Início

Questões de Concursos Educador Social

Resolva questões de Educador Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q1034897 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organizou os Serviços Socioassistenciais por níveis de complexidade: proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade.

Assinale a opção que indica o serviço que não faz parte do SUAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q1056421 | Direito Constitucional, Família, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Os direitos das crianças e adolescentes têm absoluta prioridade e são responsabilidade compartilhada entre Estado, família e sociedade. Considerando o disposto na Constituição Federal de 1988 sobre direito à proteção especial, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q952760 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme a Resolução CNAS nº 33/2012, ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q956381 | Ética na Administração Pública, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

O trabalho no serviço público exige uma postura que integre tanto a disposição interna para agir de maneira correta quanto a percepção externa de que essa ação é, de fato, correta. Isso envolve não apenas a retidão das ações, mas também a visão da sociedade sobre elas. Esse conceito se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q956388 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com as diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento, a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano de Atendimento Individual e Familiar deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q958181 | Pedagogia, Concepções de mundo, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os educadores sociais analisam a realidade social a partir de uma perspectiva humanista, o que lhes permite desenvolver uma visão renovada dos contextos de vida particulares.

Assinale a opção que reflete, corretamente, o caráter humanista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q958186 | Português, Interpretação de Textos, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Se, em um primeiro momento, o educador social tem a indignação como motivação para desenvolver um trabalho transformador, logo depois parece não a sustentar, apropriando-se de um discurso de resignação semelhante ao da população atendida. O que nos remete à ideia de que, subjacente ao discurso de responsabilidade, inspirado talvez numa aparente ingenuidade, esse educador esforça-se para acreditar que sua intervenção o diferencia da condição de precariedade vivida pelo outro.
SILVA, G. H. “Educador Social: uma identidade a caminho da profissionalização?” Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, 2014.

O trecho acima versa sobre a complexidade da atuação do Educador Social. Assinale a opção que reflete, corretamente, o que é afirmado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q958200 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Percebemos que a Educação formal e a Educação não formal têm um viés. Isso significa que a Educação formal leva para o desenvolvimento de aprendizado teórico e pensante. Quanto à Educação não formal, entendemos que ela não é somente um assistencialismo, mas leva o aluno a agregar valores, flexibilizar os meios de práticas sociais, levando o respeito como ser humano no processo de aprendizado e ensino.

MOREIRA, J. L.; OLIVEIRA, J. F. A. C. “A Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência”. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 31, 2022.

Com base na distinção entre educação formal e não formal exposta acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q958204 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação ao conceito de promoção da saúde que informa as políticas públicas brasileiras, analise os itens a seguir.

I. Envolve ações que consideram o ambiente social, incluindo a redução de desigualdades e a criação de políticas públicas.
II. Entende a preservação da ecologia e do meio ambiente como fatores fundamentais para a manutenção da qualidade de vida.
III. Tem uma abordagem centrada na cura, priorizando o enfrentamento de doenças já instaladas e a obtenção de resultados imediatos.

É correto, a respeito da promoção da saúde, o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q889632 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

O papel do educador social é fundamental para o acesso das famílias e indivíduos aos serviços, programas, projetos, benefícios, transferência de renda, ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social porque:

I - Facilita o acesso das orientações sobre direitos e serviços disponíveis, promovendo a inclusão social.

II - Controla as atividades cotidianas dos beneficiários, impondo regras estritas para o recebimento de benefícios.

III - Atua no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a coesão social.

IV - Restringe a participação das famílias em programas de transferência de renda evitando a exclusão social.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q881718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

No contexto de Queimadas-PB, os educadores sociais estão desenvolvendo um projeto para promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Para que a iniciativa seja eficaz, é essencial adotar práticas educativas que incentivem a participação e a autonomia dos participantes. Considere as afirmativas abaixo:

1. A inclusão social deve ser promovida através de práticas educativas que respeitem as diferenças culturais e individuais dos participantes, valorizando suas histórias de vida e experiências, mas o foco principal deve estar na uniformização dos conteúdos para garantir equidade no acesso ao conhecimento.
2. A educação inclusiva deve focar na adaptação dos conteúdos curriculares para atender às necessidades específicas dos jovens, sem discriminação, mas essa adaptação não deve interferir nos padrões acadêmicos tradicionais, para que todos tenham as mesmas exigências.
3. A participação ativa dos jovens no processo educativo é fundamental para garantir sua autonomia e o desenvolvimento de suas potencialidades, incentivando que eles assumam um papel protagonista em suas trajetórias educacionais e sociais.
4. As práticas de inclusão social devem se concentrar na integração dos jovens no mercado de trabalho como uma das formas de promover sua independência, mas essa não deve ser a única abordagem, já que aspectos como educação, cultura e saúde também são fundamentais para a inclusão plena.
5. A educação inclusiva exige a construção de um ambiente acolhedor e seguro, onde todos os jovens se sintam valorizados e respeitados, promovendo a confiança e o bem-estar necessário para que possam se desenvolver integralmente.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q1034900 | Serviço Social, Políticas Sociais, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Bolsa Família integra políticas públicas que fortalecem o acesso das famílias a direitos básicos tais como saúde, educação e assistência social.

Assinale a opção que contradiz os objetivos/critérios do programa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q1056409 | Português, Interpretação de Textos, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

E tinha a cabeça cheia deles


Todos os dias, ao primeiro sol da manhã, mãe e filha sentavam-se na soleira da porta. E deitada a cabeça da filha no colo da mãe, começava esta a catar-lhe piolhos.

