Questões de Concurso Educação Especial Deficiência Auditiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1014669 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o excerto a seguir para responder à questão.
Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.


(Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado)
O parâmetro de movimento pode ser uma alteração na frequência do movimento como uma marca de aspecto temporal, por exemplo:

12 Q1014670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o excerto a seguir para responder à questão.
Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.


(Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado)
O parâmetro de orientação pode ser uma concordância número-pessoal, por exemplo:

13 Q1014671 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As expressões não manuais são os movimentos de face, dos olhos, da cabeça ou do tronco.

Segundo Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) e Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), elas se prestam a dois papéis nas línguas de sinais, a saber:

14 Q1014672 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Considere esta descrição de sinal: mão direita em S vertical, palma para a esquerda, tocando a testa. Abrir e fechar ligeiramente a mão, duas vezes.

Com base em Capovilla e Raphael (Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em Libras; família e relações familiares e casa, 2005), a descrição corresponde ao sinal de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.