Questões de Concurso Endoscopia Digestiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q998414 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 49 anos com diagnóstico de pancolite ulcerativa de difícil controle apresenta febre, taquicardia, leucocitose e anemia. A tomografia de abdome mostra distensão do cólon (> 8 cm) com ausência de pneumoperitônio.
O tratamento cirúrgico indicado nesse caso é:

22 Q998415 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

O músculo esfíncter interno (MEI) é o principal responsável pela continência anal. Em relação ao MEI, é correto afirmar que:

23 Q1005558 | Patologia, Diagnósticos, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 39 anos, do sexo masculino, procurou seu médico com queixa de dor abdominal e diarreia líquida com cerca de 3-4 episódios por dia e iniciada há 6 meses. Relatou perda ponderal de 10 quilos. História de investigação de artrite há 4 anos. Exames laboratoriais com evidência de síndrome disabsortiva com hipoalbuminemia e deficiência de vitamina D. Foi solicitada colonoscopia, que apresentou resultado normal. O endoscopista fez biópsias seriadas. Enquanto aguardava resultado do histopatológico o paciente foi internado e diagnosticado com pericardite.
Dentre as opções abaixo, o melhor exame para fechar o diagnóstico desse paciente é:

24 Q998394 | Medicina, Medicina Intensiva, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 49 anos, diabética, em acompanhamento no ambulatório de hepatologia, apresenta IMC (Índice de Massa Corporal) de 40 kg/m2 e um resultado de exame de elastografia hepática de 15kPa. Chega ao hospital com relato de vômitos tipo borra de café. Ao exame físico, apresenta-se hipocorada 2+/4+, com pressão arterial de 100 por 60mmHg em decúbito dorsal e frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto. Em posição ortostática, tem pressão arterial de 80 por 50 mmHg. Exames laboratoriais mostram uma hemoglobina de 9g/dl, ureia de 95 mg/dl e creatinina de 1,9 mg/dl. Durante atendimento, a paciente apresenta novo episódio de vômitos tipo borra de café e evolui com rebaixamento do nível de consciência, sinais de choque com PA inaudível e pulso periférico não palpável. É encaminhada para unidade de terapia intensiva.
A conduta inicial mais correta dainte do quadro acima é:

25 Q998397 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 33 anos, procura seu médico com queixa de cansaço e anemia. Ao exame físico, paciente apresenta-se hipocorada 2+/4+ e exibe vitiligo em ambos os cotovelos. Exames laboratoriais trazidos pela paciente mostram hematócrito de 30% hemoglobina de 9g/dl e volume corpuscular médio de 110. Dosagem de vitamina B12 em torno de 100pg/dl. Diante dos achados, seu médico solicita exame de endoscopia digestiva alta, que encontra uma pangastrite atrófica acentuada. São realizadas biópsias gástricas e de duodeno. Análise histopatológica mostra atrofia acentuada da mucosa gástrica e as biópsias de duodeno mostram a relação entre cripta e vilosidade normal.
Diante da possibilidade do diagnóstico, os exames laboratoriais a serem solicitados são:

26 Q1005568 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com quadro clínico sugestivo de pancreatite aguda grave necro-hemorrágica apresenta-se na emergência com presença de manchas equimóticas em região de flancos.
Esse sinal, indicativo de hemorragia retroperitoneal, é denominado:

27 Q1005570 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher de 25 anos queixa-se de dor anal lancinante ao evacuar. Refere início dos sintomas há 2 meses, após trabalho de parto natural laborioso. Usou pomadas analgésicas e antiespasmódicas sem sucesso. O esfíncter encontra-se normotônico ao toque retal e a anuscopia evidencia a presença de fissura no canal anal, em linha média anterior, de bordos regulares e com exposição de fibras do músculo esfíncter interno.
O tratamento indicado nesse caso deve ser:

28 Q1005571 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Entendendo-se o mecanismo da continência anal como complexo e multifatorial, o componente mais comumente envolvido na incontinência idiopática é:

29 Q1003530 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o esôfago de Barrett, assinale a alternativa correta.

30 Q1003532 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o Guideline da ESGE de 2022, a ressecção de adenocarcinoma submucoso em esôfago de Barret é considerada curativa desde que a peça preencha alguns critérios de cura. Assinale a alternativa que apresenta um critério de cura.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.