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Questões de Concursos Educador Físico

Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q471720 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que

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42Q474550 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A ginástica laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, previne doenças originadas por traumas cumulativos, previne a fadiga muscular, aumenta a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele e promove maior integração no ambiente de trabalho.

Fisiologicamente, a ginástica laboral:

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43Q473453 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Existem fatores do nosso estilo de vida que afetam negativamente nossa saúde e qualidade de vida, sobre os quais podemos ter controle. São eles:
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45Q184661 | Educação Física, desenvolvimento motor, Educador Físico, ENADE, INEP

Para os alunos de uma turma do 6.º ano do ensino fundamental, as aulas de Educação Física contemplaram, inicialmente, a prática esportiva do basquetebol. No início das atividades propostas pelo professor, se considerada a aprendizagem dos fundamentos do basquetebol, os alunos cometeram muitas falhas e erros grosseiros. No decorrer do processo, os alunos conseguiram diminuir a ocorrência de erros relativos aos fundamentos técnicos da modalidade e chegaram a um estágio da aprendizagem em que os erros eram mínimos e, quando ocorriam, o próprio aluno conseguia detectá-los e corrigi-los. Tais evidências mostram que é a seguinte a ordenação dos estágios de aprendizagem motora:

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46Q473298 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A Cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos .Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:

I-O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

II-O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior(ventral) e posterior(dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior incluem a abdução e adução.

III-O Plano Transversal ou Horizontal, divide o corpo em partes superior, medial e inferior. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial-lateral e pronação- supinação.

A esse respeito pode-se concluir que estão corretas as afirmativas:

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47Q472212 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No handebol , um dos fundamentos mais importantes é o passe. Segundo De Melo (2001), passe consiste no ato em que o jogador transfere a posse de bola para um companheiro. Um dos tipos de passe leva em consideração os movimentos de execução, e este pode ser desenvolvido de três maneiras, que são:
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48Q183622 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos.

PORQUE

A Educação Física na escola constitui significativa oportunidade que favorece a participação de crianças e jovens em jogos e danças adequados às suas possibilidades e lhes proporciona valorização e integração em um mesmo mundo. As aulas de Educação Física, quando adaptadas a estudantes com necessidades especiais, possibilitam a vivência e a compreensão de habilidades e a inserção social de tais estudantes no grupo escolar.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

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49Q474007 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A resistência externa oferecida aos músculos durante o exercício impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. A consequência diante de tais resistências externas é a produção de um torque (força muscular) sobre as articulações, que leva à realização ou não de um movimento para suportar a sobrecarga.

As ações musculares podem ser divididas em concêntricas, excêntricas e isométricas, com ocorrências diferentes em cada uma.

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50Q474202 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

Na teoria do Treinamento Desportivo, no mínimo, seis princípios são levados em conta. Assinale a alternativa que evidencias dois desses princípios.
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51Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Na Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como

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52Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente.

Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática

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53Q472554 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de

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54Q473588 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Quanto à mobilidade, as articulações Fibróticas, Cartilagíneas e Sinoviais são consideradas respectivamente:

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55Q473021 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Considere as seguintes afirmações:

I - Na saída baixa das corridas o CG está projetado pra frente, para melhorar o desempenho do deslocamento para frente.

II - Os lutadores de Sumô projetam o seu CG pra frente para evitarem que seus adversários os desloquem para trás.

III - O CG de um garoto com uma mochila nas costas é deslocado para trás. Na busca de equilíbrio ele curva o tórax pra frente.

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56Q472612 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

O método a ser utilizado em um programa de treinamento para desenvolver a mobilidade (flexibilidade) deve estar relacionado ao seu objetivo principal.

Quando existir um auxílio externo (técnico/colega), fazendo com que ocorra um maior alongamento de determinados grupos musculares sem que os respectivos antagonistas sejam forçados, estamos adotando exercícios de estiramento:

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57Q474473 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

O Sistema CONFEF/CREFs reconhece como profissional de Educação Física aquele identificado consoante as características da atividade que desempenha nos campos estabelecidos da profissão. O exercício profissional em Educação Física deverá ser pautado pelos seguintes princípios:

I. O respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo.

II. A presença de discriminação ou preconceito de qualquer natureza.

III. A prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade.

IV. A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.

Estão corretos os princípios:

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58Q472841 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO:

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59Q183131 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora.
OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações).

No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual

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60Q473701 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

A composição corporal pode ser determinada por meios diretos, indiretos e duplamente indiretos, sendo possível medir com precisão mais de 30, dos componentes corporais.

A técnica duplamente indireta, cujo método baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade, é chamada:

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