Início Questões de Concursos Educador Físico Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educador Físico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEA utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre: ✂️ a) Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ b) Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento. ✂️ c) Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ d) Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ e) Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q472783 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEA antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição corporal humana. São componentes avaliados pela antropometria: ✂️ a) Massa, estatura, perímetros e dobras cutâneas. ✂️ b) Massa, estatura, resistência e flexibilidade. ✂️ c) Massa, estatura, agilidade e perímetros. ✂️ d) Massa, estatura, flexibilidade e dobras cutâneas. ✂️ e) Massa, estatura, dobras cutâneas e flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q473795 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNO esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma ✂️ a) acadêmica. ✂️ b) metodológica. ✂️ c) crítico-superadora. ✂️ d) superadora de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q472661 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESETendo como referência a posição anatômica, leia as afirmativas abaixo sobre os termos que descrevem os movimentos do corpo humano: 1. Flexão: movimento no plano sagital em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro. 2. Abdução: é uma posição ou movimento, aproximando- se da linha mediana 3. Circundação: Movimento circular de um membro, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 2. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q184449 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo contexto escolar, a indisciplina nas aulas de Educação Física destaca-se como uma das limitações para a atuação do professor. A indisciplina pode ser identificada no desrespeito às regras e às diferenças individuais, bem como nos comentários preconceituosos, que criam um ambiente de práticas excludentes, que se tornam cotidianas. Nas aulas de Educação Física, os estudantes menos experientes em atividades motoras, por exemplo, são excluídos em muitas oportunidades. O fato de ser excluído da atividade pode gerar indisciplina, cujas motivações vão desde fatores históricos e culturais, história de vida dos estudantes e do professor até a resistência ao saber escolarizado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções. Na escola, a indisciplina pode ser combatida pelo debate sobre a ética, que se caracteriza por uma reflexão autônoma sobre os valores da sociedade. Assim, democraticamente, os professores devem contribuir para a participação dos estudantes na elaboração e no debate de normas condizentes com o ambiente educacional. PORQUE A indisciplina tem como causa a atuação do professor. Assim, se o professor, em cada aula, se inteirasse das aspirações, dos anseios e dos desejos dos estudantes, ele auxiliaria o grupo a resolver problemas e a promover um ambiente de inclusão, respeito e tranquilidade na aula de Educação Física. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q473605 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANEntre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo?se distinguir duas grandes linhas. Assinale?as. ✂️ a) A que enfatiza o aspecto atitude, considerando o lazer como um estilo de vida, portanto, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto tempo, situando?o como liberado do trabalho, ou como tempo livre de obrigações. ✂️ b) A que enfatiza o aspecto tempo, considerando o lazer como um momento infinito em que o sujeito busca aproximar?se de si mesmo; e a que privilegia o aspecto da fruição, situando?o como uma ação voltada ao relaxamento e contemplação das coisas do mundo. ✂️ c) A que enfatiza o aspecto cultural, considerando o lazer como momento de crescimento e formação do sujeito; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando?o como uma atividade de descontração e avesso ao mundo do trabalho e das obrigações do dia a dia. ✂️ d) A que enfatiza o aspecto ócio, considerando o lazer como um prazer em ficar consigo mesmo, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando?o como uma atividade de alegria, contrário das atividades que o sujeito faz por obrigação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q473867 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDiferentes tipos de testes podem ser usados para avaliação da flexibilidade. Testes cujos resultados são comumente expressos em uma escala de distância, geralmente polegadas ou centímetros, são chamados de: ✂️ a) Admensionais. ✂️ b) Lineares. ✂️ c) Angulares. ✂️ d) Flexitestes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q471657 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEVerifique as afirmações seguintes: I – A ação excêntrica possui uma resistência maior que a potência e um deslocamento para o lado da força muscular. II – Chutar uma bola, pedalar uma bicicleta, descer na barra fixa e elevar um peso em flexão do cotovelo são exemplos de atividades concêntricas. III – Na atividade isométrica não há deslocamento, mas há gasto energético. Portanto, o músculo trabalha. IV – As atividades de hidroginástica geralmente são concêntricas. V – Numa disputa de cabo de guerra empatada, ambas as equipes estão momentaneamente em trabalho concêntrico e excêntrico. Entre as afirmativas, podemos AFIRMAR que: ✂️ a) todas as afirmativas estão incorretas; ✂️ b) as afirmativas I, III e IV estão corretas; ✂️ c) as afirmativas III e IV estão corretas; ✂️ d) as afirmativas II, III e V estão corretas; ✂️ e) as afirmativas III