Início

Questões de Concursos Educador Físico

Resolva questões de Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q471980 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Alguns aspectos devem ser considerados ao prescrevermos exercícios para grupos especiais. Estudos mostram que a prática de atividade física regular promove uma melhora na execução das tarefas diárias do portador de deficiência física ou mental.

Com base nessas informações, um programa de exercícios deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q473638 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

O ATP é o componente necessário para qualquer célula executar atividade. O macro nutriente essencial para a produção do ATP durante a atividade anaeróbia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q473642 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere a exercício físico e estresse.

( ) O principal objetivo do exercício físico é adquirir condição física e grau de condicionamento bem acima dos exigidos em suas atividades esportivas.

( ) Estudos mostram que a falta de exercício físico, por si só, é fator de risco, contribuindo para diversas doenças, dentre elas o estresse.

( ) O esforço físico é uma forma de estresse, referido como estresse funcional. Contudo, se praticado de forma regular, recreativa e que não leve à exaustão, representa um estímulo que promove a saúde.

( ) Os alongamentos são outra forma de exercícios físicos que são muito eficazes no combate ao estresse.

( ) Os exercícios físicos liberam substâncias denominadas endorfinas, que têm um efeito semelhante ao da morfina, diminuindo a sensação de cansaço e dor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q471734 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Alguns equipamentos são utilizados na antropometria que tem funções específicas.

Para estimarmos a composição corporal em milímetros utilizamos um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q474499 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

Entre as teorias do jogo, o enfoque psicológico aponta para concepções elaboradas por autores diversos. Para Wallon, os ____________ relacionam-se a uma atividade que busca efeitos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons. Os jogos _________ consistem em atividades cuja interpretação é mais ampla, mas também a mais próxima a certas definições mais diferenciadas: o jogo de bonecas, de cavalo de pau. Os __________________se resumem em agrupar objetos, combina-los, modifica-los, transformá-los e criar outros novos.

 Assinale a alternativa que reúne os três tipos de jogos defendidos por Wallon e que completa o enunciado acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q472520 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No futsal, a ação individual com a bola que visa ludibriar, enganar o adversário, tentando ultrapassá-lo, é a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q472807 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Alongamento, segundo Dantas (1999), é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal, com o mínimo de restrição possível.

Com base no conceito acima, é correto afirmar sobre o alongamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q471441 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inatividade física e o estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

( ) Além dos benefícios, a atividade física também está associada a prejuízos para a saúde mental, aparecendo ligada a quadros como exercício excessivo.

( ) A qualidade de vida em saúde coloca sua centralidade na capacidade de viver sem doenças ou de superar as dificuldades dos estados ou condições de morbidade.

( ) O exercício, após superado o período inicial, é uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante, que vão desde a melhora do perfil lipídico até a melhora da autoestima.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q473759 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O sistema aeróbico constitui-se de diversas reações químicas que podem ser agrupadas em três séries principais. Nas alternativas abaixo assinale a única opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q472638 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Ao avaliarmos anatomicamente o corpo humano, verificarmos que cada estrutura possui uma função, podendo cada uma delas ser dependente ou independente uma da outra. As afirmativas abaixo se referem à(s) função(ões) dos ossos, articulações e músculos do corpo humano.

1. Os ossos servem de sustentação às partes moles ( músculos,vasos,vísceras), sendo considerados elementos passivos.

2. As articulações são um conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos.

3. Os músculos têm como principal função a contração que acontece por influência de um estímulo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q473571 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q474514 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

Ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora da performance. É uma palavra que derivada do grego ergon, que significa trabalho, e gennan, que significa produção. A maioria dos ergogênicos tem como propósito aumentar a performance pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Essas substâncias associadas à alimentação e treinamento adequados:

I. promovem aumento de tecido muscular, participa como doador de energia para o músculo e produz energia no músculo.

II. são classificadas em cinco categorias: nutricional, farmacológico, fisiológico, psicológico e biomecânico ou mecânico.

III. atuam em três funções básicas: são utilizados como fonte de energia, regulam processos fisiológicos através de energia produzida pelo próprio organismo e promovem o desenvolvimento dos tecidos corporais.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q474523 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

O VO2max é a quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode utilizar para a produção de energia, ou seja, a capacidade máxima do indivíduo de captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio quando submetido a esforços que requerem esse elemento para a produção de energia, podendo ser expresso em valores absolutos em litros por minuto (L.min-1) ou (L/min); ou relativos à massa corporal em mililitros por quilograma de peso corporal por minuto (mL.kg-1.min-1) ou (mL/kg/min).

O consumo máximo de oxigênio é influenciado por fatores como massa corporal, sexo, idade, herança genética e treinamento.

A esse respeito, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q473523 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Existem várias maneiras de passar a bola em um jogo de handebol. Entre os passes desse esporte, o que mais comumente é utilizado durante uma partida é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q473340 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O avaliado deve estar em posição ortostática com os braços relaxados ao longo do corpo. O avaliador coloca-se ao lado do avaliado. A medida será feita no primeiro terço (proximal) da linha entre a axila anterior e o mamilo, para as mulheres, e no terço medial, para os homens. O texto acima refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q472730 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q474038 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A coluna vertebral é uma série de ossos individuais (as vértebras) que ao serem articulados constituem o eixo central esquelético do corpo. A coluna vertebral é flexível porque as vértebras são móveis, mas a sua estabilidade depende principalmente dos músculos e ligamentos.

A coluna vertebral do adulto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q473509 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q473921 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

O aprimoramento do desempenho esportivo sempre esteve atrelado às estratégias para minimização da fadiga. De maneira geral, quanto à sua origem, os estudiosos dividem a fadiga como central ou periférica e, a partir dessa divisão, buscam formas para diminuí-la ou retardar seu aparecimento.

Com base no assunto abordado e conhecimentos científicos associados, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q474280 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

Na posição anatômica, o indivíduo está em posição ereta, em pé (posição ortostática) com a face voltada para frente e em posição horizontal, de frente para o observador, com os membros superiores estendidos paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos (calcanhares unidos), com os dedos dos pés voltados para a frente.

Avalie as afirmativas a seguir referentes à classificação dos planos de secção (?cortes? feitos no corpo em posição anatômica).

I. Mediano ou sagital: planos de secção paralelos aos planos laterais que dividem o corpo em metades direita e esquerda.

II. Frontal ou coronal: planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, que dividem o corpo de forma a separar os planos ventral e dorsal.

III. Transversal ou horizontal: planos de secção paralelos aos planos cranial e podal.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.