Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q679652 | Educação Física, Seleção e Organização Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A tecnologia interfere na prática da Educação Física, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q902964 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação em Educação Física é um processo complexo que vai além da simples mensuração do desempenho físico dos alunos. Ela deve considerar diversos aspectos do desenvolvimento integral, incluindo habilidades motoras, atitudes, participação e progresso individual. Marque a abordagem de avaliação que integra esses diferentes aspectos, promovendo uma visão holística do desenvolvimento dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q679648 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As atividades rítmicas na escola, em geral, são utilizadas para dias especiais, sem um trabalho sistematizado anterior. Os educandos dançam o que veem na mídia, a coreografia de festas típicas populares e regionais.
Isso se deve à ausência da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q679647 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Ritmo, do grego Rhytmos, designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. Muitas vezes, é conceituado restringindo-se ao conceito musical, mas, na verdade, o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, as ondas do mar, as águas da cachoeira, enfim, possuem ritmo.
A importância do ritmo na Educação Física deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q902949 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A compreensão da Educação Física como uma linguagem implica reconhecer o movimento corporal como forma de expressão, comunicação e interação social. Qual a concepção de Educação Física enquanto linguagem, conforme discutido na literatura contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q902951 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação do profissional de Educação Física exige um compromisso com o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que vão além das práticas técnicas, incluindo dimensões políticas, pedagógicas e científicas. Qual das afirmações descreve uma abordagem integral para a formação desse profissional, conforme as diretrizes contemporâneas para a área?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q902963 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Na Educação Física inclusiva, os professores devem utilizar estratégias metodológicas que possibilitem a participação ativa de todos os alunos, respeitando suas particularidades e promovendo o desenvolvimento de suas capacidades. Marque a estratégia metodológica descrita para incluir alunos com necessidades educacionais em aulas de Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q679644 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Domenico de Masi acredita que, no futuro, jogo e trabalho se confundirão. O ser humano persegue a felicidade e ela não pode ficar reservada a lugares estanques, de modo que o aluno, por exemplo, pode ser feliz durante o recreio e infeliz na sala de aula.
Baseando-se no texto em destaque e de acordo com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afimar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q679646 | Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A indústria cultural e a da beleza corporal exercem papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.