Início

Questões de Concursos Educador Social

Resolva questões de Educador Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q958191 | Psicologia, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Segundo Lawrence Kohlberg, o desenvolvimento moral do indivíduo culmina na capacidade de guiar-se por princípios éticos universais, e não mais pela conformidade social ou pelo auto interesse.

Assinale a opção que exemplifica, corretamente, esse nível final de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q958194 | Português, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

As causas das desordens psicológicas são analisadas, no campo da psicologia dominante, como causas individuais, biológicas e fragmentadas da realidade social em que se inserem. Numa análise crítica, o conceito de desordem psicológica e as causas dos fatores de risco e de proteção são analisados a partir da relação concreta e intransponível entre sujeito e coletividade.

EUZÉBIOS FILHO, A.; GUZZO, R. S. L. Fatores de risco e de proteção: percepção de crianças e adolescentes. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, 2006.

O trecho acima menciona dois modos distintos de considerar as vulnerabilidades psicológicas. Assinale a opção que reflete, corretamente, o que é afirmado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q889626 | Serviço Social, Políticas Sociais, Educador Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

O papel do educador social no contexto do atendimento socioeducativo envolve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q881717 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A equipe de educadores sociais de QueimadasPB, está implementando um projeto de desenvolvimento comunitário e precisa adotar metodologias participativas que incentivem o envolvimento ativo da população local na tomada de decisões. Considere as afirmativas abaixo:

1. A metodologia de participação comunitária deve respeitar os saberes locais, valorizando a experiência e o conhecimento dos membros da comunidade na solução de problemas, mas os saberes técnicos dos educadores devem sempre ter maior peso nas decisões finais.
2. O objetivo central das metodologias participativas é garantir que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e que todos os envolvidos tenham voz ativa no processo, mas o processo decisório final pode ser delegado ao educador social em situações de impasse, garantindo eficiência.
3. As metodologias participativas devem ser conduzidas de forma colaborativa pelo educador social, promovendo um ambiente onde o diálogo e a troca de ideias são incentivados, sem que o educador assuma um papel autoritário no processo.
4. A construção de diagnósticos participativos é fundamental para identificar as necessidades e potencialidades da comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações mais eficazes e conectadas às realidades locais.
5. A avaliação do impacto das metodologias participativas deve incluir o monitoramento contínuo e o feedback da comunidade, permitindo ajustes nas estratégias conforme necessário e assegurando a relevância das ações ao longo do projeto.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1034905 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Educadores sociais são profissionais que podem compor as equipes de referência dos CRAS, CREAS, Centros Pop e Unidades de Acolhimento.

Suas atividades mais comuns estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q952749 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Projeto de Diretrizes das Nações Unidas, sobre emprego e condições adequadas de cuidados alternativos com crianças, analise as assertivas abaixo:

I. O Estado deve reconhecer a responsabilidade de fato dos cuidadores informais pela criança.

II. Na falta ou incapacidade dos pais, quando uma criança estiver sob os cuidados informais dos avós ou irmãos adultos, esses devem, em princípio, ser reconhecidos automaticamente como guardiães legais.

III. A legislação nacional deve exigir que as agências e instituições de prestação de cuidados alternativos formais a crianças sejam registradas e obtenham autorização de funcionamento deferida pelos serviços de assistência social ou outras autoridades competentes, tipificando como infração o não fazê-lo.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q956394 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com a Lei Federal nº 8.069/1990 (ECA), a criança e o adolescente têm primazia no direito à proteção e ao socorro em qualquer circunstância, assim como prioridade no atendimento nos serviços públicos e ou relevância pública. Essas disposições estão previstas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q958202 | Psicologia, Promoção, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A prevenção do abuso de drogas se dá em três níveis distintos de intervenção: primário, secundário e terciário. Assinale a opção em que é adequada a intervenção secundária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1038661 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As diretrizes da política de atendimento estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q882508 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A violência contra crianças e adolescentes está muitas vezes associada à violência doméstica ou intrafamiliar e acaba por perpetuar, no núcleo familiar, ciclos de violência que ultrapassam gerações e afetam todos os seus membros. Muitas vezes, as situações de violência que ocorrem no contexto familiar acabam por ser identificadas na escola. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola não pode se envolver em assuntos familiares para não arriscar a harmonia do contexto escolar.
II. Educadores sociais têm papel importante na identificação e abordagem dos casos de violência envolvendo crianças e adolescentes.
III. Os educadores sociais orientam: “se você é o único adulto responsável pelas crianças na escola, abrigo, ou está em uma situação familiar vulnerável, busque apoio dos órgãos de proteção à criança na sua cidade”.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q885116 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Educador Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2024

A Assistência Social organiza-se por meio dos seguintes tipos de proteção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q952751 | Serviço Social, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família PAIF, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos termos da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

376Q1056435 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Antônio Vitor, 6 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reside com a mãe, o pai e mais dois irmãos – de nove e doze anos de idade; no momento, somente o pai trabalha. A renda familiar mensal per capita de sua família é 1/4 do salário mínimo. Considerando a situação hipotética e em consonância com a Lei nº 8.742/1993 (LOAS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Antônio Vitor não possui direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois o benefício é concedido à pessoa com idade superior sessenta anos.

( ) Antônio Vitor não tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois a renda familiar mensal per capita ultrapassa o valor permitido por lei.

( ) Antônio Vitor não terá direito Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois TEA não gera direito ao benefício assistencial; porém, ele poderá receber benefício eventual devido à vulnerabilidade temporária pelo fato de apenas o seu pai estar trabalhando.

( ) A família de Antônio Vitor terá direito ao auxílio-inclusão, que consiste no valor de um terço do salário mínimo, que será concedido em favor da pessoa com TEA.

( ) Antônio Vitor terá direito do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que consiste em meio salário mínimo mensal; ao atingir a maioridade, o BPC será transformado em aposentadoria proporcional devido à deficiência comprovada.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q958184 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em seus procedimentos de avaliação, o Professor e o Educador Social têm em foco aspectos distintos da experiência do aluno.
Assinale a opção que indica corretamente um aspecto específico levado em conta na avaliação do Educador Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q958205 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação ao Código de Ética do Assistente Social, analise os itens a seguir.

I. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária.
II. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios do Código.
III. Reconhecimento da igualdade como valor ético superior à liberdade individual e como central para a emancipação coletiva.

Pertence ao Código de Ética o que se indica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1034891 | Estatuto da Pessoa Idosa, Disposições Preliminares e Prioridades da Pessoa Idosa, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa) determina: É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Assinale a afirmativa que está em desacordo com a ideia de prioridade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1034902 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Segundo Fico (2002), “discutir as questões de gênero significa discutir relações das práticas educacionais cotidianas, desconstruindo e redescobrindo significados. Significa questionar conceitos pré-concebidos, determinações que sutilmente permeiam nossas práticas. Discutir as relações de gênero é, antes de tudo, remexer e ressignificar nossa própria história.”

Com base no fragmento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.