Questões de Concurso Endoscopia Digestiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q998402 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente relata que, em média 30 minutos após a refeição, apresenta taquicardia, dor abdominal, náuseas, sudorese e por vezes diarreia. Notou que o início dos sintomas começou após a realização de procedimento para tratamento de obesidade.
O procedimento realizado no paciente que pode evoluir esses sintomas no pós-operatório é a(o):

12 Q998403 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente, com 62 anos, apresentava queixa de dor epigástrica e plenitude pós-prandial. Foi submetido a endoscopia digestiva alta, sendo encontrada uma lesão ulcerada medindo cerca de 3 cm tipo Borrmann 2. Ultrassom endoscópico demonstra que a lesão invade a muscular própria e 1 linfonodo perigástrico aumentado próximo à grande curvatura do corpo gástrico.
De acordo com o “American Joint Committe on Cancer”, esse paciente tem o seguinte estadiamento:

13 Q998407 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Ao realizar o tempo de trânsito colônico com cápsula única de 24 marcadores, a radiografia de abdome realizada no terceiro dia mostrou a presença de 4 marcadores no cólon distal.
Das hipóteses diagnósticas abaixo, aquela compatível com o resultado do exame é:

14 Q998409 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 65 anos apresenta ferida de bordos irregulares em quadrante posterior direito do canal anal, cuja biópsia mostrou tratar-se de carcinoma espinocelular pouco diferenciado e infiltrante. O estadiamento inicial mostra T2 N0 M0.
O tratamento indicado nesse caso é:

15 Q998412 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

A doença pilonidal é uma condição comum que pode resultar em dor e sepse com longos períodos de afastamento laborativo e social.
Todas as alternativas abaixo indicam condições indispensáveis à diminuição da morbidade e recorrência no tratamento cirúrgico dessa doença, com EXCEÇÃO de:

16 Q998400 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 43 anos, do sexo masculino, com quadro de diarreia há 2 anos com 3-4 evacuações diárias, consistência das fezes líquida/pastosa, sem muco ou sangue. Nega febre e episódios de diarreia noturna. Refere distensão abdominal e flatulência. Em seu histórico relata cirurgia por úlcera gástrica. Boletim operatório com relato gastrectomia subtotal e reconstrução a Billroth II. Exames laboratoriais com anemia macrocítica e deficiência de vitamina B12.
Dentre as hipóteses diagnósticas para a causa da diarreia, a mais provável é:

17 Q998405 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 20 anos é submetido a apendicectomia por apendicite aguda sem perfuração, abscesso ou peritonite. O uso correto do antibiótico nesse caso deve ser a cobertura para germes gram negativos e anaeróbios iniciados na indução anestésica e mantidos:

18 Q1003528 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) São considerados alguns fatores de risco para a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE): gênero feminino, gravidez, tabagismo e obesidade.

( ) A estenose péptica é uma complicação da DRGE.

( ) São condições que aumentam a ocorrência da DRGE: hipermotilidade esofágica, hipertensão do esfíncter esofagiano inferior (EEI), hérnia de hiato e aumento do clearence esofágico.

( ) O Stretta é um procedimento endoscópico adequado para pacientes com DRGE com 18 anos ou mais, que tem hérnia de hiato maior que 3 cm e pressão do EEI menor que 5 mmHg.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

19 Q998410 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 27 anos, diagnosticada com Síndrome da Polipose Adenomatosa Familiar, mostra-se preocupada com a doença em relação aos seus filhos de 5 e 7 anos de idade.
A recomendação para as crianças nesse caso é a realização de:

20 Q998411 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 57 anos apresenta doença diverticular do cólon sigmoide, complicada com coleção purulenta em FIE de 4 cm. A paciente encontra-se em boas condições clínicas e hemodinâmicas.
A terapia mais indicada para esse caso é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.