Questões de Concursos Emergência Pediátrica

Resolva questões de Emergência Pediátrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q998356 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Jovem com 25 anos de idade, com tentativa de autoextermínio, ingeriu moderada quantidade de um produto inseticida à base de carbamato. Admitido na sala vermelha clínica de uma emergência, foram observados, ao exame físico, confusão mental e agitação psicomotora, bradicardia, estertores crepitantes, bolhosos e difusos em ambos hemitórax, pupilas puntiformes, sialorreia, miofasciculações, além de incontinência urinária e fecal com diarreia e vômitos.
O antídoto de escolha é a atropina, na seguinte dose:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998357 | Medicina, Urologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A cólica nefrética é causa comum de urgência médica, principalmente no verão. É mais prevalente em homens, e pacientes com episódios prévios têm alta chance de recorrência.
Em relação a essa condição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998345 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A pontuação CHA2DS2-Vasc é utilizada na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1005526 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente, com 35 anos de idade, foi encontrado em via pública apresentando alteração do estado mental (delirium ativo), tremores e rigidez muscular em "roda dentada", sialorreia, disartria e disfagia. Foi também observada febre de 41 °C, taquicardia, hipertensão arterial e taquipneia (73%).
Uma opção terapêutica na emergência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005527 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A crise tireotóxica (ou tempestade tireotóxica) corresponde a uma situação de exacerbação súbita das manifestações clínicas do hipertireoidismo, com descompensação de múltiplos sistemas e risco de morte.
Atualmente ocorre como uma complicação do hipertireoidismo inadequadamente tratado, ou associada a algum fator precipitante de piora, frequentemente infecções. Sua mortalidade, entretanto, permanece elevada: estudos japoneses exibem mortalidade > 10%, taxa que pode ultrapassar 20% a 30% nos casos em que não há tratamento precoce.
Várias drogas são utilizadas no tratamento da crise tireotóxica; entretanto, aquele que aumenta o clearance do hormônio tiroidiano é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1005517 | Noções de Primeiros Socorros, Choque Elétrico, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um eletricista, previamente hígido, com 28 anos de idade, sofreu choque elétrico durante sua atividade laborativa dentro da unidade hospitalar. Foi prontamente admitido no pronto-socorro em PCR. Ao usarem o desfibrilador, foi constatado que o paciente se encontrava em assistolia.
O tipo de corrente que causa assistolia em pacientes vítimas de choque elétrico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q998352 | Medicina, Clínica Médica Humana, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 37 anos foi encaminhada do consultório à unidade de emergência por seu médico pessoal por apresentar dor torácica precordial, de início há poucas horas, e palpitações. A hipótese diagnóstica do médico assistente foi de miocardite aguda devido ao uso de epirrubicina.
Em relação a essa condição patológica aguda, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998365 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Joana, mãe de 4 filhos, recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar há 7 dias (BAAR positivo no escarro espontâneo), ao sair da maternidade. Procura a unidade básica de saúde para avaliação dos menores. Todos estão assintomáticos e têm radiografias de tórax normais. As idades e os resultados da prova tuberculínica (PT) estão descritos a seguir.
• Criança A: 8 dias de vida; não realizou PT; não vacinada com BCG;
• Criança B: 1 ano; PT = 6 mm; vacinada com BCG ao nascer;
• Criança C: 3 anos; PT = 0 mm; vacinada com BCG ao nascer;
• Adolescente D: 12 anos; PT = 5 mm; vacinado com BCG ao nascer.
A conduta correta para cada caso, nesse momento, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q998355 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 45 anos dá entrada na emergência com quadro de cefaleia intensa, fotofobia, febre baixa e náuseas. Histórico de dois episódios de crise convulsiva no dia anterior. Os sinais e sintomas tiveram evolução progressiva nos últimos 10 dias.
Ao exame, apresentava-se lúcido, orientado, normotenso, levemente hipocorado, sonolento, sem rigidez de nuca e com candidíase oral. Os exames laboratoriais de sangue básicos não mostravam alterações, exceto linfopenia.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1005525 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Mulher jovem comparece à emergência após relato de violência sexual.

