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Questões de Concursos Educador Físico

Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1074455 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educador Físico, Prefeitura de Porto Real do Colégio AL, ISBA, 2023

Para Garandy 1980, em sua origem, a dança era, antes de tudo, uma relação ativa entre o homem e a natureza, num movimento sincrônico ao cosmos. Analise as proposições em Verdadeiro e Falso.

(___) A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo, essa forma de expressão vem sempre acompanhada por música.
(___) Na Idade Média as danças não tinham tanta relevância devido a influência da Igreja Católica, porém era muito utilizadapelos camponeses em rituais e celebrações relacionados à colheita.
(___) Todas essas expressões de dança carregam elementos de cada cultura que se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que não permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.
(___) A dança surgiu na Grécia, onde as pessoas dançavam para celebrar e cultuar seus deuses. Utilizavam de expressões como bater os pés no chão e bater palmas com movimentos ritmados, chamadas de danças primarias.
(___) Danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.

Após analisar as proposições acima, assinale a alternativa verdadeira.
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222Q901722 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

No contexto da fisiologia do exercício com uma abordagem neuromuscular, qual dos seguintes mecanismos é primariamente responsável por aumentos iniciais na força muscular durante as primeiras semanas de um programa de treinamento de resistência?
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223Q1029241 | Educação Física, Avaliação Física, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para avaliação da força muscular, um teste que tem grande aplicabilidade é o de uma repetição máxima (1-RM).

Em linhas gerais, o protocolo desse teste toma como resultado
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224Q1029249 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A perda hídrica pela sudorese durante o exercício pode levar à desidratação, comprometendo o desempenho e aumentando os riscos associados ao esforço e ao calor. Assim, torna-se importante que o praticante de atividades físicas se mantenha hidratado.

A respeito das recomendações de diferentes instituições na área da saúde sobre a hidratação, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É recomendado que os indivíduos ingiram líquidos (em torno de 500mL) nas duas horas que antecedem à realização de um exercício.
( ) Durante o exercício, os praticantes devem começar a ingerir líquidos logo e em intervalos regulares, com o objetivo de se hidratar em uma taxa suficiente para repor a água perdida devido ao suor.
( ) Recomenda-se que os líquidos sejam ingeridos em uma temperatura maior do que a do ambiente.

As afirmativas são, respectivamente,
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225Q899539 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educador Físico, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e tem como base princípios fundamentais para garantir o acesso universal e igualitário à saúde. A criação do SUS é regulamentada pela Constituição Federal de 1988 e detalhada pelas Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90, que estabelecem seus princípios, diretrizes, financiamento e articulação com outros serviços de saúde. Analise as afirmativas a seguir com base na legislação do SUS (Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90) e nos princípios que regem o sistema.

I. O princípio da universalidade no SUS garante o acesso à saúde apenas para cidadãos brasileiros, excluindo estrangeiros que estejam residindo no país. II. A Lei nº 8.080/90 prevê a descentralização das ações e serviços de saúde, com a direção única em cada esfera de governo (União, Estados e Municípios). III. O financiamento do SUS é realizado exclusivamente pelo governo federal, sem a participação dos Estados e Municípios. IV. A Lei nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

Estão corretas as afirmativas:
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226Q909306 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

No campo educacional compreender o processo de planejar a organização do trabalho didático-pedagógico da escola requer fortalecer a concepção de planejamento de ensino à luz da perspectiva dialética resultante da interação efetiva entre a escola e o contexto social. Nessa perspectiva, o planejamento de ensino como tarefa docente reafirma-se como processo reflexivo, coletivo, integrado, flexível e contextualizado para além de seus elementos estruturantes e não como documento burocrático, obrigatório e formal.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 4 jan. 2024.(adaptado).

Considerando essa perspectiva sobre o planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. Deve ser entendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

II. Numa perspectiva crítica e transformadora fornecerá ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Constitui uma forma de o professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para sua profissionalização docente.

IV. Como elemento estruturante, os objetivos são formulações que advém das intencionalidades.

V. É um recurso que contribui para a organização do trabalho pedagógico com a finalidade de orientar a prática docente de forma que a mesma não modifique sua condução.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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227Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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228Q995840 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Educador Físico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

______ pode ser entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases de comportamento estável ou, pelo menos relativamente consistentes. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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229Q901734 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Considerando as tendências pedagógicas na Educação Física escolar, qual abordagem enfatiza a Educação Física como um componente essencial do currículo escolar, promovendo a conscientização sobre o corpo e movimento com foco na formação cultural e social do aluno?
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230Q900272 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Considerando-se que a interação professor-aluno é um aspecto fundamental da organização da prática pedagógica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, portanto, o trabalho docente é unidirecional.

( ) Podem-se ressaltar pelo menos dois aspectos da interação professor-aluno no trabalho docente: o aspecto cognoscitivo e o aspecto socioemocional.

( ) O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também deve cuidar para que os alunos aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas.
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231Q909305 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.

Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez. 2023. (adaptado).

I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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232Q1029243 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quando da prescrição de exercícios para idosos devem ser tomados cuidados especiais.

Entre as várias alterações orgânicas que ocorrem com o envelhecimento e inspiram cuidados especiais por parte do Educador Físico, assinale a opção que indica a que está relacionada à perda de massa muscular.
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233Q1029254 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Estudos indicam que a prática da atividade física proporciona diferentes benefícios para a saúde de idosos. Nessa população, o exercício ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas ao declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.

Para que tal benefício seja atingido, um programa de atividade física deve conter
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234Q904135 | Educação Física, Consciência Corporal, Educador Físico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Em uma academia, os exercícios de alta intensidade são recomendados para o emagrecimento. Qual é o principal benefício desse tipo de treino?
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235Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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236Q1029259 | Educação Física, Legislação de Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com o preconizado no Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É vedado ao Profissional de Educação Física participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético.
( ) É direito do Profissional de Educação Física divulgar dados e informações a ele confiados de forma sigilosa, em sua atuação profissional.
( ) É vedado ao Profissional de Educação Física transferir, para pessoa não habilitada ou impedida, a responsabilidade por ele assumida pela prestação de serviços profissionais.

As afirmativas são, respectivamente,
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237Q901733 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Complete as lacunas com as opções corretas, baseando-se nos impactos da Educação Física no desenvolvimento integral dos estudantes no contexto da educação básica.


A Educação Física no currículo da educação básica promove o desenvolvimento __________ (1) dos alunos, encorajando habilidades como trabalho em equipe, liderança e respeito mútuo. Além disso, contribui significativamente para o aprimoramento das capacidades __________ (2), essenciais para o raciocínio rápido e a resolução de problemas durante as atividades físicas e jogos.

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238Q904138 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A periodização do treinamento físico é fundamental para atingir bons resultados. Qual dos fatores a seguir é levado em consideração na periodização?
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239Q1073274 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre os benefícios da prática de atividades físicas para a população idosa, qual das alternativas a seguir reflete corretamente a sua contribuição para a funcionalidade e qualidade de vida dessa faixa etária?
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240Q1029251 | Conhecimentos Gerais, Sociedade e Comportamento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o programa governamental voltado para o esporte, o lazer e a atividade física comunitária, que tem por objetivo principal democratizar o acesso ao lazer e ao esporte recreativo para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, a partir da criação de núcleos de atividades para promoção da vida saudável e da convivência social.
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