Início Questões de Concursos Educador Infantil Resolva questões de Educador Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educador Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q328531 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGO atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que: ✂️ a) As necessidades e o ritimo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade e do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social. ✂️ b) O educador só deve permitir que a criança durma ou repouse após realizar as atividades previstas para aquele dia. ✂️ c) Aconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo,ou desejando fazê-lo, em ambientes claros e ruidosos para que tenham consciência de que outras atividades estão ocorrendo naquelemomento. ✂️ d) Os horários de sono e repouso devem ser definidos pelo educador para que não haja prejuízo nas atividades diárias propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q27127 | Informática, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCPara se alterar o nome de uma planilha no MS EXCEL, o usuário pode: ✂️ a) Utilizar a opção “Salvar Como” ✂️ b) Utilizar a opção “Inserir Nome” ✂️ c) Dar dois cliques com o mouse na aba da planilha ✂️ d) Utilizar CTRL + N e digitar o novo nome ✂️ e) Utilizar SHIFT + N e digitar o novo nome Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q27122 | Português, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCAs palavras “gênio”, “ história” e “próprios” recebem acentos porque são ✂️ a) paroxítonas terminadas em ditongos crescentes. ✂️ b) paroxítonas terminadas em ditongos decrescentes. ✂️ c) proparoxítonas terminadas em ditongos crescentes. ✂️ d) proparoxítonas terminadas em ditongos decrescentes. ✂️ e) paroxítonas terminadas em hiato decrescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q818716 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGAssinale a alternatica correta: A Lei nº 9394/96, (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no seu capítulo 1º, artigo 21, que dispõe sobre composição dos níveis escolares, estabelece que a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) Educação profissional, educação especial e educação superior. ✂️ b) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior. ✂️ c) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens adultos. ✂️ d) Educação básica, formada pela educação infantil, educação de jovens adultos e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q327199 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPodemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que: ✂️ a) A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres. ✂️ b) A educação tem apenas o caráter social. ✂️ c) A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se. ✂️ d) A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q326043 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAG"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios: ✂️ a) Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção. ✂️ b) Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais. ✂️ c) Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas. ✂️ d) Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q320357 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPlanejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas: ✂️ a) Pesquisa, comunicação e avalaiação. ✂️ b) Execução, análise e síntese. ✂️ c) Elaboração, execução e avaliação. ✂️ d) Avaliação, pesquisa e resgate documental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q322936 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGCom relação à alimentação, na etapa da Educação Infantil, é correto afirmar que: ✂️ a) O ideal é que as crianças menores se alimentem em grandes refeitórios coletivos, com grande movimentação. ✂️ b) Crianças que estejam sem apetite e que são magras devem ser forçadas a comer, sob o risco de ficarem desnutridas. ✂️ c) O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem. ✂️ d) AO contrário do que se acredita, oferecer merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates atende a todas as necessidaes do organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q321879 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECSegundo Silva (2010), analise as sentenças abaixo: Os que praticam o bullying mostram-se bastante hábeis em manipular, mentem sem qualquer constrangimento e não respeitam hierarquias (1ª parte). No recreio, as vítimas de bullying encontramse isoladas do grupo ou perto de algum adulto e mostram-se tristes, deprimidas ou aflitas (2ª parte). As vítimas provocadoras são aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas (3ª parte). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas a 2ª parte. ✂️ b) Apenas a 3ª parte. ✂️ c) Apenas a 1ª e a 3ª partes. ✂️ d) Apenas a 2ª e a 3ª partes. ✂️ e) A 1ª, 2ª e a 3ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q327744 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGCom relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que: ✂️ a) Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral. ✂️ b) Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem. ✂️ c) Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações. ✂️ d) A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q324290 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPensando no processo de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que: ✂️ a) Deve ser um instrumento para o educador reformular a ação educativa que exerce, de modo a contribuir decisivamente par o desenvolvimento integral do potencial infantil. ✂️ b) Serve para rotular a criança a partir do que ela faz. ✂️ c) Precisa ter um caráter seletivo e elitista ✂️ d) Deve ser usada para separar e eliminar os educandos que não preencham os critérios a priori estabelecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q323529 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGUma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que: ✂️ a) Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade. ✂️ b) É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça. ✂️ c) Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil. ✂️ d) É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q326339 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECO pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos. Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por ✂️ a) simbólico ✂️ b) lógico-matemático ✂️ c) dialético ✂️ d) cartesiano ✂️ e) topológico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q319728 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGVários autores demonstraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Dentre eles, um biólogo e epistemólogo suíço, que construiu sua teoria ao longo de mais de 50 anos de pesquisa. Sua preocupação central era descobrir como se estruturava o conhecimento. Afirma que conhecer significa inserir o objeto de conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto. Estamos falando de: ✂️ a) Jean Piaget ✂️ b) Lev Semenovich Vygotsky ✂️ c) Paulo Freire ✂️ d) Henri Wallon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q321931 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECO transtorno esfincteriano mais comum na infância é a ✂️ a) encoprese. ✂️ b) diarreia. ✂️ c) enurese noturna. ✂️ d) constipação. ✂️ e) vasculite. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q320632 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCPode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar: ✂️ a) Não existe ação educativa nem organização. ✂️ b) Tanto a ação educativa quanto a organização estão a serviço dos funcionários. ✂️ c) A ação educativa deve estar a serviço da organização da instituição. ✂️ d) A organização da instituição deve estar a serviço da ação educativa. ✂️ e) Nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q323133 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar. Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por ✂️ a) A disgnosia espacial ✂️ b) A hiperatividade ✂️ c) A fobia ✂️ d) O transtorno hipercinético ✂️ e) O mutismo seletivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q813019 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCSobre o Projeto Pedagógico dos estabelecimentos de ensino, a LDB aponta para a ✂️ a) necessidade de a unidade escolar obedecer às orientações dos dirigentes centrais. ✂️ b) obrigatoriedade de cada unidade escolar elaborar seu próprio documento. ✂️ c) existência de roteiros orientadores à disposição em textos amplamente divulgados. ✂️ d) aplicação de metodologias alternativas e envolventes para os alunos. ✂️ e) Nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q327155 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECWadsworth diz que, de acordo com Piaget, a liberação do egocentrismo surge ✂️ a) da execução dos jogos de exercício. ✂️ b) nas operações formais. ✂️ c) a partir de uma intervenção psicopedagógica. ✂️ d) com as atividades individuais. ✂️ e) da interação social com os colegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q321114 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGVasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber: ✂️ a) Marco referencial, diagnóstico e programação. ✂️ b) Marco referencial, análise da realidade e tarefas. ✂️ c) Marco documental, diagnóstico e programação. ✂️ d) Marco referencial, marco documental e diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q328531 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGO atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que: ✂️ a) As necessidades e o ritimo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade e do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social. ✂️ b) O educador só deve permitir que a criança durma ou repouse após realizar as atividades previstas para aquele dia. ✂️ c) Aconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo,ou desejando fazê-lo, em ambientes claros e ruidosos para que tenham consciência de que outras atividades estão ocorrendo naquelemomento. ✂️ d) Os horários de sono e repouso devem ser definidos pelo educador para que não haja prejuízo nas atividades diárias propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q27127 | Informática, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCPara se alterar o nome de uma planilha no MS EXCEL, o usuário pode: ✂️ a) Utilizar a opção “Salvar Como” ✂️ b) Utilizar a opção “Inserir Nome” ✂️ c) Dar dois cliques com o mouse na aba da planilha ✂️ d) Utilizar CTRL + N e digitar o novo nome ✂️ e) Utilizar SHIFT + N e digitar o novo nome Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q27122 | Português, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCAs palavras “gênio”, “ história” e “próprios” recebem acentos porque são ✂️ a) paroxítonas terminadas em ditongos crescentes. ✂️ b) paroxítonas terminadas em ditongos decrescentes. ✂️ c) proparoxítonas terminadas em ditongos crescentes. ✂️ d) proparoxítonas terminadas em ditongos decrescentes. ✂️ e) paroxítonas terminadas em hiato decrescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q818716 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGAssinale a alternatica correta: A Lei nº 9394/96, (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no seu capítulo 1º, artigo 21, que dispõe sobre composição dos níveis escolares, estabelece que a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) Educação profissional, educação especial e educação superior. ✂️ b) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior. ✂️ c) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens adultos. ✂️ d) Educação básica, formada pela educação infantil, educação de jovens adultos e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q327199 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPodemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que: ✂️ a) A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres. ✂️ b) A educação tem apenas o caráter social. ✂️ c) A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se. ✂️ d) A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q326043 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAG"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios: ✂️ a) Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção. ✂️ b) Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais. ✂️ c) Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas. ✂️ d) Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q320357 