e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q472027 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNSegundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio ✂️ a) às práticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ b) às práticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ c) novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ d) novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECComo existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo: ✂️ a) Tempo gasto para percorrer uma determinada distância. ✂️ b) Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento. ✂️ c) Quantidade de lances livres perdidos. ✂️ d) Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q471785 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm jovem de 20 anos de idade participa durante um período de seis meses de um programa de treinamento aeróbio para uma dada carga. Após os seis meses de treinamento, foi aferida sua frequência cardíaca. Pergunta-se: como esta se apresentou em relação à frequência aferida no início do treinamento? ✂️ a) Não apresentou diferença. ✂️ b) Apresentou-se o dobro do valor. ✂️ c) Apresentou-se semelhante à frequência basal. ✂️ d) Apresentou-se mais elevada. ✂️ e) Apresentou-se mais baixa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a: ✂️ a) 180 mínima e 220 máxima; ✂️ b) 140 mínima e 180 máxima.OHGI; ✂️ c) 120 mínima e 180 máxima; ✂️ d) 110 mínima e 160 máxima; ✂️ e) 90 mínima e 180 máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESENossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais. Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida. ✂️ a) Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente. ✂️ b) Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção. ✂️ c) A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna. ✂️ d) A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida. ✂️ e) A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q472904 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como ✂️ a) política, pedagógica e emergente. ✂️ b) emergente, crítico-superadora e pedagógica. ✂️ c) pedagógica, diagnóstica e teleológica. ✂️ d) diagnóstica, judicativa e teleológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q474336 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECTestar, medir e avaliar integram um conjunto de procedimentos inerentes à prescrição de treinamento. Fazem parte dos critérios de autenticidade científica a serem considerados durante a seleção dos testes, EXCETO ✂️ a) Validade. ✂️ b) Fidedignidade. ✂️ c) Objetividade. ✂️ d) Praticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q472577 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm professor treinará seus alunos de 15 anos de idade para participarem de uma competição estudantil de atletismo. Numa de suas turmas, ele programou que as atividades principais seriam: jogos de estafetas durante 20 minutos e, posteriormente, um treino sob a forma intervalada em que os alunos correrão 10 vezes a distância de 50 metros durante, aproximadamente, 90% do tempo máximo individual, com intervalo entre as repetições de 40 segundos. A aula conduzida desse modo poderá preparar os alunos que correrão as provas de: ✂️ a) 5000m, uma vez que, na totalidade, a aula trabalha prioritariamente o sistema aeróbio; ✂️ b) 3000m com obstáculos, pois nas estafetas poderão ser trabalhados os saltos dos obstáculos; ✂️ c) 800m, pois esta prova é mais adequada aos adolescentes; ✂️ d) 400m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico lático; ✂️ e) 100m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico alático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESECaponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas: ✂️ a) Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. ✂️ b) Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa. ✂️ c) Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa. ✂️ d) Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. ✂️ e) Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q473864 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDe acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO ✂️ a) Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde. ✂️ b) Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde. ✂️ c) Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde. ✂️ d) Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q474117 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017Na atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence. Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área: ✂️ a) são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta. ✂️ b) a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício. ✂️ c) a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas. ✂️ d) a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q473204 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANSobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas. ( ) Nota?se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas. ( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. ( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. A sequência está correta em ✂️ a) F, V, V, F. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) V, F, V, F. ✂️ d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q472715 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESEA utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre: ✂️ a) Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ b) Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento. ✂️ c) Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ d) Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento. ✂️ e) Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q472783 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEA antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição corporal humana. São componentes avaliados pela antropometria: ✂️ a) Massa, estatura, perímetros e dobras cutâneas. ✂️ b) Massa, estatura, resistência e flexibilidade. ✂️ c) Massa, estatura, agilidade e perímetros. ✂️ d) Massa, estatura, flexibilidade e dobras cutâneas. ✂️ e) Massa, estatura, dobras cutâneas e flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q473795 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNO esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma ✂️ a) acadêmica. ✂️ b) metodológica. ✂️ c) crítico-superadora. ✂️ d) superadora de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q472661 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESETendo como referência a posição anatômica, leia as afirmativas abaixo sobre os termos que descrevem os movimentos do corpo humano: 1. Flexão: movimento no plano sagital em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro. 2. Abdução: é uma posição ou movimento, aproximando- se da linha mediana 3. Circundação: Movimento circular de um membro, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 2. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q184449 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo contexto escolar, a indisciplina nas aulas de Educação Física destaca-se como uma das limitações para a atuação do professor. A indisciplina pode ser identificada no desrespeito às regras e às diferenças individuais, bem como nos comentários preconceituosos, que criam um ambiente de práticas excludentes, que se tornam cotidianas. Nas aulas de Educação Física, os estudantes menos experientes em atividades motoras, por exemplo, são excluídos em muitas oportunidades. O fato de ser excluído da atividade pode gerar indisciplina, cujas motivações vão desde fatores históricos e culturais, história de vida dos estudantes e do professor até a resistência ao saber escolarizado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções. Na escola, a indisciplina pode ser combatida pelo debate sobre a ética, que se caracteriza por uma reflexão autônoma sobre os valores da sociedade. Assim, democraticamente, os professores devem contribuir para a participação dos estudantes na elaboração e no debate de normas condizentes com o ambiente educacional. PORQUE A indisciplina tem como causa a atuação do professor. Assim, se o professor, em cada aula, se inteirasse das aspirações, dos anseios e dos desejos dos estudantes, ele auxiliaria o grupo a resolver problemas e a promover um ambiente de inclusão, respeito e tranquilidade na aula de Educação Física. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q473605 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANEntre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo?se distinguir duas grandes linhas. Assinale?as. ✂️ a) A que enfatiza o aspecto atitude, considerando o lazer como um estilo de vida, portanto, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto tempo, situando?o como liberado do trabalho, ou como tempo livre de obrigações. ✂️ b) A que enfatiza o aspecto tempo, considerando o lazer como um momento infinito em que o sujeito busca aproximar?se de si mesmo; e a que privilegia o aspecto da fruição, situando?o como uma ação voltada ao relaxamento e contemplação das coisas do mundo. ✂️ c) A que enfatiza o aspecto cultural, considerando o lazer como momento de crescimento e formação do sujeito; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando?o como uma atividade de descontração e avesso ao mundo do trabalho e das obrigações do dia a dia. ✂️ d) A que enfatiza o aspecto ócio, considerando o lazer como um prazer em ficar consigo mesmo, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando?o como uma atividade de alegria, contrário das atividades que o sujeito faz por obrigação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q473867 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDiferentes tipos de testes podem ser usados para avaliação da flexibilidade. Testes cujos resultados são comumente expressos em uma escala de distância, geralmente polegadas ou centímetros, são chamados de: ✂️ a) Admensionais. ✂️ b) Lineares. ✂️ c) Angulares. ✂️ d) Flexitestes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q471657 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEVerifique as afirmações seguintes: I – A ação excêntrica possui uma resistência maior que a potência e um deslocamento para o lado da força muscular. II – Chutar uma bola, pedalar uma bicicleta, descer na barra fixa e elevar um peso em flexão do cotovelo são exemplos de atividades concêntricas. III – Na atividade isométrica não há deslocamento, mas há gasto energético. Portanto, o músculo trabalha. IV – As atividades de hidroginástica geralmente são concêntricas. V – Numa disputa de cabo de guerra empatada, ambas as equipes estão momentaneamente em trabalho concêntrico e excêntrico. Entre as afirmativas, podemos AFIRMAR que: ✂️ a) todas as afirmativas estão incorretas; ✂️ b) as afirmativas I, III e IV estão corretas; ✂️ c) as afirmativas III e IV estão corretas; ✂️ d) as afirmativas II, III e V estão corretas; ✂️ e) as afirmativas III e V estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q472027 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNSegundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio ✂️ a) às práticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ b) às práticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ c) novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. ✂️ d) novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q473859 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECComo existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo: ✂️ a) Tempo gasto para percorrer uma determinada