Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q984702 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito da avaliação na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Envolve observação sensível da criança, pois entre os princípios da avaliação, está a coleta de dados para o planejamento das propostas pedagógicas e sua relação com todos os elementos que proporcionam uma ação educativa.
( ) Pode dar subsídios para que os professores possam analisar e compreender melhor o desenvolvimento da criança: cognitivo, social e afetivo, entre outras habilidades.
( ) É atribuir julgamentos, acompanhar o percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças somente na dimensão cognitiva, com a intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento intelectual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q984703 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação à educação ambiental na etapa da educação infantil, analisar os itens.

I. Precisa ser planejada, colocando a criança como o centro nesse processo. Ela é considerada sujeito histórico e de direitos que aprende em interações e brincadeiras de forma lúdica, exploratória, dinâmica e construtiva, dialogando com seus pares e construindo sentidos sobre o que está sendo trabalhado.
II. É uma das alternativas para dialogar diretamente com os futuros interlocutores da sociedade, sendo uma tarefa fácil porque os estudos sobre essa temática são recentes, comparados a outros eventos mundiais, não existindo resistência do sistema vigente. As pessoas estão condicionadas a essa realidade.
III. Para que seja constante e efetiva, é importante que a educação ambiental, na educação infantil, faça parte do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, que norteará e possibilitará condições e suporte para que os professores, junto à equipe escolar, às famílias e às comunidades, possam realizar atividades permanentes e lúdicas com as crianças, contribuindo, assim, para a formação de valores e atitudes desses jovens cidadãos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q984704 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, o desenvolvimento da personalidade humana passa por estágios psicossexuais. O estágio em que pode ocorrer o Complexo de Electra é caracterizado por Freud como estágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q984705 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre o cuidado na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve-se considerar o cuidado como algo distinto e desvinculado da educação, tratando-o unicamente como uma ação de atender às necessidades básicas, sem envolver conhecimentos, habilidades ou instrumentos pedagógicos.
( ) Cuidar de uma criança em um contexto educativo não exige a integração de vários campos de conhecimentos nem a cooperação de profissionais de diferentes áreas, pois essa responsabilidade está restrita à aprendizagem e não ao cuidado.
( ) O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que tem uma dimensão expressiva e implica procedimentos específicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q984706 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Jean Piaget foi um psicólogo e epistemólogo renomado por suas contribuições à psicologia do desenvolvimento e à compreensão dos processos cognitivos das crianças. Piaget entendeu que há relações entre organismo e meio. Essas são relações de troca, em que o organismo se adapta ao meio e, ao mesmo tempo, o assimila, de acordo com suas estruturas, em um processo de equilibrações sucessivas. Sobre esse assunto, analisar os itens.

I. O processo de adaptação envolve duas zonas de desenvolvimento proximal, o desenvolvimento real e o potencial.
II. Por meio do processo de assimilação e acomodação, o organismo se adapta ao meio, e o seu próprio funcionamento cognitivo vai se estruturando e se organizando.
III. A organização cognitiva se dá a partir do reflexo, esquemas de ação, esquemas mentais e equilibração.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q985476 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre as funções executivas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Pode-se dizer que são as habilidades cognitivas envolvidas no controle e na coordenação das informações a serviço de ações voltadas para metas específicas.

( ) Podem ser definidas como um sistema supervisor importante para o planejamento, a capacidade de raciocínio e a integração de pensamento e ação.

( ) As habilidades das funções fazem com que as crianças tenham dificuldade em lidar com o ambiente em constante mudança, tornando-se prejudicial para crianças em desenvolvimento em ambientes de alto risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q985477 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar heurístico, analisar os itens.