Os dedos ágeis conheciam sua tarefa. Como se vissem, patrulhavam a cabeleira separando mechas, esquadrinhando entre os fios, expondo o claro azulado do couro. E na alternância ritmada de suas pontas macias, procuravam os minúsculos inimigos, levemente arranhando com as unhas, em carícia de cafuné.

Com o rosto metido no escuro pano da saia da mãe, vertidos os cabelos sobre a testa, a filha deixava-se ficar enlanguescida, enquanto a massagem tamborilada daqueles dedos parecia penetrar-lhe a cabeça, e o calor crescente da manhã lhe entrefechava os olhos.

Foi talvez devido à modorra que a invadia, entrega prazerosa de quem se submete a outros dedos, que nada percebeu naquela manhã – a não ser, talvez, uma leve pontada – quando a mãe, devassando gulosa o secreto reduto da nuca, segurou seu achado entre polegar e indicador e, puxando-o ao longo do fio negro e lustroso em gesto de vitória, extraiu-lhe o primeiro pensamento.


(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.)

O termo em destaque tem sua relação semântica indevidamente identificada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q1056412 | Português, Morfologia, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

E tinha a cabeça cheia deles


Todos os dias, ao primeiro sol da manhã, mãe e filha sentavam-se na soleira da porta. E deitada a cabeça da filha no colo da mãe, começava esta a catar-lhe piolhos.

Os dedos ágeis conheciam sua tarefa. Como se vissem, patrulhavam a cabeleira separando mechas, esquadrinhando entre os fios, expondo o claro azulado do couro. E na alternância ritmada de suas pontas macias, procuravam os minúsculos inimigos, levemente arranhando com as unhas, em carícia de cafuné.

Com o rosto metido no escuro pano da saia da mãe, vertidos os cabelos sobre a testa, a filha deixava-se ficar enlanguescida, enquanto a massagem tamborilada daqueles dedos parecia penetrar-lhe a cabeça, e o calor crescente da manhã lhe entrefechava os olhos.

Foi talvez devido à modorra que a invadia, entrega prazerosa de quem se submete a outros dedos, que nada percebeu naquela manhã – a não ser, talvez, uma leve pontada – quando a mãe, devassando gulosa o secreto reduto da nuca, segurou seu achado entre polegar e indicador e, puxando-o ao longo do fio negro e lustroso em gesto de vitória, extraiu-lhe o primeiro pensamento.


(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.)

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à classe gramatical dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q1056427 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Em consonância com as orientações técnicas: serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, sobre a preservação e o fortalecimento da convivência comunitária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sempre que possível a criança e o adolescente devem frequentar a mesma escola em que estudavam antes do acolhimento, de modo a preservar vínculos pré-existentes, salvo mudança necessária para sua proteção.

( ) A criança e o adolescente devem participar da vida diária da comunidade e ter a oportunidade de construir laços de afetividade significativos com a mesma.

( ) Os serviços de acolhimento devem estar localizados em áreas residenciais, sem se distanciar excessivamente do ponto de vista geográfico e socioeconômico, do contexto de origem das crianças e adolescentes, salvo determinação judicial em contrário.

( ) O contato direto de pessoas da comunidade com crianças e adolescentes em serviços de acolhimento, nas dependências do mesmo, deverá ser precedido de preparação, visando assegurar que este contato será benéfico às crianças e aos adolescentes.

( ) As visitas esporádicas daqueles que não mantêm vínculo significativo e frequentemente sequer retornam uma segunda vez ao serviço de acolhimento expõem as crianças e os adolescentes à permanência de vínculos superficiais, podendo, inclusive, contribuir para que não aprendam a diferenciar conhecidos de desconhecidos e tenham dificuldades para construir vínculos estáveis e duradouros, essenciais para seu desenvolvimento.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q1056433 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

A Lei nº 8.419/2013, em seu artigo 3º, estabelece que as políticas sociais devem garantir com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, devendo os entes governamentais e não governamentais, acatarem as deliberações do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q958183 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação às diferenças e às semelhanças entre as funções de Educador Social e a de Assistente Social, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como ponto central a relação com o outro, que é pilar para a prevenção e a mudança das situações causadoras de danos.
II. Encaminham indivíduos da comunidade para o acesso a serviços disponíveis, assegurando o usufruto de direitos de saúde, moradia etc.
III. Depende da participação ativa dos alvos da ação, que devem ser escutados e jamais tomados como sujeitos passivos no processo.

É característica comum entre as duas funções, o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q958206 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação à política de atendimento a crianças e adolescentes, assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os órgãos devem zelar pela rápida reintegração daqueles inseridos em programas de acolhimento institucional às suas famílias de origem, exceto em casos inviáveis.
( ) A opinião pública deve ser mobilizada para que os diversos segmentos sociais adiram com sua participação às políticas de atendimento a crianças e adolescentes.
( ) O atendimento deve ser oferecido e garantido preferencialmente pelo poder estadual, priorizando a centralização político-administrativa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q1034903 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O ensino da História e Cultura Afro-brasileira na rede de ensino está determinado na Lei nº 10.639/2003.

Sobre a estruturação e a implementação de atividades em uma perspectiva antirracista, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q1056420 | Direito Penal, Crimes contra a Administração Pública, Educador Social, Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ, CONSULPLAN, 2023

Considerando o Código Penal em vigência, sobre os Crimes Contra a Administração Pública, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No crime de peculato aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

( ) Configura-se o crime de concussão a conduta do funcionário que exige tributo ou contribuição social sabendo, ou que deveria saber indevido, empregando na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.

( ) Condescendência criminosa é a ação de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

( ) Resistência é a conduta de opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.

( ) Configura-se como tráfico de influência solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.