Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q902963 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Na Educação Física inclusiva, os professores devem utilizar estratégias metodológicas que possibilitem a participação ativa de todos os alunos, respeitando suas particularidades e promovendo o desenvolvimento de suas capacidades. Marque a estratégia metodológica descrita para incluir alunos com necessidades educacionais em aulas de Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q679648 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As atividades rítmicas na escola, em geral, são utilizadas para dias especiais, sem um trabalho sistematizado anterior. Os educandos dançam o que veem na mídia, a coreografia de festas típicas populares e regionais.
Isso se deve à ausência da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q902952 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O movimento desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. Durante essas fases do desenvolvimento humano, a prática de atividades motoras contribui não apenas para o aprimoramento das habilidades físicas, mas também para a construção de competências fundamentais que influenciam o comportamento e a aprendizagem ao longo da vida. Analise as afirmativas a seguir sobre o papel do movimento no desenvolvimento infantil e do adolescente, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O movimento na infância é essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, como equilíbrio, coordenação e agilidade, que são fundamentais para a prática de atividades físicas mais complexas na adolescência.

( ) A prática regular de atividades físicas na adolescência tem impacto positivo apenas no desenvolvimento físico, não influenciando significativamente aspectos cognitivos e emocionais.

( ) O movimento é uma ferramenta importante no desenvolvimento social de crianças e adolescentes, ajudando-os a construirem habilidades de comunicação, cooperação e resolução de conflitos.

( ) Durante a adolescência, o desenvolvimento motor atinge seu pico e estabiliza, tornando menos importante a prática de novas atividades motoras e a aprendizagem de novos movimentos.

( ) A privação de experiências motoras na infância pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e comprometer a capacidade da criança de adquirir habilidades mais complexas posteriormente.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q679647 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Ritmo, do grego Rhytmos, designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. Muitas vezes, é conceituado restringindo-se ao conceito musical, mas, na verdade, o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, as ondas do mar, as águas da cachoeira, enfim, possuem ritmo.
A importância do ritmo na Educação Física deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q896047 | Pedagogia, PCN's, Educação Física, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos que estabelecem diretrizes para a educação básica no Brasil, com o objetivo de garantir a qualidade e a equidade no ensino. Considerando as orientações e princípios dos PCNs, qual das seguintes afirmações está correta em relação aos objetivos da educação fundamental segundo esses parâmetros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q909778 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q902949 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A compreensão da Educação Física como uma linguagem implica reconhecer o movimento corporal como forma de expressão, comunicação e interação social. Qual a concepção de Educação Física enquanto linguagem, conforme discutido na literatura contemporânea?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q909779 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

São diretrizes para a atuação dos órgãos integrantes do Sistema CONFEF/CREFs e para o desempenho da atividade profissional em Educação Física, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q679653 | Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A ênfase quanto à “manutenção” do corpo e da aparência na cultura de consumo sugere duas categorias básicas: o corpo interno e o externo. O corpo interno refere-se ao contexto da saúde e ótimo funcionamento do corpo que, por sua vez, exige manutenção e reparo diante da doença, do abuso e da deterioração que acompanha o processo de envelhecimento. O corpo externo é referente à aparência, bem como ao movimento e ao controle do corpo dentro do espaço social. (CARVALHO, 2019).
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o sistema corporal, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q904814 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ghiraldelli (1987), aponta a redemocratização como responsável pela retomada das discussões educacionais e pedagógicas no Brasil. Nesse contexto, a Educação Física nos moldes tecnicistas do período passado, acaba entrando em desacordo com a nova realidade democrática (CASTELLANI, 1992). Com relação a crítica que se faz à Educação Física no final da década de 80, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q895518 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Física, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

À concepção de ensino denominada “Aulas abertas” foi desenvolvida na Alemanha por Hildebrandt e Langing, e estudada e adaptada no Brasil por grupos de trabalhos pedagógicos das Universidades Federais de Pernambuco e Santa Maria. Nessa concepção/ tendência, se propõe:


Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q906277 | Educação Física, Ginástica, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

A ginástica rítmica possui cinco aparelhos sancionados, com os quais são realizados elementos de rotação, saltos e movimentos de equilíbrio. Um dos aparelhos selecionados NÃO é utilizado em competições olímpicas; assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q899379 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educação Física, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação aos critérios para avaliar os alunos do segundo ciclo na Educação Física escolar, é CORRETO afirmar que, entre eles, estão os seguintes elementos das capacidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q679646 | Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A indústria cultural e a da beleza corporal exercem papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q979979 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A educação física no ensino fundamental vai além da prática esportiva, sendo componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Seus objetivos estão relacionados ao reconhecimento do corpo como expressão da identidade, ao respeito às diferenças e à ampliação do repertório cultural por meio das práticas corporais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que um dos principais objetivos da educação física no ensino fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q679640 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O esporte adquire importância cada vez maior na sociedade. É um fenômeno histórico social.
Acerca desse fenômeno, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q902948 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental destacam a importância da Educação Física como componente curricular que contribui para a formação integral dos alunos. Considerando os objetivos e diretrizes dos PCN para a Educação Física no Ensino Fundamental, qual a prática pedagógica coerente com esses parâmetros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q679651 | Educação Física, Seleção e Organização Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerando-se que o movimento é uma das principais características da Educação Física, pode-se afirmar que fazem parte dessa prática os seguintes temas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q906287 | Educação Física, Ginástica, Educação Física, SEEDPR, Consulplan, 2024

A ginástica, ao longo da história, passou por várias transformações, refletindo as mudanças culturais, sociais e científicas de diferentes épocas. Desde suas origens na Antiguidade até o desenvolvimento de diferentes modalidades modernas, a ginástica tem sido influenciada por diferentes correntes de pensamento e práticas físicas. Trata-se de um aspecto INCORRETO da evolução histórica das ginásticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q901230 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma reunião pedagógica, os professores de Educação Física de uma escola em Queimadas-PB discutem as diferentes filosofias e concepções de ensino que podem orientar o currículopara o próximo ano. O objetivo é definir uma abordagem que atenda às novas diretrizes educacionais, focadas na inclusão, na diversidade e no desenvolvimento integral dos alunos. A equipe considera várias filosofias e metodologias de ensino, buscando aquela que melhor se alinhe aos desafios contemporâneos da Educação Física.
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para atender às necessidades de uma Educação Física inclusiva e diversificada, de acordo com as novas diretrizes educacionais que promovem o desenvolvimento integral dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.