazendo uso de analogias entre símbolos ou dos símbolos com outras formas de comunicação (gestos, expressões, objetos do ambiente etc.)?
8. Faz uso da escrita sempre que o que deseja comunicar não está na prancha?
9. Questiona e argumenta?
10.Manifesta a ausência de vocabulário e consegue solicitar a atualização do recurso?
11.Participa do planejamento de suas pranchas de comunicação?
A competência analisada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1045102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Considere a seguinte descrição:

"Trata-se de um distúrbio que se manifesta principalmente durante a infância e adolescência, caracterizado por comportamento desafiador e impulsivo, bem como dificuldade em lidar com situações frustrantes e uma inclinação à teimosia, entre outros sintomas."

A que distúrbio essa descrição se relaciona?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q896713 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um relevante instrumento utilizado para a promoção da inclusão escolar. Com base nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), e atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a afirmativa que descreve corretamente as atribuições na elaboração do PAEE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q896714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Os estudantes com altas habilidades/superdotação, conforme as Diretrizes Operacionais da Educação Especial, devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular. Com base no documento, como essas atividades devem ser organizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1046046 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Referenciada por demais autores da área, Mendes (2006) afirma que o Paradigma da Inclusão se globaliza no final do século XX e que, em contrapartida aos movimentos e paradigmas anteriores,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1046049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

O aluno João Paulo, de 12 anos, foi recentemente diagnosticado com superdotação/altas habilidades.

Nesse caso hipotético, de acordo com o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1045029 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Texto associado.

Crônica: tempo de despedida Metáforas que se impõem


Temos muitas imagens armazenadas em nosso cérebro. Metáforas guardadas em nosso imaginário. Algumas, temos de admitir, são dolorosamente evidentes. Amanhecia. Véspera de Natal. Manhã fresca de um dia que seria muito quente. Havíamos passado a noite tomando vinho, ouvindo Roberto Carlos, só as mais tristes, tipo “Jovens tardes de domingo”, comemorando nossa formatura de Segundo Grau. Então eu saí pelos trilhos, de volta para casa, sentindo uma brisa empurrar meus cabelos longos, típicos dos anos 1970, para trás. Podia haver uma imagem mais óbvia e mais certeira para uma separação, uma ruptura, uma metamorfose?

Lembro como se fosse ontem, para continuar com imagens comuns, que olhei para trás, para os lados, para cima e para baixo, como se tentasse me situar. Vi a estação, que parecia mais melancólica do que nunca, vi alguns vagões estacionados em trilhos paralelos à linha central, vi um cachorro magro saltitar em três pernas e ouvi um galo retardatário cantar. Na metade do caminho, parei de novo e contemplei o cenário no qual me achava imerso. Eu sabia que a minha vida nunca mais seria a mesma. Em breve, eu tomaria o caminho da capital. Estava na encruzilhada. Passei por uma chave de trilhos, um mecanismo usado para desviar trens para uma linha secundária. Brinquei de tentar mudar o meu destino. Eu estava pesadamente consciente de que dava os meus últimos passos no universo que me definia.

Até hoje me pergunto: por que tanto realismo na metáfora que marcou minha passagem da adolescência para o mundo adulto? Uma semana depois, em 1º de janeiro de 1980, botei o pé na estrada e nela continuo. Só tenho voltado ao ponto de partida como visitante. Retornarei algum dia em definitivo para fechar o ciclo? Éramos três naquela despedida. Continuei ligado a um dos amigos daquela noite de despedida. O outro, o anfitrião, encontrei uma única vez, por acaso, num estádio de futebol. Não deve ter passado uma semana, porém, que não tenha pensando neles e em nossa turma.

O que nos faz pensar em detalhes de experiências tão distantes? Lembro-me de ter caminhado mais de um quilômetro pelos trilhos. Cada vez que parava ou olhara para trás, com os olhos apertados pela luz da manhã, sentia o coração pulando. Estava deixando tudo o que me importava. Como foi possível que eu não sentisse medo, não duvidasse, não tentasse escapar da mudança? A minha convicção era férrea como os trilhos que eu pisava. Hoje, quando encontro a gurizada de 17 anos, nunca deixo de concluir com certo paternalismo: são crianças. Eu era uma criança quando saí de casa.

Quando penso naquele momento de partida, inevitavelmente penso nos trilhos daquela manhã de verão. Venho trilhando meu caminho. Não me arrependo de não ter mudado a chave. Ainda ouço a voz de Roberto Carlos, pois “canções usavam formas simples”, ressoando na madrugada: “O que foi felicidade me mata agora de saudade, velhos tempos, belos dias”. Depois de 40 anos de separação, estamos nos reencontrando num grupo de WhatsApp.

Disponível em:<https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ cr%C3%B4nica-tempo-de-despedida-1.371025>. Acesso em: 24 out. 2019.

Assinale a alternativa correta considerando as ideias apresentadas no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1046053 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental” (2007), embora possam existir diferenças no desenvolvimento dos alunos, é importante ter consciência de que eles podem se beneficiar de diferentes experiências no contexto familiar e escolar.

Tal compreensão por parte do educador possibilita uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1045036 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Caracteriza-se como Transtorno do Espectro Autista (TEA):


I. Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social.

II. Ausência de reciprocidade social e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

III. Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns.

IV. Inexpressiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados, além de interesses restritos e fixos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1046586 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A democratização da escola pública pressupõe práticas de gestão participativa e garantia de acesso e permanência de todos, inclusive pessoas com deficiência. A postura que se mostra condizente com essa perspectiva é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.