Questões de Concursos Endocrinologia Pediátrica

Resolva questões de Endocrinologia Pediátrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q998389 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma adolescente apresentou, há 15 dias, intensa dor de garganta e febre (temperatura axilar de 38,5 °C). Foi medicada por 5 dias com diclofenaco, com melhora. Há 24 horas, iniciou dor intensa e edema com sinais flogísticos no joelho esquerdo.
Na emergência, o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q998390 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança com 18 meses de idade foi afastada da creche devido ao aparecimento de pequenas vesículas no tronco, genitália e regiões palmares e plantares. Ela apresenta, também, febre alta e lesões aftosas em orofaringe. Outras crianças da creche estão com o mesmo quadro.
Com base no quadro clínico, o pediatra fez, corretamente, o diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q998391 | Medicina, Hematologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um escolar de 10 anos apresenta queixa de cansaço, dores nas pernas que o acordam durante a noite e emagrecimento de 2 kg no último mês. Apresenta as seguintes alterações ao exame físico: palidez cutâneo-mucosa 3+/4+, sopro sistólico 2+/6+ em bordo esternal esquerdo, taquicardia (FC = 120 bpm), fígado a 2,5 cm do RCD, ponta de baço palpável, dor à palpação do terço proximal da tíbia bilateralmente e petéquias esparsas em membros.
O quadro clínico é sugestivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q998392 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 2 anos, com febre alta (39 °C) há 3 dias e irritabilidade, se recusa a se alimentar, tem dor abdominal intensa e a mãe relata 3 episódios de vômitos nas últimas 12 horas. A mãe procurou a emergência, onde foram realizados exames, e foi dado o diagnóstico de dengue.
O tratamento deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q999681 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Os hormônios produzem seus efeitos biológicos através da interação com receptores de alta afinidade que, por sua vez, estão ligados a um ou mais sistemas efetores dentro da célula. Esses receptores podem estar expressos na superfície celular ou mesmo no núcleo da célula. Analise as afirmativas abaixo.

I. Receptores de ACTH, TSH e LH e FSH pertencem à família de receptores acoplados à proteína G.

II. Receptores do GH, IGF-1, insulina e FGFR-1 pertencem à família de receptores tirosinaquinase.

III. Receptores de somatostaina, leptina e prolactina pertencem à família de receptores de citocinas.

IV. Receptores de vitamina D, hormônios tireoidianos e glicocorticoides pertencem à família de receptores nucleares.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q999682 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente de 8 anos de idade, com diagnóstico prévio de diabetes mellitus tipo 1 e má adesão ao tratamento foi trazido ao pronto-socorro com história de taquidispneia percebida associada a dor abdominal e vômitos há 2 dias. Ao exame físico, encontrava-se descorado (+/4+), com sinais de desidratação grave, taquicárdico (frequência cardíaca: 144 bpm), taquipnéico (frequência respiratória: 32 ipm) e normotenso (pressão arterial: 80 x 65 mmHg) No exame abdominal, apresentava-se pouco doloroso à palpação, difusamente, flácido. Fígado no RCD e baço não palpável. RHA presentes; extremidades: frias com perfusão periférica lentificada (tempo de enchimento capilar = 5 segundos) e sem edemas. Restante do exame, sem alterações. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q999683 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A nefropatia diabética é uma das complicações crônicas mais frequentes e graves do diabetes mellitus e, além de ser a causa mais comum de excesso de mortalidade associada ao diabetes. Sobre a nefropatia diabética, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q999685 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O principal mecanismo envolvido no controle de secreção da arginina vasopressina (hormônio antidiurético) é a variação na osmolalidade sérica. Muitos dos medicamentos utilizados para tratamento de diversas doenças na faixa etária pediátrica podem afetar a secreção deste hormônio. Assinale a alternativa que apresenta medicamentos que sabidamente estimulam a secreção de arginina vasopressina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q999687 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A aterosclerose é um processo progressivo que se inicia na infância e a dislipidemia pertence ao grupo de fatores de risco que aceleram sua evolução. A identificação precoce da dislipidemia, associada à mudança no estilo de vida e ao tratamento medicamentoso podem atenuar o risco cardiovascular na vida adulta. Sobre a investigação de dislipidemia na faixa etária pediátrica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q999689 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade de manter os níveis glicêmicos dentro dos valores normais causada pela deficiência absoluta ou relativa de insulina. Sobre o DM em crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q999692 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação às indicações de tratamento medicamento das dislipidemias em crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q999694 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O hipotireoidismo congênito é uma doença rara, acomete 1 em cada 2595 a 4795 crianças nascidas vivas e é a principal causa evitável de retardo mental. Como a maioria destas crianças é assintomática nos primeiros dias de vida, a identificação dos recém-nascidos com hipotireoidismo congênito é feita pelo exame de triagem neonatal. Analise as afirmativas abaixo.