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPlanejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas: ✂️ a) Pesquisa, comunicação e avalaiação. ✂️ b) Execução, análise e síntese. ✂️ c) Elaboração, execução e avaliação. ✂️ d) Avaliação, pesquisa e resgate documental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q322936 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGCom relação à alimentação, na etapa da Educação Infantil, é correto afirmar que: ✂️ a) O ideal é que as crianças menores se alimentem em grandes refeitórios coletivos, com grande movimentação. ✂️ b) Crianças que estejam sem apetite e que são magras devem ser forçadas a comer, sob o risco de ficarem desnutridas. ✂️ c) O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem. ✂️ d) AO contrário do que se acredita, oferecer merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates atende a todas as necessidaes do organismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q321879 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECSegundo Silva (2010), analise as sentenças abaixo: Os que praticam o bullying mostram-se bastante hábeis em manipular, mentem sem qualquer constrangimento e não respeitam hierarquias (1ª parte). No recreio, as vítimas de bullying encontramse isoladas do grupo ou perto de algum adulto e mostram-se tristes, deprimidas ou aflitas (2ª parte). As vítimas provocadoras são aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas (3ª parte). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas a 2ª parte. ✂️ b) Apenas a 3ª parte. ✂️ c) Apenas a 1ª e a 3ª partes. ✂️ d) Apenas a 2ª e a 3ª partes. ✂️ e) A 1ª, 2ª e a 3ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q327744 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGCom relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que: ✂️ a) Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral. ✂️ b) Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem. ✂️ c) Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações. ✂️ d) A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q324290 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGPensando no processo de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que: ✂️ a) Deve ser um instrumento para o educador reformular a ação educativa que exerce, de modo a contribuir decisivamente par o desenvolvimento integral do potencial infantil. ✂️ b) Serve para rotular a criança a partir do que ela faz. ✂️ c) Precisa ter um caráter seletivo e elitista ✂️ d) Deve ser usada para separar e eliminar os educandos que não preencham os critérios a priori estabelecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q323529 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGUma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que: ✂️ a) Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade. ✂️ b) É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça. ✂️ c) Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil. ✂️ d) É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q326339 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECO pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos. Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por ✂️ a) simbólico ✂️ b) lógico-matemático ✂️ c) dialético ✂️ d) cartesiano ✂️ e) topológico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q319728 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGVários autores demonstraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Dentre eles, um biólogo e epistemólogo suíço, que construiu sua teoria ao longo de mais de 50 anos de pesquisa. Sua preocupação central era descobrir como se estruturava o conhecimento. Afirma que conhecer significa inserir o objeto de conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto. Estamos falando de: ✂️ a) Jean Piaget ✂️ b) Lev Semenovich Vygotsky ✂️ c) Paulo Freire ✂️ d) Henri Wallon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q321931 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECO transtorno esfincteriano mais comum na infância é a ✂️ a) encoprese. ✂️ b) diarreia. ✂️ c) enurese noturna. ✂️ d) constipação. ✂️ e) vasculite. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q320632 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCPode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar: ✂️ a) Não existe ação educativa nem organização. ✂️ b) Tanto a ação educativa quanto a organização estão a serviço dos funcionários. ✂️ c) A ação educativa deve estar a serviço da organização da instituição. ✂️ d) A organização da instituição deve estar a serviço da ação educativa. ✂️ e) Nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q323133 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar. Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por ✂️ a) A disgnosia espacial ✂️ b) A hiperatividade ✂️ c) A fobia ✂️ d) O transtorno hipercinético ✂️ e) O mutismo seletivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q813019 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLCSobre o Projeto Pedagógico dos estabelecimentos de ensino, a LDB aponta para a ✂️ a) necessidade de a unidade escolar obedecer às orientações dos dirigentes centrais. ✂️ b) obrigatoriedade de cada unidade escolar elaborar seu próprio documento. ✂️ c) existência de roteiros orientadores à disposição em textos amplamente divulgados. ✂️ d) aplicação de metodologias alternativas e envolventes para os alunos. ✂️ e) Nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q327155 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATECWadsworth diz que, de acordo com Piaget, a liberação do egocentrismo surge ✂️ a) da execução dos jogos de exercício. ✂️ b) nas operações formais. ✂️ c) a partir de uma intervenção psicopedagógica. ✂️ d) com as atividades individuais. ✂️ e) da interação social com os colegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q321114 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAGVasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber: ✂️ a) Marco referencial, diagnóstico e programação. ✂️ b) Marco referencial, análise da realidade e tarefas. ✂️ c) Marco documental, diagnóstico e programação. ✂️ d) Marco referencial, marco documental e diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro