Questões de Concursos Educação Especial Deficiência Física

Resolva questões de Educação Especial Deficiência Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1046011 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bersch (in Schirmer et al., 2007) estabelece que, confirmada a eficácia do recurso de tecnologia assistiva (TA) proposto, este deve ser fornecido ao aluno ou deve-se orientá-lo para a aquisição. Segundo a autora, a implementação da TA se dá, de fato, quando o recurso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046014 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Macedo (2008), um aspecto relevante na abordagem do tema Deficiências Físicas Congênitas é o fato de que, culturalmente, ensina-se a esperar e a planejar o futuro de um filho-sonho. Porém, alguns recém- -nascidos são bem diferentes daqueles acalentados nos sonhos. Incentivados por toda a vida para receberem filhos perfeitos, é natural que os pais sintam dificuldade em lidar com este filho real que apresenta diferenças e que frustram seus desejos mais íntimos de “normalidade”, além de terem que lidar com o “olhar social”.

Ao se considerar o excerto, a autora destaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046015 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046021 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que corretamente se relaciona ao termo “aprendizagem cooperativa”, citado por Pierre Lévy in Galvão Filho (2005).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046008 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046009 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tecnologia assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. Assinale a alternativa que corretamente define os recursos de TA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046019 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) realizaram um estudo que objetivou identificar e analisar a concepção de quinze professores acerca da tarefa de casa. Com base no relato, assinale a alternativa que apresenta uma função correta da tarefa de casa identificada no estudo por esses professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046012 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

MLC é uma menina de nove anos que apresenta movimentos coreoatetóideos. Apesar de suas limitações físicas, sente-se muito feliz ao expressar suas emoções por meio de pintura.

Das alternativas a seguir, assinale a indicada para auxiliar na inibição de movimentos involuntários durante essa atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.