I. Coleta precoce (antes de 48 horas de vida), hipoglicemias e presença de anticorpos antiperoxidase de origem materna são causas de resultados falso-positivos.

II. Em recém-nascidos prematuros, recomendase repetir a triagem neonatal por um dos seguintes métodos. repetir o exame com 1 mês de vida ou na alta hospitalar (o que ocorrer primeiro), ou realizar a triagem tripla no 5º, 10º e 30º dias de vida.

III. Transfusão de hemoderivados é uma das causas de resultados falso-negativos.

IV. Em recém-nascidos pós-termo, grandes para idade gestacional ou em crianças gravemente doentes recomenda-se a obtenção de pelo menos 3 amostras em tempos diferentes pelo risco de resultados falso-positivos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q999696 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O hipotireoidismo congênito (HC) primário é a doença endócrina congênita mais comum e também é a principal causa evitável de retardo mental. Quando seu diagnóstico corre mais tardiamente ou se o tratamento não for iniciado precocemente ou não for adequado, pode levar a complicações irreversíveis no desenvolvimento mental e no crescimento.

Analise as afirmativas abaixo:

I. As desormoniogêneses correspondem a cerca de 85% dos casos, resultam de um defeito em qualquer uma das etapas na síntese dos hormônios tireoidianos e possuem um padrão de herança autossômico recessivo.

II. A triagem neonatal é feita pela determinação dos níveis de TSH, em amostra de sangue coletada em papel de filtro que deve ser realizada 48 horas após o nascimento ou até o 5º dia de vida.

III. Os testes de triagem neonatal para HC não são diagnósticos e os resultados alterados devem ser confirmados por determinação de concentrações séricas de TSH e T4 livre.

IV. Valores de TSH acima de 10 mUI/L (miliunidades por litro) e de T4 livre baixos confirmam o diagnóstico do hipotireoidismo congênito primário e estas crianças deverão ser tratadas.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q999699 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Após a confirmação do diagnóstico de hipotireoidismo, o tratamento com levotiroxina (LT4) deve ser iniciado imediatamente. Sobre o tratamento do hipotireoidismo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q999702 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Criança de 4 anos de idade foi internada por crise de exacerbação de asma. Durante sua internação, foram percebidas taquicardia importante e sustentada (frequência cardíaca entre 170 e 190 batimentos por minuto), presença de bócio, além de tremores finos e emagrecimento. Exames laboratoriais: TSH < 0,001 mUI/L (mili-unidades por litro) e T4 livre: 5,1 ng/dL (nanogramas por decilitro). Sobre o caso, analise as afirmativas abaixo.

I. A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo causada pela produção de anticorpos que atuam no receptor de TSH, levando à hiperestimulação da glândula tireoide e ao crescimento folicular.

II. Nesta criança, o tratamento com medicamento anti-tireoidiano deve ser iniciado o mais precoce possível. O metimazol (tiamazol), é o medicamento de escolha, na dose de 0,1 a 0,5 mg/kg (miligramas por quilograma) por dia, podendo chegar até 1 mg/kg/dia.

III. Como a paciente apresenta taquicardia sustentada, o uso de betabloqueadores (propranolol ou atenonolol) está indicado e deve ser mantido ata normalização nos níveis dos hormônios tireoidianos.

IV. Os medicamentos anti-tireoidianos podem causar, mais raramente, eventos adversos graves. São situações que requerem a interrupção imediata do tratamento a agranulocitose, hepatite aguda, pancreatite aguda e prurido ou urticária.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1003596 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A retinopatia diabética (RD) é uma complicação microvascular crônica do diabetes mellitus e é uma das principais causas de cegueira. Sobre a retinopatia diabética, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1003597 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a deficiência de hormônio de crescimento (DGH), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1021774 | Medicina, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica e pode cursar, no decorrer do tempo, com várias complicações crônicas. Sobre as complicações crônicas do DM, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1003599 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Deficiência de Hormônio de Crescimento (DGH) foi atualizado em 2018 e contém o conceito geral da DGH, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação dos pacientes. Com base nesse protocolo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1003600 | Medicina, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o tratamento dos pacientes com deficiência de hormônio de crescimento (DGH), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.