De acordo com Macedo (2008), um aspecto relevante na
abordagem do tema Deficiências Físicas Congênitas é o
fato de que, culturalmente, ensina-se a esperar e a planejar o futuro de um filho-sonho. Porém, alguns recém-
-nascidos são bem diferentes daqueles acalentados nos
sonhos. Incentivados por toda a vida para receberem
filhos perfeitos, é natural que os pais sintam dificuldade
em lidar com este filho real que apresenta diferenças e
que frustram seus desejos mais íntimos de “normalidade”, além de terem que lidar com o “olhar social”.
Ao se considerar o excerto, a autora destaca:
✂️ a) para diminuir o impacto causado pela deficiência, a
reabilitação deve se ater à estimulação e à formação
da imagem corporal mais saudável dos indivíduos
portadores de deficiência. ✂️ b) a dificuldade de se receber um filho com deficiência
na família e a dificuldade de se lidar com a situação
que não gera nenhum impacto no âmbito social
extrafamiliar. ✂️ c) o meio familiar baixa, imediatamente, suas expectativas em relação ao seu recém-nascido real por não
conseguir adequá-lo à imagem do seu recém-nascido desejado. ✂️ d) é de competência da escola conscientizar a família
quanto à normalidade da criança dentro dos padrões
estabelecidos para pessoas com deficiência física. ✂️ e) o fato de as famílias não manterem seus filhos com
deficiências ocultos da sociedade, como em outras
épocas, faz com que elas lidem com a deficiência
com mais realismo.