I. É uma abordagem pedagógica que incentiva a livre exploração de materiais não estruturados ou de largo alcance.
II. As crianças são consideradas sujeitos passivos, porque não têm capacidade de fazer suas próprias escolhas quanto ao uso e à manipulação de materiais.
III. Envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, entre outros materiais, que estimulam a criatividade e o desenvolvimento das crianças em sua totalidade.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q978832 | Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 4º da Lei nº 9.394/96 – LDB, O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, entre outros:
Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q978833 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com art. 28 da Lei nº Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outros:
Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q978834 | Direito Constitucional, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

De acordo com o Art. 4º, Parágrafo Único da Lei nº 12.852/13 – (Estatuto da Juventude), Parágrafo único, entende-se por participação juvenil:

I. A inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
II. O envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, o de suas comunidades, cidades e regiões e o do País.
III. A participação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos aos jovens.
IV. A efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q978835 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Analise os conceitos a seguir e atribua:
1. Primeira Infância. 2. Desenvolvimento. 3. Aprendizagem. 4. Aprendizado.

( )Conteúdo a ser aprendido.
( )O período que vai desde o nascimento até os 6 anos de idade.
( )Construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um conceito amplo que engloba o crescimento e maturação em diversos contextos.
( )Processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento. Prática do exercício de aprender.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q978836 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil, analise os itens a seguir:

I. O desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.
II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil.
III. A criança se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.
IV. Interações que estimulam a afetividade geram vínculos consistentes, os quais encorajam a autonomia e são necessários para que a criança gradualmente entenda a si própria, sua importância na vida dos outros e futuramente na sociedade.
V. As crianças envolvidas em relações com empobrecimento afetivo e negligenciada funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q978837 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, analise as alternativas a seguir:

I. As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
II. Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possa expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.
III. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
IV. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que écapaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
V. O lúdico tem caráter de controle e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis éticos e da cultura humana de forma objetiva.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q978838 | Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.
A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc, são elementos considerados como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q978839 | Português, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da Frase de Ziraldo “Ler é melhor que estudar”, analise as afirmações a seguir:

I. Nos remete à ineficiência da escola e à sua distância em relação às práticas sociais significativas.
II. Aborda a razão da unanimidade da parcela da juventude sobre como se aprende a ler fora da escola.
III. Fala que a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. Ler continua sendo coisa das elites, nesse novo milênio.
IV. Aborda que a escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q978840 | Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre as concepções de letramento e alfabetização, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1024186 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne à prática pedagógica do ensino da língua inglesa e às metodologias ativas, julgue o próximo item.

O design thinking é uma metodologia ativa em que os estudantes devem explorar soluções rápidas e lineares para problemas, focando mais na resolução do problema do que na criatividade e no processo de investigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1024187 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne à prática pedagógica do ensino da língua inglesa e às metodologias ativas, julgue o próximo item.

Metodologias baseadas na resolução de problemas são exemplos de métodos ativos que incentivam o pensamento crítico no ensino da língua inglesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1024188 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A abordagem lexical (lexical approach) se distingue por conferir ao léxico a posição de elemento central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. De fato, esse elemento da língua tem um alto valor, uma vez que perpassa as quatro habilidades linguísticas, configurando-se em fator determinante para a comunicação.

Internet:<teses.usp.br/tese> (com adaptações).

Acerca da abordagem lexical no âmbito do ensino de língua inglesa, julgue o item que se segue.

Está de acordo com a abordagem lexical o professor que, ao ensinar um novo vocabulário, apresenta collocations e chunks, como make a decision ou take a break, em vez de palavras isoladas.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1024189 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Educação Infantil, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A abordagem lexical (lexical approach) se distingue por conferir ao léxico a posição de elemento central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. De fato, esse elemento da língua tem um alto valor, uma vez que perpassa as quatro habilidades linguísticas, configurando-se em fator determinante para a comunicação.

Internet:<teses.usp.br/tese> (com adaptações).

Acerca da abordagem lexical no âmbito do ensino de língua inglesa, julgue o item que se segue.

Considere que, em uma atividade de listening, a professora de inglês peça aos alunos que identifiquem e anotem expressões idiomáticas e chunks de linguagem, como break the ice e on the same page, para depois discutirem seus significados e contextos de uso. Nessa situação, a atividade proposta pela professora é compatível com a abordagem lexical.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.