Início

Questões de Concursos Eletrofisiologia Clínica Invasiva

Resolva questões de Eletrofisiologia Clínica Invasiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1003242 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

A onda “T” representa qual fase na atividade elétrica do coração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1007439 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo.

I. O estudo Multidisciplinar em displasia arritmogênica do ventrículo direito (Multidisciplinar Study in ARVD) foi uma ForçaTarefa que tenta normatizar diagnósticos e condutas futuras a partir de registros de casos de Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito de centros americanos e canadenses.

II. No estudo DAVID II (Dual Chamber and VVI Implantable Defibrillator) os objetivos finais foram: incidência de morte ou hospitalização por ICC, bem como eventos arrítmicos. Ao final do seguimento, não houve diferença entre os grupos, de acordo com o modo de estimulação, quanto aos desfechos de morte ou hospitalização por ICC.

III. O estudo ISAR-Risk (Improved Stratification of Autonomic Regulation for Risk Prediction (ISARRisk) in Post-Infarction Patients with Preserved Left Ventricular Function) a implicação do implante de CDI profilático nos pacientes com maior FE também foi debatida neste painel.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q998340 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 14 anos, assintomático, foi submetido, ao nascer, a cirurgia cardíaca para fechamento de uma comunicação interventricular utilizando um patch de pericárdio bovino. Na consulta, o cardiologista observou um sopro sistólico na região paraesternal esquerda de 5+/6+ em faixa e identificou pequena comunicação perimembranosa.
Agora, o paciente precisa extrair dois dentes inclusos, e a mãe pediu liberação do cardiologista.
O cardiologista decidiu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q998343 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Para uma pessoa com HIV, em tratamento com antirretroviral com contagem normal de CD-4 e carga viral negativa, o acompanhamento cardiológico deve estar direcionado para a prevenção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q998336 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 46 anos, com queixa de desfalecimento e sudorese profusa, foi atendido na sala de emergência. Iniciou esquema tríplice para tratamento de tuberculose pulmonar. Relatou ser hipertenso, em uso de enalapril 20 mg ao dia, via oral, há 2 anos. O exame físico observou pressão arterial de 92 x 60 mmHg, na expiração, e 70 x 50 mmHg na inspiração, pulso arterial com 102 bpm, pressão venosa jugular de 6 cm, a 45 graus. Ausculta cardíaca revelou bulhas abafadas, e a ausculta pulmonar, pulmões limpos. ECG: ritmo sinusal com variação da amplitude da onda P, do QRS e da onda T. Lactato arterial estava elevado.
A mais provável hipótese diagnóstica do quadro clínico acima é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q998338 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Análise do desempenho cardiopulmonar é fundamental para avaliar o mecanismo da intolerância aos esforços, determinar a resposta terapêutica e definir o prognóstico em diferentes cenários clínicos.
O método padrão áureo é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1024661 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 52 anos, com placa de 20% na carótida comum bilateralmente, vai à consulta médica. É hipertensa, diabética, com LDL de 140 mg% e se encontra intolerante a estatina.
Seu médico recomenda, baseado nas melhores evidências científicas, o emprego de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q998334 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 42 anos com queixa de dor torácica e síncope aos esforços. Exame físico: paciente obesa com pressão arterial 120 x 80 mmHg, pulso arterial 70 bpm, com morfologia digitiforme. Ausculta cardíaca: ritmo cardíaco regular com 3 tempos, bulha protodiastólica e sopro de 3+/6+, na borda esternal esquerda, que aumentava na posição ortostática e reduzia quando acocorada.
Os achados clínicos são compatíveis com a seguinte enfermidade cardiovascular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1003243 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação ao teste ergométrico na avaliação das arritmias cardíacas, analise as afirmativas abaixo.

I. A interferência do exercício no ritmo cardíaco se faz por modificações neuro-humorais representadas pelo aumento do tônus adrenérgico com redução da influência vagal, alterações eletrofisiológicas, em especial as que modificam as propriedades elétricas das células de condução e formação do estímulo cardíaco.

II. A interação desses mecanismos neurohumorais, eletrofisiológicos e hemodinâmicos se faz em intensidades variáveis a cada caso, explicando as diferentes respostas do ritmo cardíaco, em indivíduos aparentemente com condições cardiológicas semelhantes.

III. A extrema variabilidade que se observa na modulação autonômica do coração de um mesmo indivíduo, em momentos diferentes, explica também o comportamento heterogêneo e baixa reprodutibilidade das arritmias cardíacas quando estudadas pelo teste de esforço.

IV. A arritmia induzida pelo esforço seja durante ou imediatamente após o exercício, pode ser totalmente assintomática, sendo detectada fortuitamente por um exame clínico ou se manifestar por sintomas que podem variar desde simples palpitação transitória até uma síncope.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q998344 | Medicina, Clínica Médica Humana, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

A reposição de vitaminas no cardiopata deve seguir recomendações embasadas em evidências científicas, conforme a indicação a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q998339 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

A hipercolesterolemia familiar promove risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, morte súbita e acidente vascular cerebral prematuros.
Nesses pacientes, que não tiveram resposta à combinação de estatina de alta potência em dose máxima com ezetimiba, para promover maior redução dos níveis do LDL-colesterol, deverá ser introduzido o seguinte medicamento(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.