Para profilaxia da gonorreia, utiliza-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1005528 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento da dissecção de aorta são: hipertensão arterial crônica; tabagismo; trauma torácico (em especial de alta energia com desaceleração importante); doenças aórticas (coartação de aorta, Marfan, Ehlers-Danlos, vasculite aórtica); história familiar de doença aórtica; aneurisma torácico conhecido; cirurgia aórtica prévia; uso de cocaína, crack ou anfetaminas.
Trata-se de uma condição potencialmente cirúrgica; entretanto, algumas medidas farmacológicas devem ser prontamente instituídas.
Nesse contexto, os betabloqueadores são importantes, pois contribuem para a redução da frequência cardíaca e da pressão arterial, e devem ser utilizados em conjunto com outros fármacos.
O betabloqueador de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1005519 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente em tratamento para leucemia foi tratado com quimioterapia há 6 dias, evoluindo com febre de 39,5 °C, adinamia, mal-estar e taquicardia, hipotensão e palidez cutânea. Foi orientado pelo hematologista a comparecer com urgência a um pronto-socorro em caso de febre. O hemograma revelou leucopenia com contagem de segmentados = 100 células/mm3.
Nessa situação, a conduta imediata é iniciar antibioticoterapia com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998347 | Medicina, Pneumologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um adolescente de 17 anos, saudável e de compleição física leptossômica, ao jogar futebol apresentou dor torácica súbita, palpitações e dispneia moderada. Não houve trauma em tórax durante a partida. Foi levado ao pronto-socorro, pois os sintomas não melhoravam.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998350 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 21 anos dá entrada na emergência com quadro de edema labial intenso, dor abdominal moderada, lúcida, orientada e normotensa.
Refere que já teve crises anteriores semelhantes e que o tratamento habitual para urticária/angioedema não é efetivo, já que é portadora de angioedema hereditário tipo 1.
Das drogas abaixo, a que deve ser utilizada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q998351 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 60 anos com quadro de dor torácica tipo pleurítica à direita, tosse seca, dispneia leve e taquicardia dá entrada em serviço de emergência. Após o exame físico, ECG, radiografia de tórax e análise laboratorial, foi feito o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. A angiotomografia de tórax mostrou uma discreta falha de enchimento de artéria pulmonar. No escore PESI, a pontuação é menor que 65 pontos.
Entre as condutas citadas abaixo, aquela que deve ser iniciada prontamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1005534 | Medicina, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um lactente de 9 meses, com fácies sindrômica, assintomático, apresenta ausculta cardíaca com ritmo regular, bulhas normofonéticas com desdobramento variável da segunda bulha, sopro sistólico 2+/6+ mais audível em borda esternal esquerda baixa, sem irradiação, que diminui com a posição sentada. Os pulsos femorais são palpáveis.
Nesse caso, o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998360 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A peritonite bacteriana espontânea é uma das complicações mais comuns em pessoas com cirrose hepática.
Em relação a essa condição patológica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q998367 | Medicina, Pneumologia, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A asma é uma doença pulmonar crônica que necessita de controle para evitar perda progressiva da função pulmonar. O tratamento intercrise tem como principal fármaco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1049752 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 42 anos, portador do HIV diagnosticado há 3 anos, em uso de dolutegravir + lamivudina, em bom estado geral, com carga viral indetectável há 3 anos, IMC 36 kg/m2 dá entrada na emergência com quadro súbito de palpitação, taquicardia, desconforto precordial e ritmo cardíaco irregular.
O ECG mostrou fibrilação atrial aguda, já que o paciente nega quadro semelhante anterior e era assintomático.
Nesse caso, a condição clínica associada a risco maior de fibrilação atrial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q998353 | Medicina, Medicina Intensiva, Emergência Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 20 anos portador de diabetes mellitus tipo 1, com controle clínico inadequado, dá entrada em serviço de emergência com quadro de náuseas, vômitos, dor abdominal, desidratação, sede intensa e taquipneia. A equipe clínica faz o diagnóstico de cetoacidose diabética (CAD) e inicia prontamente o tratamento.
Sobre essa situação clínica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.