distância. ✂️ b) Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento. ✂️ c) Quantidade de lances livres perdidos. ✂️ d) Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q471785 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm jovem de 20 anos de idade participa durante um período de seis meses de um programa de treinamento aeróbio para uma dada carga. Após os seis meses de treinamento, foi aferida sua frequência cardíaca. Pergunta-se: como esta se apresentou em relação à frequência aferida no início do treinamento? ✂️ a) Não apresentou diferença. ✂️ b) Apresentou-se o dobro do valor. ✂️ c) Apresentou-se semelhante à frequência basal. ✂️ d) Apresentou-se mais elevada. ✂️ e) Apresentou-se mais baixa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a: ✂️ a) 180 mínima e 220 máxima; ✂️ b) 140 mínima e 180 máxima.OHGI; ✂️ c) 120 mínima e 180 máxima; ✂️ d) 110 mínima e 160 máxima; ✂️ e) 90 mínima e 180 máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESENossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais. Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida. ✂️ a) Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente. ✂️ b) Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção. ✂️ c) A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna. ✂️ d) A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida. ✂️ e) A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q472904 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como ✂️ a) política, pedagógica e emergente. ✂️ b) emergente, crítico-superadora e pedagógica. ✂️ c) pedagógica, diagnóstica e teleológica. ✂️ d) diagnóstica, judicativa e teleológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q474336 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECTestar, medir e avaliar integram um conjunto de procedimentos inerentes à prescrição de treinamento. Fazem parte dos critérios de autenticidade científica a serem considerados durante a seleção dos testes, EXCETO ✂️ a) Validade. ✂️ b) Fidedignidade. ✂️ c) Objetividade. ✂️ d) Praticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q472577 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm professor treinará seus alunos de 15 anos de idade para participarem de uma competição estudantil de atletismo. Numa de suas turmas, ele programou que as atividades principais seriam: jogos de estafetas durante 20 minutos e, posteriormente, um treino sob a forma intervalada em que os alunos correrão 10 vezes a distância de 50 metros durante, aproximadamente, 90% do tempo máximo individual, com intervalo entre as repetições de 40 segundos. A aula conduzida desse modo poderá preparar os alunos que correrão as provas de: ✂️ a) 5000m, uma vez que, na totalidade, a aula trabalha prioritariamente o sistema aeróbio; ✂️ b) 3000m com obstáculos, pois nas estafetas poderão ser trabalhados os saltos dos obstáculos; ✂️ c) 800m, pois esta prova é mais adequada aos adolescentes; ✂️ d) 400m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico lático; ✂️ e) 100m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico alático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q471418 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESECaponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas: ✂️ a) Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. ✂️ b) Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa. ✂️ c) Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa. ✂️ d) Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social. ✂️ e) Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q473864 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECDe acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO ✂️ a) Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde. ✂️ b) Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde. ✂️ c) Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde. ✂️ d) Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q474117 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017Na atualidade, com a evolução da psicologia geral e da psicologia do exercício e do esporte em particular, é reconhecido o valor dos métodos e das técnicas de avaliação dos parâmetros psicológicos, consideradas atividades altamente especializadas, com ênfase na avaliação e não na testagem. O objetivo principal dessas atividades é avaliar a uniformidade de indivíduos em aspectos essenciais e, por meio de classificação comparativa, observar um indivíduo quanto aos parâmetros da faixa etária a que pertence. Uma das áreas de atuação do psicólogo do exercício é no esporte recreativo. Nessa área: ✂️ a) são investigados os fenômenos psicológicos determinantes do rendimento, ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta. ✂️ b) a psicologia analisa os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de socialização. Enfoca a questão socioeducativa do esporte e do exercício. ✂️ c) a psicologia estuda os motivos, as atitudes e os interesses de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, atuações profissionais e classes socioeconômicas. ✂️ d) a psicologia investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte e do exercício. Engloba o trabalho tanto de atletas lesionados quanto de atletas deficientes físicos ou mentais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q473204 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLANSobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas. ( ) Nota?se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas. ( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. ( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente. A sequência está correta em ✂️ a) F, V, V, F. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) V, F, V, F. ✂️ d) V, V, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro