Início

Questões de Concursos Educador Físico

Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

A utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q472783 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

A antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição corporal humana.

São componentes avaliados pela antropometria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q473795 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q472661 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Tendo como referência a posição anatômica, leia as afirmativas abaixo sobre os termos que descrevem os movimentos do corpo humano:

1. Flexão: movimento no plano sagital em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

2. Abdução: é uma posição ou movimento, aproximando- se da linha mediana

3. Circundação: Movimento circular de um membro, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q184449 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

No contexto escolar, a indisciplina nas aulas de Educação Física destaca-se como uma das limitações para a atuação do professor. A indisciplina pode ser identificada no desrespeito às regras e às diferenças individuais, bem como nos comentários preconceituosos, que criam um ambiente de práticas excludentes, que se tornam cotidianas. Nas aulas de Educação Física, os estudantes menos experientes em atividades motoras, por exemplo, são excluídos em muitas oportunidades. O fato de ser excluído da atividade pode gerar indisciplina, cujas motivações vão desde fatores históricos e culturais, história de vida dos estudantes e do professor até a resistência ao saber escolarizado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções.

Na escola, a indisciplina pode ser combatida pelo debate sobre a ética, que se caracteriza por uma reflexão autônoma sobre os valores da sociedade. Assim, democraticamente, os professores devem contribuir para a participação dos estudantes na elaboração e no debate de normas condizentes com o ambiente educacional.

PORQUE

A indisciplina tem como causa a atuação do professor. Assim, se o professor, em cada aula, se inteirasse das aspirações, dos anseios e dos desejos dos estudantes, ele auxiliaria o grupo a resolver problemas e a promover um ambiente de inclusão, respeito e tranquilidade na aula de Educação Física.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q473605 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Entre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo?se distinguir duas grandes linhas. Assinale?as.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q473867 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Diferentes tipos de testes podem ser usados para avaliação da flexibilidade. Testes cujos resultados são comumente expressos em uma escala de distância, geralmente polegadas ou centímetros, são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q471657 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Verifique as afirmações seguintes:

I – A ação excêntrica possui uma resistência maior que a potência e um deslocamento para o lado da força muscular.

II – Chutar uma bola, pedalar uma bicicleta, descer na barra fixa e elevar um peso em flexão do cotovelo são exemplos de atividades concêntricas.

III – Na atividade isométrica não há deslocamento, mas há gasto energético. Portanto, o músculo trabalha.

IV – As atividades de hidroginástica geralmente são concêntricas.

V – Numa disputa de cabo de guerra empatada, ambas as equipes estão momentaneamente em trabalho concêntrico e excêntrico.

Entre as afirmativas, podemos AFIRMAR que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q472027 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Segundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Como existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q471785 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um jovem de 20 anos de idade participa durante um período de seis meses de um programa de treinamento aeróbio para uma dada carga. Após os seis meses de treinamento, foi aferida sua frequência cardíaca. Pergunta-se: como esta se apresentou em relação à frequência aferida no início do treinamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.

Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q472904 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Na construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q474336 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Testar, medir e avaliar integram um conjunto de procedimentos inerentes à prescrição de treinamento. Fazem parte dos critérios de autenticidade científica a serem considerados durante a seleção dos testes, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q472577 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um professor treinará seus alunos de 15 anos de idade para participarem de uma competição estudantil de atletismo. Numa de suas turmas, ele programou que as atividades principais seriam: jogos de estafetas durante 20 minutos e, posteriormente, um treino sob a forma intervalada em que os alunos correrão 10 vezes a distância de 50 metros durante, aproximadamente, 90% do tempo máximo individual, com intervalo entre as repetições de 40 segundos. A aula conduzida desse modo poderá preparar os alunos que correrão as provas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Caponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q473864 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

De acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q474117 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

Na atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence.

Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q473204 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Sobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas.

( ) Nota?se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas.

( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente.

( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.